segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O processo de transformação da personalidade

"O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA PERSONALIDADE"
*Autor: Frederico Eckschmidt *(1)

A espiritualidade é um fator muito importante no tratamento da dependência química porque o desenvolvimento de novos valores ajuda o indivíduo a buscar a transformação que ele tanto procura e necessita.

Nesse difícil caminho da recuperação, o cultivo de um novo código de ética universal facilita a aquisição das mais altas qualidades humanas, como a paciência, compaixão, humildade, responsabilidade, etc.

Se, para a maioria das pessoas, já é difícil viver de acordo com esses valores, para os dependentes químicos é uma batalha diária. Devido ao caráter degenerativo da doença, tanto os homens quanto as mulheres tornam-se cada vez mais propensos a mentir, seduzir e manipular, podendo inclusive começar a roubar, prostituir-se ou, até mesmo, matar.

Mas a mudança pode acontecer e possui uma programação que serve para todos que verdadeiramente procuram melhorar sua vida. O primeiro passo é admitir o problema e buscar ajuda através de uma psicoterapia com um psicólogo especializado ou um grupo de ajuda mútua, como os *Alcoólicos Anônimos* ou os *Narcóticos Anônimos*.

*A dificuldade em aceitar a ajuda*

Aí se encontra um grande obstáculo: a maioria dos dependente não aceita ajuda.

Isso faz parte do quadro clínico e, quanto maior a recusa, maior a gravidade de sua doença. Caso, porém, ele aceite um processo terapêutico, seu empenho vai ajudá-lo a adquirir o autoconhecimento necessário para saber o que lhe faz bem e traz felicidade e o que causa sofrimento e aflição.

Em seguida, começa a fase da mudança. O dependente deve procurar extinguir os antigos hábitos negativos que o fazem sofrer e substituí-los por hábitos saudáveis e positivos. Isso se torna possível gradativamente e um dia de cada vez. É uma busca constante para melhorar seus comportamentos, suas atitudes e pensamentos, procurando sempre estar em harmonia com as regras sociais, jurídicas e espirituais.

Depois vem o processo mais longo: disciplinar-se para manter ativa a transformação. Essa é fase de maior desafio, pois é enfrentando os problemas cotidianos e se relacionando verdadeiramente com as pessoas que se treina a serenidade e a personalidade se fortalece.

*O valor da serenidade e da criatividade*

Para ajudar nesse processo, a oração da serenidade (ver quadro abaixo) é uma ferramenta muito importante, pois é seu desenvolvimento que ajuda o dependente a aceitar as coisas que ele não pode modificar. É através dela que se cultiva a tolerância, a paciência e a humildade para entender que as coisas não são sempre do jeito que se quer, mas mesmo assim elas não perdem seu valor.

A serenidade treina a compaixão com outros seres vivos e é um grande antídoto contra a ira. Ter compaixão é colocar-se no lugar do outro e ver além do próprio umbigo. Transcendendo o próprio ego, é possível reduzir as expectativas projetadas no mundo e o indivíduo ganha a paz.

Para manter-se sereno também, o indivíduo deve praticar uma técnica muito poderosa conhecida como *criatividade interior*.

A criatividade exterior é bem conhecida por todos aqueles que transformam ou unificam objetos para conseguir uma nova função. Já a criatividade interior permite transformar nossos sentimentos, crenças ou pontos de vista, sempre buscando uma nova perspectiva. Esse novo ponto de vista permite ao dependente químico simbolizar os obstáculos que surgem no caminho da recuperação como preciosas oportunidades de aprendizado, ao invés de problemas e "chateação".

Por fim, para manter uma atitude de responsabilidade com a vida, o indivíduo deve procurar fazer as coisas certas pelos motivos certos sem se preocupar que isso lhe traga recompensas ou punições. E, se vier o reconhecimento pelo trabalho, que seja a conseqüência de fazê-lo bem feito por gostar do que faz e, não, pela simples satisfação do ego.

Tudo isso porque uma das causas da dependência química é uma imensa fragilidade egóica, um sentimento de baixa auto-estima e culpa por não corresponder às expectativas das pessoas que amam. Esse padrão só é vencido por um trabalho conduzido lentamente, com muita sabedoria, e que deve ser sempre incentivado.

*A Oração da Serenidade*

No tratamento da dependência química faz-se necessário abandonar antigo hábitos e a aceitar as condições para uma vida saudável. Para ajudar nesse processo, uma ferramenta muito útil é a Oração da Serenidade. Ela foi escrita pelo teólogo protestante norte-americano Reinhold Niebuhr (1892-1971) e representa uma síntese dos esforços que devemos desenvolver para vencermos a nós próprios e aprendermos a exercer nossa vontade. Sua primeira parte é mais conhecida nos grupos de ajuda mútua, como o A. A. e o N. A.

*"Concede-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as que eu posso e sabedoria para distinguir uma das outras"*.

Mas ela continua:

"Vivendo um dia de cada vez, desfrutando um momento de cada vez, aceitando as dificuldades como um caminho para alcançar a paz, considerando o mundo pecador como ele é e não como gostaria que ele fosse, confiando em Deus para endireitar todas as coisas para que eu possa ser moderadamente feliz nesta vida e sumamente feliz contigo na eternidade. Amém."

(1) Frederico Eckschmidt - Psicólogo clínico, formado pela UniversidadeMackenzie e especializado em dependência química

Nenhum comentário:

Postar um comentário