domingo, 29 de janeiro de 2012

A.A. On-line

A.A. ON-LINE

Meu nome é Marcelo e sou um alcoólico. Tenho 30 anos e há algumas 24 horas busco minha recuperação em A.A. através de uma sala física e no Grupo AABR pela Internet.
Depois de não ver mais saída para o tipo de vida que o álcool havia me levado e me encontrar completamente confuso e derrotado, finalmente aceitei ajuda e iniciei minha recuperação em uma clínica onde fiquei um ano em sistema de semi¬internação.
Ao receber alta, minha terapeuta me fez um lembrete: "Nunca se esqueça, é uma doença incurável, progressiva e de fins fatais. Sempre vai ter que lidar com ela, você não está curado, portanto procure uma sala de A.A. para dar continuidade à sua recuperação".
No começo não gostei muito da idéia, achei que já estava ótimo, mas resolvi ingressar em A.A.. Sentado na primeira cadeira escutei o depoimento de vários companheiros e não me identifiquei muito, pois falavam em beber pela manhã, delírios e outras coisas que eu ainda não havia passado. Saí do Grupo um pouco mal e não continuei a freqüentá-lo. Mesmo tendo ficado um ano em uma clínica, ainda não tinha aceitação suficiente.
Consegui ficar uns dois anos sóbrio e depois veio a recaída. Fiquei quase um ano bebendo, sempre tentando controlar, evitando beber em curtos períodos de tempo, inventando todo tipo de fórmula para curar as ressacas, mas mesmo assim, a insanidade havia voltado e cheguei novamente ao fundo de poço. Não entendia como aquelas "pessoas" em A.A. conseguiam ficar sóbrias falando na cabeceira de mesa e escutando "aqueles" depoimentos.
Um dia, navegando pela internet, resolvi procurar alguma coisa sobre A.A. e encontrei o Grupo AA-Sobriedade que disponibilizava um "Chat" para trocas de experiências ao vivo e uma lista de e-mails onde todos escreviam sobre sua recuperação. Ingressei e conheci os companheiros on-line que me ajudaram para o retomo a A.A.. Diziam sempre: é muito importante sua presença aqui, mesmo assim, procure também um Grupo físico de A.A., pois você precisa do calor humano que é diferente de nossa tela fria. Após algum tempo resolvi voltar a um Grupo de A.A..
Ao chegar numa reunião da tarde, encontrei-me com amigos que bebiam comigo e já estavam sóbrios em A.A.. Conversamos muito e vi que realmente a vida deles havia mudado e o principal, que estavam felizes.
A atração levou-me novamente ao interesse pelos Grupos de A.A.. Procurei conhecer a Irmandade através da Literatura e me identifiquei muito com o Livro Azul. Conheci as promessas de A.A., as sugestões de como chegar lá e finalmente iniciei minha recuperação.
Sabia que apenas parar de beber era muito pouco, que não chegaria à felicidade se realmente não procurasse recuperar os sintomas que a doença do alcoolismo havia deixado em minha vida, portanto, acatei as sugestões de A.A. e comecei a fazer os passos.
O primeiro foi até fácil, pois como estava vindo de uma recaída, sabia claramente que realmente não tinha controle sobre o álcool e tinha perdido o domínio da minha vida, já o segundo e o terceiro foram um pouco mais complicados, pois minha fé em um Poder Superior estava completamente abalada devido às confusões de minha ativa.
Aceitei que existia um Poder Superior, mas como iria entregar minha vida a Ele? Resolvi fazer uma carta para Deus, dizendo tudo o que pensava Dele. Sem medo, falei das confusões que tinha sobre as religiões e tudo que sempre tive vontade e no final da carta escrevi que a partir daquele momento, minha vida seria entregue a Ele, para que fosse feita a Sua vontade e não mais a minha. Fiquei um dia sozinho, entrei em meditação, li a carta pra Deus e no final a queimei, e para mim, a fumaça simbolizou a aliança que fiz com o Poder Superior.
O Quarto Passo direcionou minha recuperação. Entre as linhas do inventário consegui perceber o que o álcool havia trazido pra minha vida e o que eram meus próprios defeitos, ou seja, consegui separar o alcoolismo de minha vida e primeiramente tratar os sintomas do alcoolismo nos passos seguintes. Depois de me livrar da carga que carregava através do Quinto Passo, aumentar o contato consciente com Deus, trabalhar meus defeitos de caráter trazidos como sintomas de alcoolismo e fazer as reparações necessárias, minha vida foi se transformando; o vazio foi acabando, voltei a estudar, a trabalhar e entrei para o Serviço no Grupo. Freqüentava as reuniões do Grupo físico e todo o dia à noite ia para internet, para o meu grupo virtual, rever meus amigos que me deram muita força para continuar minha recuperação.
Hoje os fantasmas foram embora, o vazio acabou, as compulsões pela bebida sumiram e tudo aconteceu automaticamente, esse é o milagre. Quando olho pra trás e lembro de como tudo era confuso e como o programa de A.A. é simples e me ajudou a ter novamente a natureza exata da vida, só tenho sentimentos de gratidão por essa Irmandade e por todos que ajudaram e me ajudam em minha caminhada, por isso sou responsável.
Não vivo mais no futuro e nem no passado, hoje posso sonhar, antes eu delirava. Mantenho minha sobriedade através do 10°, 11 ° e 12° Passos; faço meu futuro a cada 24 horas, dando o melhor que posso somente hoje, pois A.A. me ensinou que meu amanhã é conseqüência apenas de meu hoje.
Além do Grupo físico que tenho presença quase que diária, faço parte da lista de e-mails do Grupo AABR e do Chat de texto, onde encontro com grandes amigos todas às noites e trocamos experiências.
Participo também do Grupo AABR no Paltalk que é um Chat de voz, onde escuto as experiências dos companheiros ao vivo e temos todos os dias diversas reuniões, como temáticas, reuniões de estudos da Literatura e de depoimentos.
Com todas essas ferramentas que A.A. disponibiliza e minha força de vontade, de 24 em 24 horas, consegui me formar; estou crescendo profissionalmente, me casei com a pessoa que eu amo, e hoje contemplo o que A.A. me deu de melhor: A liberdade para eu ser quem realmente sou! ! !

MacBello/Uberlândia/MG

Vivência n° 97 – Setembro/Outubro 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário