sexta-feira, 2 de março de 2012

Perguntas sobre o Terceiro Passo

" PERGUNTAS SOBRE O TERCEIRO PASSO "

1 - Por que a prática do Terceiro Passo é como abrir uma porta que até então parecia fechada?

2 - O que precisamos para "abrir a porta"? Qual é a "chave da porta"?

3 - Nos dois primeiros passos refletimos: somos impotentes perante o álcool e a fé, nem que seja no A.A. está ao nosso alcance. Estas conclusões requerem apenas aceitação, O quê, além disso, requer o Terceiro Passo?

4 - Nossa Vontade quase sempre impediu a entrada de Deus (Poder Superior em nossas vidas. Em que o Terceiro Passo nos auxilia?)

5 - Por quê a eficiência de todo o Programa de A.A. depende de quão bem e sinceramente tentemos chegar à decisão de entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus na forma em que O concebíamos?

6 - Seu espírito prático faz este passo parecer difícil ou impossível para você?

7 - Como entregar a vontade e a própria vida aos cuidados de Deus que pensamos poder existir?

8 - O egoísmo às vezes fecha a porta aberta pela chave da boa vontade. Concorda? Que fazer para abri-la outra vez?

9 - "Todos os homens e mulheres que ingressam e pretendem permanecer em A.A., sem mesmo se aperceber disso começaram a praticar o Terceiro Passo". Por quê?

10 - Quanto mais nos dispomos a depender de um Poder Superior, mais independentes nos tornamos. Esta afirmação faz sentido para você? Por quê?

11 - Somos realmente independentes em nossa vida cotidiana?

12 - Compreendemos perfeitamente as "coisas" das quais nos tornamos dependentes nos tempos atuais?

13 - Temos certeza de que nossa inteligência, apoiada pela força de vontade, pode muito bem controlar nossa vida interior e garantir nosso êxito no mundo em que vivemos? Será que isto funciona?

14 - Por toda parte se vêem pessoas cheias de ódio e medo, a sociedade se fragmentando em pedaço. Cada fragmento diz ao outro; "Nós estamos certos e vocês estão errados". Será este estado de coisas resultante do fato de que cada indivíduo, cada facção, esteja tentando assim exercer o papel de Deus?

15 - Reconhecemos que a palavra dependência é repugnante para muitos psiquiatras, muitos psicólogos e particularmente para os alcoólicos, pois existem formas prejudiciais de dependência, tais como.....

16- A dependência de um grupo de A.A., ou de um Poder Superior, já produziu algum efeito pernicioso?

17- O que poderá ser feito pela vontade própria e coragem nua a respeito dos problemas que se recusam a ser solucionados, a respeito do ódio, da inveja e dos problemas que teimam em continuar a existir?

18 - Uma sobriedade maior, graças o reconhecimento do alcoolismo e à assistência a algumas reuniões, é certamente uma boa coisa. Porém, fatalmente estará longe de ser uma sobriedade permanente, uma vida feliz e útil. O que poderá nos conduzir ao resultado desejado?

19 - Por que se diz que só é possível praticar os outros Passo do Programa quando Terceiro Passo tenha sido experimentado com determinação?

20 - Todos os Doze Passos requerem um esforço pessoal contínuo para se adaptar aos seus princípios e, assim se espera, à...

21 - Todo o nosso problema resultou do abuso da vontade. Havíamos tentado atacar nossos problemas com ela ao invés de modificá-la para que esteja de acordo com a vontade de Deus para conosco. Já havia pensado nisso?

22 - Cada vez que aparecer um momento de indecisão ou distúrbio emocional, podemos fazer uma pausa, pedir silêncio e dizer simplesmente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário