sexta-feira, 16 de março de 2012

Mais sobre a Terceira Tradição

"MAIS SOBRE A TERCEIRA TRADIÇÃO "

(Artigo escrito por Bill W. para a Grapevine de fev°/1948)

A Terceira Tradição é uma declaração bem genérica; Ela é muito abrangente.

Muita gente pode considerá-la por demais idealista para ser prática. Ela diz a todo alcoólico do mundo que pode tomar-se membro de A.A. e continuar sendo enquanto o disser. Em poucas palavras, Alcoólicos Anônimos não tem regulamentos e nem regras para alguém se tornar membro.

Por que é assim? Nossa resposta é simples e prática. Não queremos levantar a menor barreira entre nós e nossos companheiros alcoólicos que ainda sofrem, nem mesmo para nos proteger. Sabemos que a sociedade vem exigindo que ele se ajuste às suas leis e aos seus costumes. Porém a essência de sua enfermidade é o fato de que não tem podido, ou não tem querido, ajustar-se nem às leis humanas nem às leis divinas. De fato, o alcoólico na ativa é um inconformista rebelde. Quão bem o sabemos! Cada um de nós foi, em certo tempo, um rebelde, Por isto, temos que compreendê-lo. Precisamos entrar na caverna obscura onde ele se encontra e demonstrar-lhe que o entendemos, Compreendemos que ele está demasiadamente debilitado e confuso para ultrapassar obstáculos. Se os colocarmos em seu caminho, é possível que não se acerque de nós e pereça. Pode ver-se privado de sua oportunidade.

Assim é que, quando nos pergunta, "Há imposição de condições?", respondemo-lhe, com prazer, "Não, nenhuma".Quando nos replica, com ceticismo, "Mas tem que haver coisas que terei que fazer ou crer" expomos, "Em Alcoólicos Anônimos não se ouve dizer" Você tem que."Talvez, com tom cínico, nos pergunte":
"Quanto me vai custar tudo isto?" Podemos dar um sorriso e dizer, "Nada. Em A.A. não há quotas nem contribuições (obrigatórias)." Desta forma, em escassa uma hora, nosso amigo se vê despojado de seu receio e de sua rebeldia. Seus olhos começam a se abrir para um novo mundo de amizade e compreensão. Mesmo que seja um idealista na bancarrota, seu ideal já não é uma quimera. Após anos de solitária busca, se lhe desponta a luz do dia. De pronto lhe salta aos olhos a realidade de Alcoólicos Anônimos. Porque Alcoólicos Anônimos lhe está dizendo: "Temos algo para oferecer de inestimável valor, basta que você esteja disposto a recebê-lo. Nada mais".Para nosso novo amigo, isto é tudo e sem mais rodeios, converte-se num dos nossos.

Entretanto, nesta Tradição há uma restrição da maior importância. Tal restrição tem a ver com o nosso nome - Alcoólicos Anônimos. Entendemos que quando dois ou três alcoólicos se reúnem no interesse da sobriedade, podem chamar-se um grupo de A.A., contento que, como grupo, não tenham outra afiliação. Nossa intenção é clara e inequívoca. Por motivos óbvios, queremos que só se use o nome de Alcoólicos Anônimos em conexão com atividades direta e exclusivamente relacionadas com o A.A. Não podemos imaginar nenhum membro de A.A. estabelecendo, por exemplo, Grupos de A.A. "antiproibicionistas", ou "republicanos", ou "comunistas". Poucos de nós gostariam que se desse nome aos nossos grupos segundo denominações religiosas Não podemos emprestar, sequer indiretamente, o nome de A.A. a outras atividades, por mais nobres que sejam. Se o fizermos, nos veremos desesperadamente comprometidos e divididos. Cremos que Alcoólicos Anônimos deve oferecer a sua experiência ao mundo inteiro para que a utilizem como possam ou como queiram. Porém, nunca o seu nome. Disto, não temos a menor dúvida.

Portanto, sejamos sempre inclusivos, nunca exclusivos. Ofereçamos ao mundo inteiro tudo o que temos, exceto o nosso nome. Que desapareçam, assim, todas as barreiras e que, deste modo, conservemos nossa unidade. Que Deus nos conceda vida longa - e útil.

Tradução: Edson H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário