terça-feira, 27 de março de 2012

Responsabilidade no apadrinhamento

Responsabilidade no apadrinhamento

O apadrinhamento é uma necessidade, não uma obrigatoriedade.

O que é apadrinhamento? Apadrinhamento é um processo que faz parte da evolução humana, onde alguém se dedica a outro com o objetivo de legar-lhes recursos espiritiais, morais, intelectuais, contribuindo dessa forma para o crescimento interior do indivíduo e disseminando assim desarmonia e progresso social. Na história humana sempre vamos encontrar dois indivíduos: o discípulo e o mestre. Entretanto, poucos evidenciam com tais títulos a maioria permanece anônima, onde sempre alguém aprende algo com alguém. Isso acontece nos grupos familiares, profissionais, sociais, religiosos etc. Alcoólicos Anônimos como irmandade não poderia jamais prescindir desse processo evolutivo - o apadrinhamento -, porquanto nele está calcada a base da recuperação.

Assim sendo, caminhemos com o raciocínio de A.A. tocando apenas alguns pontos dos princípios que a nossa irmandade abraça, para vermos o poder e a maravilha que a dedicação e a devoção, essas formas de amor propriamente dito, podem criar.

Primeira Tradição: ademais, ele descobre não poder reter essa dádiva sem preço se por sua vez não entregá-la aos outros. Essa descoberta nos faz compreender o tamanho da nossa responsabilidade em favor da nossa própria sobrevivência; criando oportunidades para que outros se recuperem, por isso em A.A. sempre vai haver alguém necessitando de ajuda e outros proporcionando essa ajuda, ou seja, sempre haverá afilhados e padrinhos. Todavia é muito lento o processo para alcançarmos essa consciência de nos dispormos a ser afilhados e nos dedicarmos a apadrinhar.

Nos momentos de dificuldade, quando nos sentímos engolidos por problemas que parecem querer nos destruir, recorremos inevitavelmente a alguém mais experiente, e somos orientados dentro dos princípios e da experiência de A.A., encontrando o caminho a seguir e o restabelecimento da paz em nosso mundo interior. Por esse processo, aumenta a nossa confiança no programa e no nosso amor por aqueles que nos ajudam.
Quando, por outro lado, alguém nos procura em busca de soluções diante de problemas cruciais e, pela graça de Deus, temos a experiência que a situação requer proporcionando a esse alguém a paz, o conforto, a harmonia e principalmente uma direção, sentímos crescer dentro de nós uma fé, uma alegria que palavras não descrevem. Diante do exposto, de forma elementar, podemos perceber que o trabalho constante com e para o outro é base indispensável para a recuperação e o crescimento espiritual de todos nós. Podemos dizer que estamos trabalhando para outros, quando de qualquer forma a nossa ação implique na recuperação de alguém. E assim compreendemos de uma vez por todas, que a vida de todos nós depende de um apadrinhamento consciente propriamente dito, que só funciona quando ele é responsabilidade e só existe responsabilidade onde houver humildade. Por isso, vejamos aqui dentro do programa alguns aspectos em que se evidenciam o apadrinhamento:

Segundo Passo - "O padrinho continua, tome por exemplo o meu caso"...

Terceiro Passo -"chegou a hora de depender de alguém ou de alguma coisa..." É claro que o seu padrinho explicará que a vida do nosso amigo está ingovernável.

Quarto Passo - "a essa altura do andamento do inventário, somos socorridos por nossos padrinhos".

Livro Azul - Capítulo 1 - "O amigo de aulas me visitava e contei-lhe..."

Nesses textos e muitos outros vamos encontrar a figura decisiva do padrinho consciente do que está fazendo, se doando de alguma forma para que seu irmão menos experiente alcance o que ele já possui. Por isso, apadrinhar em A.A. consiste em guiar o ser humano para dentro do programa de recuperação, unidade e serviço, sugerido por Alcoólicos Anônimos. E para essa realização ter resultados positivos, requer um certo grau de experiência com os Doze Passos, Doze Tradições, Doze Conceitos, Manual de Serviços, CTO, Livro Azul etc., bem como
paciência, tolerância, confiança em sí, no outro e em Deus, como também honestidade, responsabilidade, compreensão e acima de tudo humildade - em outras palavras, amor.

Dar de graça o que recebeu de graça no apadrinhamento é ver nascer o verdadeiro sentimento de gratidão e reconhecer também a necessidade da responsabilidade em se doar a A.A. como um todo. No Serviço, estar na ação propriamente dita, também existem muitos afilhados e padrinhos, mas são comuns as dificuldades, pois são poucos os que querem ser afilhados, e os que são padrinhos, apadrinhar sob o manto sagrado das Tradições.

Vamos no caminho do apadrinhamento descobrir uma nova qualidade de vida, ouvindo e falando na linguagem do coração, tornando-nos instrumentos de Deus.

"Nunca precisamos tanto como agora do 'caminho certo' e a descoberta deste caminho é obra pessoal de cada um; mas exigirá o alicerce do amor e da sabedoria".

"Quanto mais unidos e integrados estivermos e mais eficientes forem os resultados do apadrinhamento, melhores condições teremos de atingir o nosso verdadeiro objetivo, um novo ser humano".

(P. Falcão/AM)

(Vivência nº77 maio/junho 2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário