quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Primeiro as primeiras coisas


PRIMEIRO AS PRIMEIRAS COISAS

Um professor começou a aula para a sua classe de filosofia com uma série de objetos à sua frente. Sem dizer uma palavra, pegou um enorme balde de maionese vazio e passou a enchê-lo com bolas de tênis. Quando terminou, perguntou aos alunos se o balde estava cheio. Eles concordaram que estava e o professou pegou, então, uma caixa contendo cascalho e derramou seu conteúdo dentro do balde. Chacoalhou levemente o balde e o cascalho se espalhou pelos espaços livres entre as bolas de tênis. Ele perguntou novamente aos alunos se o balde estava cheio. Eles responderam que sim e, então, o professou pegou uma caixa cheia de areia e a derramou dentro do balde. Naturalmente, a areia preencheu todo o espaço restante. Ele perguntou mais uma vez se o balde estava cheio. Os alunos responderam com um outro sim, unânime.

O professor pegou, então, duas xícaras de café que estavam sob a mesa e derramou todo o conteúdo no balde, preenchendo efetivamente os espaços restantes entre os grãos de areia. Os estudantes riram. Agora, disse o professor, enquanto rolavam as risadas, quero que vocês imaginem que este balde representa a sua vida. As bolas de tênis são as coisas importantes – seu Deus; sua família; seus filhos; sua saúde física, mental e espiritual; seus amigos e suas paixões favoritas – coisas que preencheriam a sua vida, mesmo que todo o resto se perdesse. O cascalho representa as outras coisas que têm valor como: o seu trabalho, sua casa, seu carro. A areia é todo o resto, as coisas pequenas. Se você coloca a areia no balde primeiro, continuou, não haverá espaço para o cascalho ou para as bolas de tênis. A mesma coisa acontece com a vida. Se você gasta todo seu tempo e sua energia com coisas pequenas, nunca haverá espaço para as coisas que são importantes para você. De atenção às coisas que são críticas para a sua felicidade. Brinque com seus filhos, deixe tempo para cuidar da saúde física, mental e espiritual. Leve a sua parceira ou parceiro para jantar. Jogue mais uma partida da sua pelada. Sempre haverá tempo para arrumar a casa e consertar as coisas quebradas. Cuide primeiro das bolas de tênis, das coisas que realmente importam. Defina suas prioridades. O resto é só areia.

Então, uma das alunas levantou a mão e perguntou o que o café representava. O professor, sorrindo, disse: fico feliz que você tenha perguntado. O café só significa que, não importa quão cheia a sua vida possa parecer, sempre haverá tempo para um cafezinho com os amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário