sábado, 19 de novembro de 2011

Mensagem para os Alcoólicos Anônimos - Dom Helder Camara


MENSAGEM PARA OS ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

Estudiosos dos fenômenos compartimentos, especialmente daqueles que ocorrem em escala coletiva, têm apontado o individualismo, com a conseqüente diminuição da solidariedade como sendo uma característica marcante do tempo. E como sendo ainda, senão a causa, pelo menos um agravante dos muitos problemas com que e depara, hoje, a humanidade.

O homem fechando-se para o próprio homem...

Diante deste quadro, é reconfortante constatar que existe pessoas fazendo da solidariedade ativa a base de sua relação com o semelhante e fazendo-o anonimamente, tornando sem estardalhaços, com total isenção de outra finalidade que não seja a de prestar um testemunho de confiança e amor à humanidade.

Este é o caso dos Alcoólicos Anônimos, cujo trabalho deve constituir não apenas uma experiência merecedora de reconhecimento e aplausos, mas um exemplo a ser reproduzido nas mais diferentes áreas e campos da atividade humana.

O fundamental no AA. é visualizar a pessoa humana como um todo variado e complexo, daí procurando trabalhar suas potencialidades infinitas, recusando deter seu olhar em aspectos isolados, um sinal, um rótulo apenas.

Pudesse o espírito que move os Alcoólicos Anônimos ser internalizado por outros grupos de pessoas, em escala planetária, segura mente não teríamos a guerra, a fome, a miséria.

Dom Helder Camara

Arcebispo Emérito de Olinda Recife

Revista Vivência nº 25 Jul/Ago/Set 1993

Um comentário: