sábado, 12 de novembro de 2011

O Que é "Custódio"?

O Que é "Custódio"?

Sem dúvida, o leitor já sabe o que é a Junta de Custódios. As nunca é demais relembrar aqui o que é essa Junta, quem são os seus membros e o que fazem eles.

Junta é sinônimo de Conselho. Assim, a Junta de Custódio é o Conselho administrativo de A.A. Nacional do Brasil. Geralmente, as Fundações e Associações Pias (Santas Casas de Misericórdia, Entidades Religiosas, etc...) têm seus Conselhos de Curadores, encarregados de administrar essas instituições. Assim, o nome mais apropriado seria Curadores. Todavia, como nos demais países latinos, o uso já consagra a denominação de Custódios para os membros das Juntas Administrativas de A.A. Os nossos estatutos adotaram essa mesma denominação.

Curador ou Custódio, é o mesmo que defensor,protetor, responsável, aquele que exerce a curatela, aquele que age em nome do curatelado, do protegido.

Desta forma, os Custódios são responsáveis pelos bens de A.A. Eles têm o dever de defender a literatura de A.A.,o seu conteúdo; os estoques de literatura, os móveis, máquinas e utensílios dos Órgãos Nacionais. São os responsáveis pela defesa das Tradições e em conseqüência, do nome e da responsabilidade de A.A. como um todo.

No exercício de suas atribuições, a Junta de Custódio se reúne quatro vezes ao ano, para exercer a sua ação fiscalizadora e para discutir e aprovar os planos administrativos dos Órgãos Nacionais. É ela também, quem escolhe os administradores do CLAAB, da Revista e os Coordenadores dos Comitês Nacionais. Escolhe-os e os substitui quando necessário.

Individualmente, cada Custódio também tem suas atribuições. Dos três Custódios classe “A” (não alcoólicos), um é o Presidente, outro o Vice-Presidente e o terceiro o Tesoureiro Geral. Ao Presidente e Vice-Presidente, cabe individualmente a divulgação da Irmandade a nível público, já que a eles não se impõem as restrições do anonimato. Ao Tesoureiro-Geral compete a guarda e zelo dos valores a cargo do Escritório de serviços Gerais.

Dos seis custódios classe “B” (alcoólicos), cinco são representantes das cinco regiões do país, competindo-lhes a supervisão da divulgação nas áreas que as compõem e a defesa das Tradições, dentro de suas respectivas jurisdições. O sexto Custódio classe “B” é o secretário Geral da Junta e, em conseqüência, o Diretor-Geral do ESG. É ele quem pessoalmente, com a colaboração do Tesoureiro Geral (Custodio classe “A”), administra o ESG e quem liga a Junta com a Irmandade.

VIVÊNCIA N°. 25 JUL/AGO /SET /93.

7 comentários:

  1. Meu nome é Alexandre, sou um alcoólatra recuperado, como mesmo cita a literatura de AA, o livro chamado de "livro azul", tenho um ano dentro da irmandade, mas não desejo mais fazer parte dela como membro, e sim, como custódio classe B, como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor estudar a literatura um pouco mais, de inicio, tem RSG, RCTO, MCD, MCA, DELEGADO, etc....

      Excluir
    2. Alexandre, existem algumas coisas que, são exigidas em AA.
      Para ser Custódio é Nessessario 10 anos de Sobriedade Absoluta! E experiência comprovada da Literaturas, dos órgãos de Serviços
      Mesmo assim você terá que Disputar eleições Para se Aprovado pelos Grupos...

      Excluir
  2. Meu nome é Milton estou morando em Campinas a um ano e dois meses. Parei de beber a vinte anos e por motivo de viagem constante quase não participei do AA. Apesar de os livros de bill e bob ter me ajudado muito a superar a depressão e me devolvido a sanidade. Pois bem, resolvendo ser Campinas minha cidade definitiva procurei o grupo Lumen do AA para me socializar, mas qual nao foi meu espanto quando percebi que me hostilizavam. Resolvi, então, me afastar e me surpreendi quando percebi que continuavam a me atacar, agora usando membros no NA ou de outros grupos anônimos wue não o AA. Começaram a mandar clientes ( sou técnico em informática) numa tentativa ignóbil de me fazer passar por incompetente. Coisa que felizmente não se concretizou. Estão me perseguindo, me vigiando e atrapalhando os meus negócios e me fazendo passar necessidade. A liderança se consiste em 4 ou cinco pessoas do grupo Lumen. Os nomes sao. Jurandir (jura), João, Tarciso e outros, mas o mandante dessa ignomia é um gordo que me foge o nome no momento que se diz estudante de psicologia que na minha ignorância julgo ser um psicopata. Estou escrevendo essa porque percebi que a comunidade onde estou vivendo estao do meu lado e escandalizada com o ocorrido e aproveitarei para entrar com um processo criminal contra os mesmos e por consequência contra o AA, o que me deixa muito triste. Na esperança que vcs possam me ajudar e não permita que o nome do AA seja atingido nessa sujeira escrevo essa. Meu telefone (19) 993330363. Caso queiram posso mandar o telefone de testemunhas idôneas. Ciente de sua ajuda agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
  3. Uma irmanda que suas palavras curam

    ResponderExcluir
  4. Sou de Natal r.n área 13 27 anos .sobrio.feliz e util

    ResponderExcluir
  5. Quero dar os parabéns ao Grupo Carmo Sion, participei de algumas reuniões lá, e como sempre foram muito boas. Amauri Eustaquio.

    ResponderExcluir