sábado, 12 de novembro de 2011

O Que é "Custódio"?

O Que é "Custódio"?

Sem dúvida, o leitor já sabe o que é a Junta de Custódios. As nunca é demais relembrar aqui o que é essa Junta, quem são os seus membros e o que fazem eles.

Junta é sinônimo de Conselho. Assim, a Junta de Custódio é o Conselho administrativo de A.A. Nacional do Brasil. Geralmente, as Fundações e Associações Pias (Santas Casas de Misericórdia, Entidades Religiosas, etc...) têm seus Conselhos de Curadores, encarregados de administrar essas instituições. Assim, o nome mais apropriado seria Curadores. Todavia, como nos demais países latinos, o uso já consagra a denominação de Custódios para os membros das Juntas Administrativas de A.A. Os nossos estatutos adotaram essa mesma denominação.

Curador ou Custódio, é o mesmo que defensor,protetor, responsável, aquele que exerce a curatela, aquele que age em nome do curatelado, do protegido.

Desta forma, os Custódios são responsáveis pelos bens de A.A. Eles têm o dever de defender a literatura de A.A.,o seu conteúdo; os estoques de literatura, os móveis, máquinas e utensílios dos Órgãos Nacionais. São os responsáveis pela defesa das Tradições e em conseqüência, do nome e da responsabilidade de A.A. como um todo.

No exercício de suas atribuições, a Junta de Custódio se reúne quatro vezes ao ano, para exercer a sua ação fiscalizadora e para discutir e aprovar os planos administrativos dos Órgãos Nacionais. É ela também, quem escolhe os administradores do CLAAB, da Revista e os Coordenadores dos Comitês Nacionais. Escolhe-os e os substitui quando necessário.

Individualmente, cada Custódio também tem suas atribuições. Dos três Custódios classe “A” (não alcoólicos), um é o Presidente, outro o Vice-Presidente e o terceiro o Tesoureiro Geral. Ao Presidente e Vice-Presidente, cabe individualmente a divulgação da Irmandade a nível público, já que a eles não se impõem as restrições do anonimato. Ao Tesoureiro-Geral compete a guarda e zelo dos valores a cargo do Escritório de serviços Gerais.

Dos seis custódios classe “B” (alcoólicos), cinco são representantes das cinco regiões do país, competindo-lhes a supervisão da divulgação nas áreas que as compõem e a defesa das Tradições, dentro de suas respectivas jurisdições. O sexto Custódio classe “B” é o secretário Geral da Junta e, em conseqüência, o Diretor-Geral do ESG. É ele quem pessoalmente, com a colaboração do Tesoureiro Geral (Custodio classe “A”), administra o ESG e quem liga a Junta com a Irmandade.

VIVÊNCIA N°. 25 JUL/AGO /SET /93.

Nenhum comentário:

Postar um comentário