segunda-feira, 21 de novembro de 2011

AMANHÃ - PALESTRA IMPERDÍVEL: "O RESGATE DA PRÓPRIA VIDA"

AMANHÃ - PALESTRA IMPERDÍVEL: "O RESGATE DA PRÓPRIA VIDA"
Por Marília Teixeira Martins
parceira da irmandade Alcoólicos Anônimos de Minas Gerais

Não existe mudança se não existe aceitação. Este princípio me acompanha e me norteia desde que atendi meu primeiro cliente. Aceitar a nós mesmos e nossas dificuldades são o grande desafio do ser humano para conquistar o equilíbrio físico, emocional e espiritual. A aceitação de nossos reais limites, de nossas perdas e derrotas, de nossos sentimentos, agradáveis ou não, são prenúncios do nosso processo de mudança, que nos acompanha a vida toda.
No entanto, para as pessoas que sofrem de algum mal específico, tais como a depressão, a obesidade, a diabetes, a síndrome do pânico, o transtorno bipolar, os que enfrentam a própria morte e os dependentes químicos, existe um desafio maior, ou seja, o de aceitarem suas próprias doenças, para que assim ocorram efetivas e saudáveis mudanças.
Para compreender este processo, precisamos nos reportar ao ano 1969, quando a Psiquiatra Elisabeth Kübler Ross, quebra o tabu sobre os assuntos que cercam a morte, indicando um método inovador para que profissionais, familiares e pacientes em estado terminal possam compreender, elaborar e aceitar o luto e o processo da morte, de uma forma mais digna, mais leve e serena.
Mas, qual a relação da morte propriamente dita com os temas dependência química e codependência? Embora, aparentemente, este artigo não traga associação direta com os dois temas, guarda, entretanto, a partir de Terence Williams (conselheiro em dependência química no centro de tratamento Hazelden, da Universidade de Minnesota), uma relação bem próxima e objetiva entre esses dois “universos”.
A morte, neste caso, nada tem a ver com o sentido literal da palavra. Enquanto para os pacientes terminais a morte representa o fim de suas vidas e de todos os seus relacionamentos, para o dependente químico, significa o fim de seu relacionamento com a bebida e/ou drogas, e para as pessoas emocionalmente envolvidas com o mesmo – os codependentes – o fim de uma dinâmica familiar caótica e dos relacionamentos doentios.
Partindo de um processo de negação, percorrem um longo e difícil caminho que passa pela raiva, negociação e depressão até chegarem ao último estágio: a aceitação. Diante disto, cabe a nós profissionais traduzir com cautela as defesas por eles utilizadas, oferecendo-lhes suficiente segurança para que possam enxergar com serenidade o que realmente está acontecendo em seu interior e no sistema familiar, encorajando-os, acima de tudo, às mudanças necessárias e mais saudáveis.
É fundamental a busca de apoio e incentivo dos grupos de mútua-ajuda (Terapia do Espelho), essenciais e imprescindíveis tanto na recuperação dos dependentes químicos, como para os codependentes, funcionando como um espelho para que cada pessoa que deles participa, desenvolva a autoestima e a esperança, muitas vezes perdidas.
O dependente químico descobre que pode viver sem a bebida e/ou as drogas e assim renasce. Por outro lado, os codependentes descobrem que podem sentir-se confortáveis. Assim, o sistema familiar muda, os papéis mudam, as pessoas mudam, o dependente químico muda. De família disfuncional, essa passa a ser funcional, madura e saudável. As pessoas envolvidas encerram o processo de luto e finalmente aceitam a morte de seus relacionamentos dependentes e doentios, conquistando serenidade e a determinação em construir uma nova vida.
Os cinco estágios negação, raiva, negociação, depressão e aceitação fazem parte do caminho que os dependentes químicos e codependentes percorrem até encontrarem serenidade, sobriedade e o resgate de suas próprias vidas. O tema será abordado no dia 22 de novembro, às 20h, durante palestra gratuita no Grupo Rosa Mística de Alcoólicos Anônimos, à rua Alpes, 532, Nova Suíssa. Mais informações pelo telefone da central de Alcoólicos Anônimos de Minas Gerais: (31) 3224-7744 .

PALESTRA: "O RESGATE DA PRÓPRIA VIDA"
Por Marília Teixeira Martins
22/11/2011 as 20 Hrs
Local: Grupo Rosa Mística de Alcoólicos Anônimos (Rua Alpes, 532, Nova Suíssa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário