quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Vivendo a Vivência

VIVENDO A VIVÊNCIA (os primórdios da publicação brasileira)

A Conferência recomendou, e nós adoramos a idéia, que cada Grupo tenha o seu Representante da Vivência que ficará conhecido de vocês como o RV, a exemplo do que acontece com a revista "Grapevine" do A.A. dos Estados Unidos. Por este motivo estamos perguntando quem vai ser o RV desse Grupo. A coisa é simples: O RV que pode ser um companheiro ou companheira é escolhido pelo Grupo. Não há pré-requisito de tempo de sobriedade e pode ser até mesmo o RI ou RSG. O importante é que o RV viva a Vivência e venda a idéia da Vivência. O RV é o vendedor da revista no seu Grupo e fora dele, cuidando de fazer assinaturas; de receber e encaminhar colaborações e eventuais reclamações de não recebimento de exemplares por parte dos assinantes. Tratar, enfim, de todo e qualquer assunto do interesse do leitor junto à revista, e desta

junto ao leitor.

Sugerir formas e maneiras de melhorar procedimentos. Por exemplo: a idéia de fechar o exemplar remetido ao assinante não foi nossa, mas de um leitor assinante. Idéias como esta podem melhorar os nossos serviços. Cuidar para que os membros do Grupo tenham sempre disponíveis os cupons para assinaturas. Como para a revista é difícil suprir todos os grupos com este material, o RV deve ser criativo: xerocar ou datilografar cupons. Não sendo isto possível, mandar os pedidos em letra de forma, indicando se a assinatura é nova ou renovação. Neste folheto há um cupom-resposta para que vocês indiquem o RV escolhido. Sugerimos que ele não seja trocado num espaço de tempo muito curto. Ele vai ser cadastrado em computador, e enquanto mais tempo permanecer neste cadastro melhor...

Agora que o RV foi escolhido, vamos dar a eles algumas informações que podem ajudá-lo no seu desempenho:

1. A finalidade da revista - A revista Vivência é um órgão de divulgação de A.A. não apenas entre seus membros, mas entre a sociedade de um modo geral. Atualmente cerca de 1/5 dos seus assinantes é de pessoas não-alcoólicas, predominando aquelas consideradas por nó como pertencentes à comunidade profissional. São médicos, psicólogos, assistentes sociais, administradores, técnicos na área de recursos humanos e até mesmo simples admiradores da nossa Irmandade.

2. Administração da Revista - Dentro de nossa estrutura de serviços gerais a revista é ÓRGÃO DA JUNAAB que para efeitos legais, é a sua proprietária. Atualmente ela é dirigida por quatro diretores, sendo um Diretor-Geral, um Secretário, um Tesoureiro e um Redator responsável escolhidos pela Junta de Custódios na qualidade de representantes da proprietária. Administrativamente a revista se subordina a um Regulamento Administrativo que faz parte dos estatutos da JUNAAB e nele constam as

atribuições e a competência de cada diretor. (Em 1989)

3. Distribuição - A revista é distribuída por meio de assinaturas e de venda exemplares avulsos através das Centrais e Intergrupais de A.A. Todos os seus assinantes estão cadastrados eletronicamente, serviço este contratado com uma firma especializada. Assim, também, serão cadastrados os RVs.

4. Dados Técnicos - A revista Vivência tem sua medida estabelecida no formato de 21x15 cms. Miolo com 40 páginas impressas a uma cor e quatro capas impressas em duas cores. O papel utilizado é o off-set 75 grs. Para o miolo, e 170 grs. Para a capa que é plastificada. Para remessa aos assinantes a revista tem sobrecapa em papel Kraft, o que evita ser envelopada, caso em que o porte postal custaria o dobro.

5. Periodicidade - A revista é trimestral com edições saindo nos meses de março, junho, setembro e dezembro de cada ano. Sendo trimestral, a assinatura anual da revista cobre quatro exemplares e começa com envio do exemplar do número em circulação no período. Para quem desejar fazer coleção podem ser fornecidos números atrasados, assim considerados aqueles anteriores ao número em circulação. Preste atenção: Quando a revista era feita em Brasília e remetida a São Paulo para distribuição a empresa transportadora extraviou 300 exemplares do número 2 que, por este motivo, está, infelizmente, esgotado.

6. Revistas de A.A. em outros países - A nossa revista procura ter o mesmo padrão editorial de suas congêneres conhecidas e que são: "Grapevine" no Estados Unidos, "Plenitud" do México, "El Mensage" da Colômbia, "Compartimiento" da Guatemala, "La Respuesta" de Honduras, "Hálmstrád" da Islândia, "Regmaker" da África do Sul, "Roundabout" da Escócia, "Irgendwo AA" da Suíça (para a comunidade de língua alemã), "Insieme in AA" da Itália, e a "Ratkaisu" da Finlândia."Akron-1935" da Espanha.Entre elas a Vivência é uma das melhores no seu aspecto gráfico, graças a sua diagramação e uniformidade da paginação.

Agora é Entrar em Ação! ...

Como é aconselhado em A.A. que primeiro as primeiras coisas, você, como o RV do Grupo, deve ser - se ainda não é - o primeiro a assinar a Vivência. Isto vai lhe permitir um total de conhecimento de cada edição. Por dentro e por fora. Além disso, você terá sempre informações atualizadas através da página "Vivendo a Vivência", que sairá em cada edição. Muitas dessas informações dizem respeito diretamente ao seu desempenho como RV.

Feita a sua assinatura, você deve partir para a assinatura do Grupo. Qualquer grupo de A.A. grande, pequeno ou esquisito, tem condições de fazer uma assinatura, nem que para isso seja preciso corre uma, duas ou três sacolas. Converso isto com o Coordenador e com os seus companheiros. Temos certeza que eles vão concordar. Lembre-se, também, de que qualquer pessoa pode ser assinante da Vivência. Quanto mais, melhor...

Falando nisso, mais uma informação para você: quanto maior a quantidade de exemplares de uma edição, menor será o custo unitário do exemplar. Por que isto? Porque a despesa com diagramação, composição, paginação e impressão é a mesma, tanto para produzir um exemplar como produzir 1.000, 10.000 ou 20.000 quando o custo será aumentado apenas em função da quantidade de papel, máquina-operária e da tinta gastos em cada caso.

Estamos esperando por você.

Edição n° 11 - pág. 38

Nenhum comentário:

Postar um comentário