terça-feira, 9 de agosto de 2011

Questão sobre A.A. e outras drogas. (extraído do JUNAAB informa)

Questão sobre A.A. e outras drogas. (extraído do JUNAAB informa)

O que são Drogas PSICOATIVAS ?
São as drogas que agem sobre a mente. Substâncias alteradoras do humor. Pílulas estimulantes que combatem a ressaca, sedativos que acalmam as tremedeiras ou disfarçam as depressões, bromuretos , xaropes e pílulas que ajudam a dormir, estimulam, reduzem as inibições ou fazem flutuar numa estranha nuvem de alegria extasiante.
O que significa Propensão à Dependência ?Mesmo que, em termos farmacológicos, certa droga não provoque dependência, verificamos que podemos habituar-nos facilmente a ela e ficamos dependentes .É como se a propensão à dependência fosse um estado latente em nós e não uma propriedade da própria droga. Alguns de nós acreditamos haver nos tornado pessoas dependentes, e a experiência reforça bastante este conceito. Por isso fazemos todo o possível de evitar a maconha, cocaína, picadas, alucinógenos, tranquilizantes, estimulantes e até as pílulas e os remédios comuns com ação sobre o sistema nervoso central.
Alcoólicos Anônimos é contra as DROGAS?
Em geral, A.A. não assume uma posição legal ou moral contrária ou favorável a qualquer substância alteradora do humor. Cada membro tem o direito de ter sua opinião sobre o assunto e adotar as providências que achar melhor .

Uma pessoa que não é alcoólica, mas adicta a outras drogas, pode se tornar membro de A.A.?
Não. De acordo com a nossa Terceira Tradição, "para ser membro de A.A. o único requisito é o desejo de parar de beber", e com a Quinta Tradição, "Cada Grupo é animado de um único propósito primordial - o de transmitir sua mensagem ao alcoólico que ainda sofre."
De acordo com as Tradições e pela longa experiência, os membros de A.A. perceberam que podem ser de pouca ajuda para usuários de outras drogas, pois não existe o mais Importante: a identificação.
A.A. não tem condições de transformar pessoas não-alcoólicas em alcoólicas. Fugindo de nossas Tradições, estaríamos em colapso e não ajudaríamos mais ninguém.

Uma pessoa que não é alcoólica, mas adicta a outras drogas, pode assistir uma reunião ABERTA de A.A.?
QUALQUER pessoa da Comunidade, com ou sem problemas, pode assistir às Reuniões abertas. Os membros de A.A. mais experientes vão encaminhar a pessoa com problemas para o lugar mais adequado para obtenção de ajuda: Narcóticos Anônimos, Neuróticos Anônimos, Grupos Familiares Al-Anon, Naranon, ou a um tratamento especializado.

Um usuário de drogas ou pílulas, que também tem uma história de alcoólismo genuíno, pode se tornar membro de A.A.?
Atualmente é muito difícil encontrar alcoólicos puros, e a maioria dos membros já usou ou experimentou outras drogas. Portanto, se a pessoa tem uma história de alcoolismo, junto com outros problemas, ela pode ser membro de A.A., desde que tenha o desejo de parar de beber, que é o único requisito para ser membro. (Terceira Tradição).

Membros de A.A. que tenham problemas com outras drogas podem formar "Grupos de Propósitos Especiais", para se "ajudarem e ajudar outros" com o mesmo problema?
SIM. Desde seu início A.A. tem criado Grupos de Propósitos Especiais, a começar pela JUNAAB, que é um Grupo formado por Alcoólicos e não Alcoólicos para se devotar a uma tarefa especial. Existem Grupos especiais para mulheres, para homens, para homossexuais, para jovens, para médicos, para advogados, para fazer retiros, enfim para qualquer finalidade que a Consciência Coletiva achar necessária. São formados pelas pessoas e tem prestado um trabalho muito importante e valioso.

Estes "Grupos de Propósitos Especiais" podem incluir adictos a outras Drogas?
Sim, desde que não os levem a achar que são membros de A.A. apenas porque participam destas reuniões.

Estes "Grupos de Propósitos Especiais" podem dizer que são Grupos de A.A.?
Não. Sempre que exista um "Duplo Propósito" não se pode dizer que são Grupos de A.A, nem usar o nome de A.A. em seu título. O propósito primordial de um Grupo de A.A. é "transmitir sua mensagem ao alcoólico que ainda sofre." (Quinta Tradição).

Existe alguma objeção a que Membros de A.A. que são cruzados participem de outras Irmandades, como Narcóticos Anônimos, Neuróticos Anônimos, Al-anon, Naranon, Amor Exigente , etc.?
Não existe nenhuma objeção, desde que sejam respeitadas as nossas Tradições de Anonimato (11ª e 12ª Tradições), e de Cooperação sem Afiliação. (6ª Tradição).
Em A.A., o Grupo tem limite estritos, mas o indivíduo praticamente não tem nenhum. Lembrando sempre das Tradições, o membro de A.A. pode transmitir a Mensagem de nossa Irmandade em qualquer área com problemas, neste mundo cheio de problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário