quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Atitudes que dificultam a comunicação em reuniões de serviço


ATITUDES QUE DIFICULTAM A COMUNICAÇÃO EM REUNIÕES DE SERVIÇO


1. Jamais procure derrotar um dos participantes. Você não veio para vencer e sim para cooperar. Não faça a guerra, faça o amor. Além do mais, o derrotado em público jamais o perdoará.

2. Não diga “é claro”, “você não entendeu”. Não ponha culpa no grupo. Diga: “eu não consegui me expressar bem” ou “eu não fui muito claro”.

3. Não pense muito em você, se você é muito tímido. Pense no assunto que está em discussão.

4. Não carregue o grupo nas costas. Estimule todos os seus componentes a cumprir a sua tarefa. Não seja paternal. Todos são responsáveis pelo êxito do grupo.

5. O dominador se desculpa dizendo que ninguém quer trabalhar. O tímido diz que não o deixam participar. O fato é que ambos são imaturos.

6. Não obedeça; coopere. Lembre-se de que é livre.

7. Não seja parasita. Ofereça a sua colaboração e a sua experiência ao grupo. Ele precisa da sua participação.

8. Não espere ser convidado. Participe, mesmo que haja dificuldades.

9. Evite alongar-se demais. Prolixidade é sinal de confusão mental. Ser sintético é sinal de inteligência.

10. Cuidado para que, quando esteja falando demais ou de menos, você não esteja sabotando o grupo.

11. Lembre-se de que a participação implica em responsabilidade e se você não se sentir responsável, você não é parte do grupo.

12. Abandone as frases feitas. Seja criativo.

13. Não se impressione com os títulos que alguém possa ter. É preciso procurar a reciprocidade para que haja colaboração.

14. Não tenha vergonha de ser entusiasta. Transmita calor humano. Você não é robô.

15. Evite ser lógico sem amor porque aí a lógica é implacável. Evite o amor sem lógica, porque aí é sentimentalismo.

16. Não crie barreiras psicológicas. Deixe-se modificar e modifique o grupo.

17. Não seja impermeável. Aceite, mesmo que provisoriamente, o ponto de vista de um companheiro. Só dessa forma o diálogo será possível.

18. Não seja primário, deslumbrado ou mágico. O homem comum é perspicaz e o moderno é crítico e criativo.

19. Não desestruture o grupo diante de problemas. Divida as dificuldades.

20. Se necessária a votação, ela deverá ser realizada após longa discussão de modo a ser alcançada substancial unanimidade.

Texto atribuído a:
DR. LAÍS MARQUES DA SILVA
EX-CUSTÓDIO E PRESIDENTE DA JUNAAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário