sábado, 28 de julho de 2012

Pare, ouça e mude


PARE, OUÇA E MUDE: 
EVITE O RESSENTIMENTO E A RAIVA
Por Nelson Faria 

A pessoa mental e emocionalmente perturbada é vitima de atitudes angustiantes, e tem crises sucessivas de sentimentos dolorosos, que se manifestam sob a forma de um "cineminha mental". E quanto mais pretende livrar-se deles, mais eles permanecem numa repetição continua do mesmo filme. As pessoas submetidas à essa agonia, ouvem de forma distorcida e não reagem de forma lúcida; acham difícil organizar os pensamentos e recaem em reações negativas. 

As emoções são tão intensas, sua visão tão estreita e seus pensamentos tão confusos, que nessa situação não conseguem ver as coisas sob outro ângulo, ou de resolver qualquer problema, por mais simples que seja. 

Pequenas tolices tornam-se grandes problemas (verdadeiras batalhas). Tudo é tratado como sendo muito sério e impossível de ser sanado, uma vez que o pessimismo sabota qualquer tentativa de resolver as coisas. Parece inútil expor os problemas a outrem, tentam resolver por si mesmo seus sentimentos perturbadores, mas não conseguem. 

Sabemos, claramente, que nenhum desajuste emocional se muda da noite para o dia; é preciso, no mínimo, persistência e vigilância. As pessoas, porém, podem fazer as "mudanças-chave" na proporção direta da motivação que tiveram para tentar. Não reagindo com exagero ao que possa parecer, por exemplo, ser uma ofensa, ou se fechando mentalmente ao primeiro sinal do ressentimento, ou inundação emocional negativa. 

Toda compulsão tem sua raiz numa ação defensiva. O controle desse impulso, aparentemente natural é básico para o autocontrole emocional, é preciso retomar a capacidade de ouvir, pensar e falar com clareza. Tudo isto parece desaparecer durante os picos emocionais. Acalmar-se é o primeiro passo imensamente construtivo, sem o qual não pode haver qualquer progresso na solução dos problemas de relacionamento na vida diária. Evite o ressentimento. 

Temos que aprender dar um jeito de perceber o que está por trás da raiva e do ressentimento. Absorver a raiva e fixar-se nos pontos específicos da questão em pauta. Mesmo no pior caso, é possível selecionar o que se ouve ou se vê, ignorando as partes hostis e negativas, perceber o assunto principal e dar a solução conveniente.

Se uma resposta emocional produtiva é desconhecida ou não treinada, é extremamente difícil tentá-la quando se está confuso mental e emocionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário