terça-feira, 17 de julho de 2012

Enfrentando o medo


ENFRENTANDO O MEDO
Por Nelson Faria 

O Programa de Alcoólicos Anônimos, ensina a pessoa a andar por seus próprios pés, a trabalhar, por sua própria recuperação, a desenvolver todas as possibilidades que houver dentro de si mesmo a ser saudável e feliz. 

Como sabemos o pensamento só toma forma em ação. UM pensamento positivo neutralizará sempre um negativo. A mente contém forças latentes que estão adormecidas, só esperando o dia de seu despertar. 

O "semelhante atrai o Semelhante", é a lei. Isso serve para os sentimentos de amor ou de ódio. A afinidade de ondas de pensamentos correspondentes atrai ideias similares. 

O sentimento de medo é uma das forças de maior atração da mente variando o seu grau conforme for a intensidade do temor existente. 

A pessoa bem sucedida no enfrentamento do medo, quando em crise é aquela que sabe tirar proveito de conhecimentos que outras no tem sobre esse distúrbio emocional. Ela tem que ter confiança em ai mesma e em sua habilidade para dar forma aos recursos que tem ao seu alcance. A pessoa despertada tem o privilégio de construir sua mente com consciência ao modelo desejado, mudando, reparando ou acrescentando sua estrutura mental. Pode disciplinar sua mente, retirar dela o que for inútil, criar aptidões novas e direciona-la de acordo com a sua vontade. 

O medo é o primeiro e grande obstáculo Que se deve vencer para obter a liberdade de agir, porque ele coloca-se sempre no caminho de todo progresso, de todo avanço. É necessário supera-lo a todo custo. Ele é a causa de todo fracasso, de todas as fatalidades; faz da pessoa um ser assustado, intimidado, anulado.

A ansiedade intensa que antecede o medo, destrói a capacidade de empreender o que esta acontecendo, estabelece a confusão e a insegurança. Cria um terror não especifico que altera a percepção consciente e gera o PÂNICO, que é o medo do próprio medo. 

Só há uma maneira de vencer o medo, não adianta fugir dele, há que enfrentá-lo. O ENFRENTAMANTO é a única forma de derrotá-lo. 

Corajoso não é aquele que não tem medo, mas aquele que age mesmo com medo. O medo se apresenta sempre maior do que a coisa temida. Enfrente-o, se quiser verdadeiramente vencê-lo. 

A coragem não é, como se pensa, a ausência do medo, é sim a capacidade de lutar, apesar do medo, caminhar adiante; e enfrentar as ameaças, vencendo os medos que possam surgir. É o que devemos fazer. Não podemos nos entregar ao medo, se quisermos alcançar os lugares que almejamos em nossas vidas. 

A ansiedade, a tensão, o medo e outros tantos estados emocionais consomem energia, provocam perda de tempo e desinteresse pela vida. Impedem atividades criativas, trazem doenças psicossomáticas. 

É preciso compreender e aceitar, que a maneira pela qual as pessoas reagem aos conflitos diários determina a sua FELICIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário