quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Doze sugestões para passar um final de ano sóbrio e feliz

DOZE SUGESTÕES PARA PASSAR UM FINAL DE ANO SÓBRIO E FELIZ

Para a grande maioria das pessoas passar um Natal sem bebida pode parecer uma idéia meio louca, sem sentido e altamente frustrante. Mas nós de A.A. temos passado sóbrios as festas mais felizes de nossas vidas, o que nunca sequer havíamos imaginado quando bebíamos.
Para os recém-ingressados, aqui vão algumas sugestões de como se divertir sem uma gota de álcool, durante as festas de final de ano.

1 – Participe de atividades de A.A. nestes dias de festas. Disponha-se a levar alguns companheiros a uma reunião. Vá até seu Grupo, sua Central ou Intergrupal; atenda o telefone, converse com outros companheiros.
2 – Receba em sua casa alguns amigos de A.A. especialmente recém ingressados como você. A sua família não fará nenhuma objeção que esses novos familiares participem da ceia.
3 – Tenha sempre consigo uma lista de telefones de AAs. Caso sinta um daqueles desejos, ao embalo do clima e do ambiente próprios dessas festas, a ponto de sentir-se em pânico, telefone a um amigo de A.A., mas lembre-se: telefone antes de, não depois de...
4 – Informe-se sobre possíveis festas, reuniões ou outras atividades natalinas programadas por grupos da sua comunidade. Se você se considera um tímido, lembre-se que antes de qualquer coisa, você é um AA que será bem recebido em qualquer outro grupo que não o seu. Em grupo de A.A. não há penetra, há um irmão que será sempre bem-vindo, principalmente num dia como este.
5 – Evite aquele convite que lhe possa deixar a ponto de ir ao primeiro gole.
6 – Se tem que ir a uma festa onde há bebida alcoólica e não pode levar um amigo de A.A., coma bastante doce, bombons e caramelos. Normalmente, estas coisas não rimam muito bem com aperitivos e abrideiras. Depois, tem mais: para nós AAs a pior dor de barriga é muito melhor, mas muito melhor mesmo, que a mais leve ressaca...
7 – Não se disponha a ficar até mais tarde. Arranje, de antemão, um motivo muito importante para retirar-se. A certa altura dos comes e bebes as outras pessoas nem vão notar a sua ausência.
8 – Se você é religioso, vá à sua igreja ou ao templo da sua congregação.
9 – Não fique em casa triste e melancólico. Este é o caminho mais curto para se chegar à depressão ou à autopiedade. Leia aquele livro que você sempre desejou. Uma boa pedida é o "Viver Sóbrio". Vá à praia, dê um passeio, escreva cartas, bilhetes, sonetos. ..
10 – Não se deixe levar pelas tentações das festas. Lembre-se: Um dia de cada vez.
11 – Desfrute da verdadeira alegria das festas de final de ano dentro das suas posses. Se não puder oferecer presentes, demonstre de outras formas o seu amor ao próximo. Afinal, o espírito de confraternização sugere várias formas de se amar ao próximo, só não se confundem, para nós AAs, com o espírito da garrafa.
12 – "Tendo experimentado um despertar espiritual..." neste ano que está por terminar, sabemos, vale a pena ficar sóbrio por mais 24 horas e ajudar aqueles que estão sofrendo. (Box459-1986)
Damos graças ao nosso Pai e à Irmandade de Alcoólicos Anônimos.
Vencemos mais um dia de 2005 (2011)!!!
Unidos no Amor!
Feliz Ano Novo!

Vivência n° 98 – Novembro/Dezembro 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário