quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Gente que nasceu para brilhar

GENTE QUE NASCEU PARA BRILHAR
Maria Teresa Matos
Coordenadora do centro de Convivência Elo da Vida
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará SUS
Hospital de Saúde Mental-Messejana-Ceará

O Centro de Convivência Elo da Vida é referência para o Estado do Ceará no tratamento de dependência química.
Através do Núcleo de Atenção ao usuário de Drogas do Hospital de Saúde Mental de Messejana, prestamos atendimento ao dependente químico independente de raça, idade, sexo ou condição social, de acordo com a conduta clínica indicada para cada caso: ambulatório, internação ou desintoxicação.
O serviço tem suporte para atendimento a 45 pacientes/dia, distribuídos em grupos de trabalhos, coordenados por um profissional de nível superior.
Trabalhamos em regime de hospital/dia, no horário de 08h00min ás 17h00min horas de 2º a 6º feira.
A proposta terapêutica é o atendimento de grupo através de uma abordagem motivacional. Acreditamos que com uma leitura crítica e reflexiva das crenças, valores e comportamentos aprendidos durante toda sua vida o paciente pode proceder a uma mudança de comportamento, adquirindo e mantendo hábitos de vida mais saudáveis, sem o uso de substâncias psicoativas.
É praticamente impossível promover saúde, principalmente saúde mental, sem o envolvimento dos diversos setores da sociedade.
A dependência química é complexa, multifatorial e degrada a condição humana como um todo, para que pensemos que nós, profissionais da saúde, possamos resolvê-las sozinhos.
Durante nossa trajetória solitária (comum aos que trabalharam na área das dependências) encontramos alguns parceiros solidários que acreditam que "gente nasceu para brilhar e não para morrer de fome", como diz o Poeta Caetano.
Entre tantos que colaboram, ajudam e entendem o modo de adoecer do dependente químico, encontramos a Irmandade de Alcoólicos Anônimos, ou como são mais conhecidos, os A. As.
Alcoólicos Anônimos está conosco quinzenalmente através de suas explanações lúcidas, verdadeiras e vivenciadas. Mostram aos pacientes alcoolistas como é possível viver sem o uso de substâncias psicoativas.
Muitas vezes levam todos ás lagrimas, promovendo uma verdadeira catarse na alma dos que sofrem da dependência.
Mostram que continuam convivendo com o problema, porém com outra percepção e conseqüente mudança de postura em relação ao doente, à doença e assim vão,... "só por hoje", mantendo a abstinência tão desejada por todos.
Estabelecemos essa parceria solidária com A. A. há mais de cinco anos, e acreditamos que é tão vital para recuperação dos pacientes quanto o tratamento que desenvolvemos no nosso serviço.
A equipe de profissionais que faz o Centro de Convivência Elo de Vida agradece em nome dos pacientes e familiares, a disponibilidade e compromisso de todos os companheiros dos Grupos de Alcoólicos Anônimos que se dispuseram em firmar conosco, mais um "elo", para solidificação dessa corrente de recuperação ao alcoólico ás drogas.
É bom saber que não estamos sozinhos...

Estamos com gente que nasceu para brilhar!

Obrigada!

Vivência N° 105 Jan./Fev. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário