quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Decisão a respeito: Logo e fichas

DECISÃO A RESPEITO - LOGO E FICHAS
Em torno de A.A.
(Around A.A.)
Copyright©The A.A. Grapevine
December, 1993

O que Aconteceu ao Círculo e o Triângulo?

Você reparou que o círculo e o triângulo não aparecem mais no topo do Índice de Matérias da Grapevine? A decisão de removê-los baseia-se em eventos recentes: ações da Conferência Geral de Serviço de 1993, e ações subseqüentes da Junta de Custódios e os diretores de A.A. World Services.
Adotado na 20ª Conferência Internacional em St. Louis, o símbolo do círculo e do triângulo foi registrado como marca oficial de A.A. em 1955, e tem sido amplamente utilizado por várias entidades do AA. Em meados dos anos 80s, no entanto, começou também a ser utilizado por organizações alheias ao A.A., como fabricantes de novidades, publicitários, e ocasionalmente instituições de tratamento. Havia uma crescente preocupação dos membros de A.A. a respeito desta situação. Alguns membros de A.A. estavam dizendo " nós não queremos nosso círculo com o triângulo utilizado com finalidades não A.A. " respeitando a Sexta Tradição, de que o A.A. "... nunca deve endossar, financiar ou emprestar o nome de A.A. a qualquer instituição alheia ou empresa estranha...", a junta do AA World Services começou em 1986 a contatar entidades de fora que estavam usando o Círculo e o Triângulo sem a permissão, e agindo para evitar o uso deste símbolo. AAWS implementou essa política sem alarde, e não recorria a medidas legais, até que todas as tentativas de persuasão e conciliação tenham sido em vão.
De cerca de 170 usuários sem autorização contatados, duas petições foram arquivadas e ambas foram ajustadas logo nas primeiras etapas.
Negando o uso do símbolo à empresas de fora criou, no entanto outro problema. Logo no início dos anos 90s estava bem claro que alguns membros de A. A. queriam ter a possibilidade de comprar medalhas com o "nosso" círculo e triângulo. Tanto as juntas de AAWS como da Grapevine Corporate começaram a receber pedidos para a produção de fichas de sobriedade e medalhas, e o assunto foi discutido em uma reunião conjunta da duas juntas em outubro de 1990. Chegaram por consenso que a produção de troféus e medalhas não se relacionava ao nosso propósito primordial de levar a mensagem, e sugeriram que o assunto ganhasse espaço na Conferencia de Serviços Gerais de forma que se buscasse a Consciência Coletiva da Irmandade.

Na Conferência de 1992, houve apresentações sobre se deveríamos ou não confeccionar medalhas, e a respeito da responsabilidade do AAWS de proteger nossas marcas registradas e copyrights. O que resultou em uma Ação A A divisória da Conferencia interpelando a Junta de Custódio de Serviços Gerais para fazer os estudos necessários dos possíveis métodos pelo qual medalhas e fichas poderiam ser viabilizadas para a Irmandade, e fazer um relatório de sugestões para um comitê específico de delegados.
O Comitê específico reuniu-se antes da Conferencia de 1993, durante vários dias em regime integral, para discussão e deliberação, por sua vez apresentou seu relatório à Conferencia.
Após discussão, a Conferência aprovou duas de cinco recomendações: 1) Que o uso de fichas de sobriedade/medalhas é assunto da autonomia local e não um sobre o qual a Conferencia deva tomar uma posição definitiva; e 2) que não é apropriado para o A.A. World Services ou a Grapevine produzir ou a licenciar a produção de fichas de sobriedade/medalhas.
Em síntese, o relatório do Comitê específico disse:
"Começamos a compreender que a questão era 'O que é melhor para o A.A em seu todo' e não 'A Irmandade quer fichas/medalhas?' ou 'O A.A. pode produzir fichas/medalhas de sobriedade?' O comitê não focou no uso de fichas/medalhas de sobriedade – grupos e pessoas estão livres para usá-los se quiserem. A questão é se é melhor para A.A. em seu todo ter uma ficha/medalha com o nome A.A. estampado, autorizado e/ou produzido por uma entidade de A.A..
"Alguns dos comentários feitos durante a parte da discussão referente à tradições, incluiu:

A Primeira Tradição – No centro do assunto está a Unidade...

A Segunda Tradição – Aqui está a nossa solução. Onde está nossa autoridade suprema e aonde devemos nos centralizar? É interno ou externo – princípios emanados de um poder maior do que o das pessoas, ou valores do mundo? Devemos ter em mente que à isso também se aplica o que Bill W. destaca '...o bom é, às vezes, inimigo do melhor.'

"A Terceira Tradição – Nós somos lembrados de que somos uma Irmandade auto-ajustável ...Sentimos que é tempo de a totalidade da Irmandade se voltar para a simplicidade e para o básico de nossa mensagem.

"A Quarta Tradição – Torna claro que devemos separar o espiritual do material. Tendo em mente que qualquer ação que fizermos poderá afetar o A.A. em seu todo...

"A Quinta Tradição – O Livro Azul, Alcoólicos Anônimos,Os Doze Passos e as Doze Tradições, A.A. Atinge a Maioridade e os Doze Conceitos para Serviços Mundiais – são a mensagem básica, a mensagem fundamental de A.A. Tudo o mais é comentário à mensagem básica: toda literatura publicada, comentários e partilhas em grupos, mesmo a Grapevine,é um tipo de comentário nacional. As fichas /medalhas podem ser outra forma de comentário, outra forma de panfleto?

"A Sexta Tradição – Nos conclama a "separar o espiritual do material". Dinheiro não é uma consideração válida na questão de ser justo ou não o litígio com os que indevidamente utilizam o nosso logo, já que A.A. não está no ramo de ganhar dinheiro. Da mesma forma, o temor de que os outros estejam fazendo dinheiro com o nosso logo não fere a nossa Irmandade em um ponto fundamental. Como vamos nos livrar desse tigre que estamos segurando pelo rabo? ...estamos no topo de um iceberg do litígio neste exato momento...Passamos muitos e muitos anos sem demandas judiciais. Continuar nesse caminho ameaça manter nosso foco no dinheiro e propriedade ao invés de deixar nossa visão ampliar com a espiritualidade.

"A Sétima Tradição – Nos lembra: ' A experiência freqüentemente nos mostrou que nada pode tão seguramente destruir nossa herança espiritual quanto disputas fúteis a respeito de propriedade, dinheiro e autoridade.'

"A Décima Primeira Tradição – Explicitamente adverte contra o sensacionalismo que segue-se a um litígio. Uma atenção essencialmente negativa coloca a Irmandade em risco.

"A Décima Segunda Tradição – Humildade é a chave, trabalhando do interior para o exterior, do menor para o maior, de "Eu" para "Nos", num espírito de humildade e confiança. Que tipo de ação nos manterá no caminho da espiritualidade?...

"O comitê gastou uma quantidade muito grande de tempo na discussão das garantias. A Garantia 5afirma(Doze Conceitos pag. 97§1) Praticamente todas as sociedades e governos acham necessário punir membros individuais,por violação a suas crenças,princípios ou leis. Pela sua situação especial, Alcoólicos Anônimos acha essa prática desnecessária. Quando nós de A.A. falhamos nos nossos princípios espirituais, é o álcool que nos joga no chão. Portanto não há necessidade de administrar castigos humanos. Esta condição única é de enorme vantagem para todos nós, uma condição com a qual podemos contar completamente e que não deveríamos trocar nunca pelo recurso dos métodos de ataque pessoal e punição.
Caso o nome de A.A tenha sido indevidamente utilizado...é claro que seria dever da CSG de agir para descontinuar essa prática – sempre breve, no entanto discutindo publicamente o assunto...Foi reconhecido que um processo jurídico é uma controvérsia pública,algo que nossa Tradição diz não ser aconselhado fazermos.

"As Fichas/medalhas e a questão de marcas registradas foram encaradas o mais separadamente possível. O Comitê sentia que uma distinção deveria ser considerada entre as duas em termos de seu respectivo significado para o A.A. A marca registrada(logo) é a representação do nome de A.A.. O significado de sua forma é descrito em A.A. Atinge a Maioridade,pag.:"O círculo representa o Universo de A.A., e o triângulo os três legados de Recuperação, Unidade e Serviço."
...Os sacerdotes e místicos da antiguidade traduziam o círculo encerrando o triângulo como um meio de manter fora os espíritos maléficos e o Círculo e o Triângulo da Recuperação, Unidade e Serviço de A.A. certamente representam tudo isso para nós e muito mais.
"Medalhas, por outro lado, não são universalmente considerados como uma incorporação da identidade da Irmandade. Muitas histórias são contadas a respeito do papel que as fichas desempenham na continuação da sobriedade individual: as fichas agem como uma representação simbólica da duração da sobriedade. Elas não são a própria sobriedade e qualquer tentativa para fazer das medalhas mais do que um símbolo pode levar perigosamente à inflação do ego, auto-glorificação, ao invés de deflação do ego (veja Décima Segunda Tradição)
"O comitê sentiu que o desejo de proteger o significado único do símbolo de A.A. era a base do litígio, bem como o medo da vulgarização da marca. Mas a despeito da veemência com a qual sentimos a "propriedade" do símbolo, suspeitamos que a crença de que nós (ou alguém) possui o símbolo é uma falácia.

"Na verdade age contrariamente ao fundamento dos Passos que nos encaminham para a sobriedade. A Posse necessariamente envolve controle e discutir por este controle através do litígio afasta o foco de que somos, em última análise, impotentes. Nós podemos possuir o significado do símbolo, mas se alguém usa a expressão gráfica, este significado para nós não será diminuído, enquanto mantivermos os princípios que ele representa em vista.
"O comitê finalmente questionou as metas da litigação; o que seria realmente ganho através uma demanda judicial. Suspeitamos que o dano internamente causado como resultado deste litígio seria muito pior do que do que os danos que os outros de fora poderiam causar à nossa "propriedade". Embasando esta visão está a crença básica de A.A. Acreditamos que os princípios de A.A. funcionarão para proteger nosso nome,, da mesma forma que a nossa confiança em Deus é a base de nosso programa e de nossas vidas. A Quinta Garantia afirma que: '...podemos ter confiança plena na opinião de A.A., na opinião pública e que o próprio Deus tomaria conta de Alcoólicos Anônimos (Doze Conceitos Pag. 103§5 final)
"O Conceito Sete estabelece: A Ata de Constituição da Conferência por si só não é um documento legal...depende da força da tradição...para efetivar sua finalidade.( pag 41 Forma resumida do Conceito)
"Para nós, o temor de que a apropriação do símbolo por outros de fora da Irmandade possa de alguma forma detratar o significado do símbolo é na verdade infundado. Ninguém de fora da Irmandade pode detratar a força de A.A. se nós nos apegarmos aos Passos, Tradições e Conceitos, que nos une.
"As marcas registradas, marcas de serviços e logos são símbolos da nossa Irmandade espiritual, Alcoólicos Anônimos , e devem ser encarados como tal.
"A Conferencia de Serviços Gerais é uma entidade viva. Da consciência coletiva do grupo eventualmente emergirá a vontade de um Poder superior a nós mesmos demonstrando estar intimamente ligado às Tradições e Garantias, nos mantendo a salvo pelo tempo que se fizer necessário."

O relatório do comitê específico (ad hoc) foi debatido na terça e quinta feira da semana da Conferência. E o assuntos das fichas/medalhas foi retomado durante uma sessão de compartilhamento na Sexta feira . O Coordenador da Junta do AAWS deu a seguinte declaração na ocasião: "A Junta do AAWS iniciará imediatamente uma minuciosa revisão de suas políticas em relação às nossas marcas e fará todo o possível para evitar o início de um litígio, e preparará uma revisão desta política para que esteja pronta antes da Conferencia do ano que vêm."
Imediatamente após a Conferência, a Junta de Serviços Gerais aceitou a recomendação da AAWS de descontinuar a proteção do símbolo do Círculo e do Triângulo como uma das marcas registradas de A.A. E em meados de Junho, os Custódios conseguiram substancial unanimidade de apoio à proposta da AAWS, para evitar a sugestão de associação ou afiliação com bens e serviços alheios,AA World Services, Inc. abandonará o uso "oficial" ou "legal" do círculo e do triângulo.
Se você está pensando em como identificar a literatura aprovada pela Conferência no futuro. Elas conterão as palavras "Esta é uma literatura aprovada pela Conferência de Serviços Gerais de A.A. ." Quando as literaturas forem para uma nova edição, o símbolo será deletado e as novas conterão apenas as palavras de aprovadas pela Conferência.

Como a Prece da Serenidade e os Slogans, que nunca tiveram uma aprovação oficial, o círculo e o triângulo continuarão quase que da mesma forma a serem usados amplamente para muitos propósitos de A.A.. A diferença da prática anterior é que seu uso oficial para indicar materiais de A.A. foi abolido.

...(Esse material foi adaptado do artigo de Agosto-Setembro do boletim informativo do GSO Box 4-5-9 ; partes do relatório do comitê específico (ad hoc)foram extraídos do Relatório Final da Conferencia Geral de Serviços de 1993.) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário