sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Sete lemas


Sete lemas (Adaptados de N/A, Al-anon e Nar-anon)
Os lemas orientam a cada um de nós para ter uma vida mais tranqüila, sadia e assertiva.
Praticar os lemas é demonstrar sabedoria e sensatez, nos levando a ter uma conduta mais próxima da que Deus espera de nós.
1 - Fazer primeiro as coisas primeiras:
"Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento..." ( Eclesiastes 3,1)

A primeira parte da bíblia, Gênesis, conta como Deus criou a Terra em 7 dias, trabalhando na criação por seis dias e descansando no sétimo.
Essa é, sem dúvida, uma grande lição para todos nós, uma vez que o próprio Deus, O Todo Poderoso, fez uma coisa de cada vez.
Não se pode construir o segundo andar de um edifício, sem construir antes o primeiro, senão cairá.
Não se pode desejar que uma criança vá à universidade, sem antes ter cursado a primeira e a segundas séries escolares.
Para tudo na vida há uma ordem a ser seguida, há sempre algo que é prioridade e precisa ser feito primeiro, assim, para passarmos ao projeto seguinte, é ideal, que tenhamos terminado o anterior.
Se desejarmos fazer tudo ao mesmo tempo, é mais provável que não façamos nada, pelo menos nada por completo. Se ordenarmos as tarefas e fizermos uma coisa de cada vez, em ordem de prioridade, é certo que mesmo que não terminemos todas as que planejamos, pelo menos algumas veremos terminar.
Quando o nervoso toma conta de nós, a ansiedade nos afoba e queremos rapidamente fazer tudo, estaremos enfadados ao fracasso, o que nos fará sentirmos muito mal, tristes e com baixa auto-estima.
Não há nada tão sensato e lógico quanto fazer primeiro as coisas primeiras.
2 - Devagar se vai ao longe:

"Por este motivo, esforçai-vos quanto possível por unir à vossa fé a virtude, à virtude a ciência, à temperança à paciência..." (2PEDRO 1, 5-6)

"5 E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,
6 E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade,
7 E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.
8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo."

Em nosso caminho em busca de nossa recuperação, devemos sempre lembrar deste lema. Sabemos que vamos nos recuperar, mas não devemos acreditar que será de imediato.
O Senhor Jesus nos ensina a ser mansos e pacientes: "Bem-aventurados os mansos por que possuíram a Terra." ( Mateus 5,4). Os apóstolos, demonstraram grande exemplo de paciência e resignação ao esperar, sem data prévia, à volta do Senhor.
Não devemos só fazer planos visando resultados a curto prazo, devemos pensar também a médio e longo prazos.
Algo que hoje parece impossível de alcançar, com o passar do tempo, no futuro, quando as nossas possibilidades se ampliam, juntamente com o nosso conhecimento que aumenta, o que antes parecia impossível pode tornar-se viável.
São palavras de S. Francisco de Assis: " Comece a fazer o necessário, depois faça o possível, dentro em pouco tempo, estará fazendo aquilo que considera impossível."
3 - Viver e deixar viver:
"Se for possível, quanto depender de vós, vivei em paz com todos os homens." (Romanos 12,18)
O orgulho é um conceito errado que temos de nós mesmos. É uma sensação falsa de que somos mais importantes do que realmente somos, fazendo com que super-valorizemos todas as nossas coisas. Com isso, passamos a considerar nossas opiniões, valores, crenças, idéias, gostos e feitos mais importantes de que eles realmente são.
Essa forma de crença errada nos leva a querer impor aos demais as nossas vontades, gostos, opiniões, crenças, valores, etc. Passamos muito tempo acreditando que : "Se as pessoas seguissem os nossos conselhos estariam felizes, por que nós é que sabemos o que é bom pra elas!"
Não é difícil encontrarmos pessoas atabalhoadas, que mal conseguem resolver seus próprios problemas, dando conselhos aos outros!
O que este lema sabiamente nos sugere, é que não deixemos a presunção (que é um defeito de caráter) nos domine e nos cegue, devendo ter consciência de nossas limitações. A partir deste entendimento, devemos compreender que Deus deu uma vida apenas a cada um de nós, e que espera que cada um cuide da sua da melhor forma possível.
Portanto, não devemos desejar tomar o lugar de Deus e querer cuidarem de questões que não nos competem, devemos sim, cuidar de nossas próprias vidas, e se agirmos da forma certa, resolvendo nossos problemas da maneira apropriada, evidentemente, os outros perceberão e estaremos, assim, ajudando os outros através de nosso exemplo.
4 - Viver na Graça de Deus:
"Vinde a mim vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei." (Mateus 11,28)

A palavra "Graça" pode ter duas conotações: a primeira Graça, tem o sentido de benção, de estar abençoado, de ser agraciado por Deus. A segunda graça, no sentido de bom humor, satisfação, alegria e bem estar.
Ambas estas conotações podem ser corretas aplicadas neste lema.
Inicialmente, este lema nos sugere que nos entreguemos às bênçãos de Deus e que tenhamos confiança, fé e esperança, que vivamos embaixo e Sua Sombra, permitindo, espontaneamente, que Ele cuide de nós.
Por outro lado, este lema também sugere que fiquemos de bem com a vida e com Deus. Que tenhamos bom humor, que sintamos satisfação de viver que cultivemos a alegria, procurando ver o lado bom da vida, pensamentos e emoções positivas, e que, plantemos bons frutos para termos uma boa colheita.
As portas de nossa casa, bem como as de nossos corações, devem estar sempre abertas a Cristo, para que Ele possa fazer as suas ceias em nossa companhia.
5 - Esquecer os prejuízos:

"Não vos inquieteis com nada!...E a paz de Deus, que excede toda inteligência, haverá de guardar vossos corações." (Filipenses 4, 6-7)

Não importa como tenha sido o nosso passado, quando praticamos os Doze Passos para os Cristãos, iniciamos uma nova vida, deixamos, portanto, o nosso passado para trás, e começamos tudo outra vez.
É perfeitamente compreensível, que na vivencia de nossa doença espiritual, durante os anos nos quais vivemos o nosso afastamento de Deus, tenhamos feito muitas coisas inconscientemente, impulsionados por nossos instintos, cometido muitos erros, provocado reações adversas por parte das outras pessoas e nos revoltado com a realidade, com a qual, não sabíamos lidar.
Se queremos mudar, devemos pensar: "Hoje é o primeiro dia de nossa nova vida!" Deixando pra trás tudo, compreendendo que os fatos que vivemos no passado foram frutos de nossa doença espiritual.
"Pouco importa o que fomos, ou o que ainda somos. O que realmente importa, é o que ainda podemos vir a ser."
Isso, no entanto, não significa, que daqui pra frente não cometeremos mais erros e que tudo será perfeito. Não, o erro sempre fará parte de nossas vidas, conflitos e divergências com outras pessoas também, temos que ter consciência de nossa condição humana imperfeita e limitada. Portanto, esquecer os prejuízos é uma tarefa para a vida inteira, e todo dia é dia de começar.
6 - Recomendar-se a Deus incondicionalmente: 

"Para Vós , Senhor, elevo a minha alma, Meu Deus, em Vós confio..." (Salmos 24, 1-2)

As palavra chave deste lema é CONFIANÇA: Confiamos em Cristo o suficiente para recomendarmo-nos a Ele incondicionalmente?
Estas são as palavras de Bill W. um dos fundadores de Alcoólicos Anônimos: "A fé é como um salto no escuro para os braços de Deus; aquele que não tem fé, não salta e não é abraçado, fica, apenas, no escuro."
Recomendar-se a Deus incondicionalmente é ter fé que Ele sabe o que é melhor para nós, e o que Ele nos dá é, sem dúvida, o que merecemos e precisamos. Confiantes em sua justiça e no amor que tem por nós, resolvemos nos desapegar de tantas preocupações que temos, exageradas, conosco mesmos, a qual denomina-se egocentrismo, Esse desapego nos trará serenidade, paz e leveza de espírito.
Um termo popular muito usado, quando, sabiamente, deixamos de nos preocupar com fatos que estão fora do nosso controle: "Seja o que Deus quiser!" Assim agimos, entregando a Deus o controle da situação, em Suas Fortes e Sábias Mãos entregamos o leme de nossos barcos.
"Perguntou-lhes, então:"Onde está a vossa fé?" (Lucas 8,25)
7 - Só por hoje:
"Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá suas preocupações próprias; a cada dia basta o seu cuidado" (Mateus 6, 34)

Como já devemos no quinto lema: " Hoje é o primeiro dia de nossa nova vida" e será sempre, por que o ontem já vivemos quando era hoje, e o amanhã, quando chegar, será hoje novamente.
Desta forma vivemos um dia de cada vez, seguindo as palavras de Jesus: " A cada dia basta o seu cuidado".
A magia do hoje é que, todos os dias que vivemos são sempre hoje, Não ode mos dizer que estamos vivendo ontem, ou que: agora é amanhã. Não, todos os dias que acordamos serão sempre hoje, e este é o dia que temos que viver!
Quando recebemos Cristo em nossos corações, e aceitamos os de signos de Deus, viver "SÓ POR HOJE" não é problema:

"Portanto eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem pelo vosso corpo, pelo que vestireis...Olheis as aves dos céus: não ceifam nem recolhem nos celeiros e vosso Pai Celeste as alimenta... Considerai como crescem os lírios dos campos; não trabalham nem fiam. Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo...quanto mais a vós, homens de pouca fé. Não vos aflijais...!" (Mateus 6, 25-30)

Ao acordarmos, devemos orar ao Senhor para que tenhamos mais um dia de paz, bom humor, harmonia, para que possamos resistir aos instintos e vícios, para que termos tolerância com os demais e para que possamos fazer bom proveito deste dia fazendo coisas úteis e produtivas, pois: "Assim como eu der ao mundo, assim o mundo também me dará."

Nenhum comentário:

Postar um comentário