quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Despertar Espiritual


Despertar Espiritual

"Estou convencido de que tudo o que pudermos fazer para crescer espiritualmente irá ajudar-nos a manter sob equilíbrio nossas emoções aceitando-nos e aceitando as pessoas que nos cercam como elas são."
O Décimo Segundo Passo é um resumo, um resultado de todos os anteriores, mas, principalmente, do Décimo Primeiro, pois, como vimos, precisamos de uma motivação, uma justificativa, uma razão de viver. Esta, sem dúvida, é levar a mensagem: dar com gratidão aquilo que se recebeu de graça! Mas vamos nos deter mais nos seus ensinamentos, partindo de seu próprio enunciado:
"Tendo experimentado um despertar espiritual"... Propõe que, a essa altura do programa, algo aconteceu com nosso comportamento.
Deus (ou o Poder Superior como preferem alguns) entrou em nossas vidas. Aprendemos a viver com Sua presença, a ter consciência de que há alguém mais participando de nossos sentimentos. Estamos vivenciando experiências místicas que nos transformaram.
"...graças a estes passos"... Entenda-se: a estes Doze Passos, não apenas ao Passo Doze. O despertar espiritual é uma conseqüência da prática de todo o programa de recuperação sugerido.
Logo, não se justifica dizer: "pratico apenas os primeiro e o décimo segundo passos e estou bem!" A própria proposta do Décimo Segundo não diz que é assim que funciona?... procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólicos...
Observem que o passo ensina: procuramos, não "ficamos à disposição para..." ou "se quiséssemos..." Significa que estava na hora de arregaçar as mangas, de tentar, de agir... A partir desse momento, transmitir a mensagem é a parte do programa necessária à nossa recuperação individual... e praticar estes princípios em todas as nossas atividades. – Que princípios? Ora, todos os desejados pelos passos: uma verdadeira reformulação de valores; um comportamento humilde e espiritual.
Imaginem um depoimento, uma abordagem ou uma palestra em que proclamamos as vantagens do programa de A.A., de sua afinidade com a verdade, dos propósitos de bondade e desinteresse, da humildade, da esperança de uma vida serena...e, nossa vida não seja nada disso: mentimos, somos rancorosos e vingativos, arrogantes e orgulhosos e não vivemos em paz com nossos semelhantes.
Seria o legítimo "faz o que eu digo... mas não faz o que eu faço!" Pura hipocrisia, insinceridade. Não estaríamos nem praticando o programa de recuperação e muito menos ajudando ao alcoólico que ainda sofre....
Voltando ao despertar espiritual, estou convencido de que tudo o que pudermos fazer para crescer espiritualmente irá ajudar-nos a manter sob equilíbrio nossas emoções, aceitando-nos e aceitando as pessoas que nos cercam como elas são. Observando o que cada um tem de bom dentro de si e incentivando essa qualidade do espírito, certamente teremos um conviver aprazível.
Somos dotados de corpo, mente e espírito. Logo precisamos exercitar e desenvolver nossas plenas capacidades como seres humanos. Se estamos mal fisicamente, fazemos ginástica, dietas ou nos tratamos com medicamentos; fazemos exercícios mentais através de testes, leituras, estudos e outros recursos capazes de melhorar o raciocínio e a memória. E o espírito? Como exercitá-lo? Simples, através da meditação e a prece conseguimos elevar ao Criador nossos anseios e perplexidades...
Bill nos ensinou, na prática, como fazer esse exercício: no texto básico do Décimo Primeiro Passo ele discorre sobre o valor da oração de São Francisco de Assis, como forma de meditação e crescimento espiritual. Assim é o programa de recuperação de A.A., completo, absoluto.
Através dele podemos cercar toda a natureza de nossos problemas, não só aqueles oriundos do alcoolismo, mas também os de nossas personalidades, encontrando fórmulas capazes de nos proporcionar a reconciliação plena: "conosco mesmos, com nossos semelhantes e... com Deus, na forma em que o entendemos".
E aí encontramos a justificação de nossas próprias existências, temos um caminho a trilhar, pois a Vontade de Deus em relação a nós era, e é, a de levar a mensagem ao alcoólico que ainda sofre!
"temos um caminho a trilhar, pois a Vontade de Deus em relação a nós era, e é, a de levar a mensagem ao alcoólico que ainda sofre!"
(Joaquim Inácio,Brasília /DF)
Vivência n° 93 – Jan/Fev. 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário