domingo, 18 de setembro de 2011

A Busca de Valores Espirituais

A Busca de Valores Espirituais

No início das nossas reuniões, antes de pronunciarmos a Prece da Serenidade, fazemos uma pequena avaliação íntima, buscando levantar os pontos que necessitamos trabalhar, e pedimos ao nosso Poder Superior que nos ajude, através da serenidade, da coragem e da sabedoria existentes em nós, a aceitar, distinguir e modificar os pontos levantados.

Essa busca se inicia quando admitimos e aceitamos nossa impotência perante o álcool. A partir daí, procuramos ajuda, passando por cima do orgulho, preconceitos,falsas imagens formuladas acerca de nós mesmos e trabalhando nossa humildade, o que nos é sugerido no 7º Passo para

recuperação.

Contudo, se pensarmos bem, veremos que a busca da humildade começa a ser trabalhada antes mesmo do 1º passo quando a busca de um valor espiritual torna-se patente. Esse valor é a fé, Não uma fé morta, sem ação nem movimento, mas uma que amplie nosso contato com o Poder Superior e nos faça acreditar no programa. Acreditando nele, procuramos conhecê-lo; conhecendo-o, discernimos o que pode nos ajudar a reformular nossas vidas e, concomitantemente a auxiliar aqueles companheiros que, como nós, são portadores da mesma doença.

Trabalhar virtudes, que são valores espirituais, muitas vezes significa minimizar em nós os efeitos dos sentimentos que, por escolha própria, acabamos desvirtuando, dando, com isso, origem ao orgulho, ao egoísmo e às suas ramificações: vaidade, avareza, prepotência, arrogância etc.

Quando o trabalho é feito com honestidade, dentro das nossas possibilidades e capacidade, ele nos auxilia e muito na execução do 4º, 5º, 8º, 9º e 12º Passos.

No decorrer da programação, descobrimos que desenvolver a aceitação e a compreensão é fundamental, pois nossa doença, a curto e médio prazo, não tem cura somos alcoólatras.

Descobrimos ainda que não mudamos ninguém, somente a nós mesmos, daí a importância da aceitação e da compreensão, que nos sugerem também tolerância com a própria diversidade de personalidades existentes dentro de A.A.

Vemos, pois, que, uma vez iniciado esse trabalho de busca dos valores espirituais, não desanimar diante de obstáculos advindos dos nossos medos, das nossas fraquezas, dos nossos pensamentos condicionados e dos nossos traumas.

Temos que perseverar, que nos determinar e, acima de tudo, que acreditar que nosso Poder Superior sempre nos amparará nas nossas dificuldades.

A espiritualidade do programa de A.A. nos remete à busca, ao desenvolvimento e à aplicação de valores espirituais, muitas vezes esquecidos ou deixados de lado durante nossa militância alcoólica.

Luiz Carlos - Ouro Preto / MG.

Vivência Nº102 - Jul. / Ago. 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário