quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Prontificar-se é parar de lutar

Prontificar-se é parar de lutar

Essa é a terceira vez que escrevo. É a forma que encontro de manifestar a gratidão por estar sem beber, livre da escravidão do álcool. Sei também que através desse depoimento me sinto mais ligado a essa corrente.

Há inúmeras maneiras de se fazer a recuperação, de se manter a sobriedade, de se viver a espiritualidade. O programa é simples, por isso funciona para qualquer alcoólico que queira experimentar. Não, não é tão difícil assim. É só deixar, é só parar de lutar.


Que coisa, não é? Parando de lutar contra o álcool nos libertamos da sua escravidão. Partindo desse princípio, paro de lutar contra meus outros defeitos e permito que um Poder Superior me liberte da escravidão deles. São tantos. Não importa. Se eu lembrar que não estou sozinho, torna-se mais fácil a caminhada.

Aceitação. Só posso mudar o que aceito em mim mesmo. Aceitação completa. Se me aceito e assumo o que existe dentro de mim, de bom e de mau, posso então trabalhar com tranqüilidade.

É preciso tentar, tantas vezes forem necessárias. O programa me diz "não se leve muito a sério", "mantenha a mente aberta", "um dia de cada vez", "viva e deixe viver".

Espiritualidade não é loteria. Não é ilusão. É trabalho perseverante. É busca constante. Não há meio termo para mim: o programa de A.A. para dar certo requer 100% da honestidade que eu tiver, 100% da boa vontade que eu encontrar, requer o melhor no momento que eu possa oferecer, mesmo com todo o egoísmo que possa existir dentro de mim. A luta por um lugar ao sol. Deus, creio eu, é rigoroso na sua justiça. Quanto mais me conscientizar disso, mas vou ficar atento se estou obedecendo àquilo que admiro como valores importantes para me tronar uma pessoa feliz.

A escolha é minha, a responsabilidade também. Já pensou? Tudo depende única e exclusivamente de se fazer a escolha certa. E mesmo que eu tenha me enganado, não tem problema, possuo ainda, sempre que quiser, a liberdade para retificar.

No meu entender, sanidade mental eu adquiro quando estou lendo alguma literatura de A.A. - é a base.

Se eu faço a opção para ser feliz, então serei feliz; se faço opção para viver infeliz, então viverei infeliz.

Como antes de chegar em A.A. sentia que a coisa mais importante era parar de beber, hoje, após 8 anos abstêmio do álcool, sei que a coisa mais importante é procurar viver o programa.

Ronaldo

VIVÊNCIA - Nov/Dez 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário