quinta-feira, 12 de maio de 2011

Sobriedade ao Alcance de Todos


Sobriedade ao Alcance de Todos

Este é o tema da XXIX Conferência de Serviços Gerais

Nós em A.A. entendemos a amplitude deste sonho: Sobriedade ao alcance de todos. Não se trata de um sonho utópico.

É possível. Todo o membro da Irmandade se sente extremamente feliz quando pratica a nobre missão que lhe foi confiada pelo Poder Superior, como cada um O concebe: a de oportunizar ao doente alcoólico que ainda sofre, uma nova chance para retomar a se sentir íntegro, útil e feliz.

Já ultrapassamos enormes espaços, através do conhecimento dos Doze Passos de A.A. Quantas e quantos outros segmentos já não se beneficiaram com as experiências ali contidas?

É crescente e visível o emprego dos Doze Passos de A.A. adaptados aos princípios de tratamento e recuperação de instituições persas de mútua ajuda. ... As vias de comunicação, notadamente a Televisão, periodicamente procuram trazer à tona a problemática do alcoolismo, sem contudo deixar de enaltecer a credibilidade e a importância de Alcoólicos Anônimos e de sua mensagem de esperança e amor ao alcoólico que ainda sofre.

A Sobriedade é para nós um estado de graça! A Sobriedade é um exercício constante.

A Internet será a mais rápida e ao mesmo tempo a responsável pela mensagem ao alcance de todos.

A Sobriedade, o estado de graça, o exercício constante da humildade serão apenas uma conseqüência para todos que a queiram.

Compartilhar experiências, forças e esperanças: Propósito fundamental da Irmandade de Alcoólicos Anônimos. Existindo em mais de 150 países e tendo em tomo de 105.000 Grupos no mundo e possuindo acima de 2.066.851 membros, acreditamos no nível de responsabilidade que a maioria dos membros da Irmandade possui, depois de sóbrios e gratos, para que sejam transformados em verdadeiros multiplicadores desta mensagem angular e reformuladora legada ao A.A. ... O anonimato, cuidadosamente preservado, fornece dois ingredientes essenciais à manutenção da sobriedade. Esses dois ingredientes, na verdade, são duas faces de uma mesma moeda: primeiro, a preservação de um ego reduzido; segundo, a presença contínua da humildade ou simplicidade. "Em junho de 1960, o co-fundador de A.A., Bill W. já prenunciava alguns desafios para o futuro. Num documento com o título "Alcoólicos Anônimos Amanhã", ele questionava: "Para onde vamos a partir de agora? Quais são nossas responsabilidades para hoje e para amanhã? Sabemos que estamos abrindo, cada vez com mais amplitude, qualquer meio ou canal concebível por intermédio do qual podemos chegar até esses nossos irmãos".

Eis o porquê em depositarmos na Internet toda esta nova esperança. "Alcoólicos Anônimos está sendo abençoado em suas atividades pela Internet"

(Vivência Nov/Dez 2003).

Atrair um novo membro a um Grupo de A.A., é um momento mágico, que significa ser da vontade do Poder Superior salvar uma vida que se encontra em desatino, salvar um lar tumultuado, um emprego perdido, amores desfeitos em mentes doentias e que precisam, acima de tudo, de amor e respeito e não do descaso de uns ou do preconceito de outros. ... Do simples gesto de servir o cafezinho ou passar um pano em mesas e cadeiras nas persas modalidades de reuniões praticadas pelos Grupos de AA, indo até a Conferência de Serviços Gerais ou eventos internacionais, tem nos Serviços o afunilamento em buscar encontrar a melhor maneira de oferecer a Sobriedade ao Alcance de todos, sejam alcoólicos ou não.

Alcoólicos Anônimos é uma sociedade de alcoólicos em ação.

...Trabalhando com os Outros, foi a primeira visão dos nossos pioneiros, como consta no Livro Azul. ... Portanto, para nós é necessário estarmos também atentos: "o preço da Sobriedade é a eterna vigilância", em nossos princípios e em nossas ações.

... Sendo assim, a Sobriedade estará ao alcance de todos.

O Brasil possui hoje mais de 16 milhões de pessoas com idade superior a 60 anos, consideradas idosas pela legislação brasileira.

Quase 1/10 da população brasileira encontra-se nessa faixa etária e assim, pessoas da "Melhor Idade" reúnem-se para proporcionar a si e aos demais idosos, momentos de convivência harmoniosa, de crescimento pessoal e de trocas de experiências, entre outras razões.

...No início, alcançar um ano de sobriedade era motivo de grande júbilo.

O tempo foi passando e alcançar 10 anos contínuos de sobriedade era quase que vencer uma guerra.

Nos dias atuais, com o conhecimento da Literatura e com o crescente entendimento da programação, a convivência entre os que chegaram antes e os que estão chegando dentro da Irmandade tem pairado em sutis diferentes conotações.

... A presença de um bom veterano, repassando suas experiências serve de estímulo bastante significativo ao desenvolvimento de um Grupo.

Normalmente ele é o responsável pelo despertar dos membros à prática do Terceiro Legado, repassando sua vasta experiência, não a restringindo a si próprio.

... Para onde caminha o objetivo único de nossos Serviços?

"Cada Grupo é animado de um único propósito primordial o de transmitir sua mensagem ao alcoólico que ainda sofre" (Tradição Cinco).
  • Não pode­mos prescindir de nenhum companheiro de boa vontade!
  • Temos estimulado o afilhado a trabalhar com outros alcoólicos, levando-o nas visitas de abordagens do Décimo Segundo Passo?
  • Mostramos, principalmente através do nosso exemplo, a importância de todas as nossas Tradições? Alcoólicos recuperados estão totalmente em Sobriedade? Ou podem ainda estar sofrendo pelas conseqüências do seu alcoolismo?
  • Sobriedade pode rimar com Solidariedade?
  • Quantidade para nós em AA tem a mesma importância que a Qualidade de seus membros?

..."Não temamos jamais as mudanças necessárias. Naturalmente, teremos que saber distinguir entre as mudanças que conduzem à melhoria e as mudanças que nos levam de mal a pior".

... "Ao dar uma olhada no futuro, vemos claramente que uma boa vontade cada vez mais profunda será a chave do progresso que Deus espera que façamos na medida em que caminhemos até o destino que Ele nos tem reservado". (Trechos de artigo escrito por Bill W. para a Grapevine de julho de 1965).

Ray/Distrito Federal/DF

Redação: você, leitor poderá ler esta matéria na íntegra no Relatório Anual da XXIX Conferência, assim como outras sobre o mesmo tema.
Vivência n° 93 – Janeiro/Fevereiro 2005
"Alcoólicos Anônimos está sendo abençoado em suas atividades pela Internet"
... Não temamos jamais as mudanças necessárias. Naturalmente, teremos que saber distinguir entre as mudanças que conduzem à melhoria e as mudanças que nos levam de mal a pior."

Nenhum comentário:

Postar um comentário