terça-feira, 1 de dezembro de 2015

O Décimo Segundo Passo


O DÉCIMO SEGUNDO PASSO

 
 Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.

            As três partes deste Passo estão interligadas. O autor podia ter escrito quatorze passos, mas o “despertar espiritual” só pode ser mantido se compartilharmos o que sentimos com os outros e praticarmos esses princípios em todas as nossas atividades.
            No Décimo Segundo Passo, o prazer de viver é o tema e a ação sua palavra chave. Chegou a oportunidade de nos voltarmos para fora em direção aos nossos companheiros alcoólicos ainda aflitos. Nessa altura, estamos experimentando o dar pelo dar, isto é, nada pedindo em troca. Agora começamos a praticar todos os Doze Passos em nossa vida diária para que possamos todos, nós e as pessoas que nos cercam, encontrar a sabedoria emocional. Quando conseguimos ver em que o Décimo Segundo Passo implica, vemos que se trata do amor que não tem preço.
            É somente aceitando e resolvendo nossos problemas que poderemos restabelecer a ordem em nosso interior e com Aquele que reina sobre todos nós. A compreensão é a chave que abre a porta dos princípios e as atitudes  certas e a ação correta é a chave do bem viver. Portanto, a alegria de viver bem é o tema do Décimo Segundo Passo.
            Em cada dia que passa em nossa vida, que cada um de nós sinta mais e mais o significado da singela oração de A.A.:

Concedei-nos, Senhor,
a serenidade necessária
para aceitar as coisas
que não podemos modificar,
coragem para modificar aquelas que podemos
e sabedoria para distinguir
umas das outras.

(de: O Caminho dos Doze Passos – Jornada Espiritual com Amor-Exigente e Os Doze Passos e as Doze Tradições)



A Décima Segunda Tradição

Finalmente, nós de Alcoólicos Anônimos acreditamos que o princípio do anonimato tem uma enorme significação espiritual. Lembra-nos que devemos colocar os princípios acima das personalidades; que devemos realmente conduzir-nos com genuína humildade. Isto para que as nossas grandes bênçãos jamais nos corrompam, a fim de que vivamos para sempre em grata contemplação d’Aquele que reina sobre nós.


Décimo Segundo Conceito (versão curta)

A Conferência deve observar o espírito da tradição de A.A. tomando cuidado para que jamais se torne sede de riqueza ou poder perigosos; que fundos e reservas suficientes sejam seu prudente princípio financeiro; que nenhum de seus membros seja colocado em posição de autoridade inadequada sobre os outros; que todas as decisões importantes sejam tomadas através de discussão, votação e, sempre que possível, por substancial unanimidade; que suas ações jamais sejam pessoalmente punitivas ou incitem à controvérsia pública; que nunca desempenhe qualquer ato de governo, e que, da mesma forma que a Sociedade à qual serve, permaneça sempre democrática em pensamento e ação.

Décima Segunda Promessa

De repente, reconheceremos que DEUS está fazendo por nós o que não podíamos fazer sozinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário