domingo, 11 de agosto de 2013

Reflexões Diárias de A.A.: 11/8

11 AGOSTO

REMOVENDO O “VENENO”

O inventário moral é um exame ousado dos danos que nos ocorreram, durante a vida, e um sincero esforço para vê-los em sua verdadeira perspectiva. Ele tem o efeito de tirar o “veneno” de dentro de nós, a substância emocional que abate ou inibe ainda mais.”

NA OPINIÃO DO BILL, p.140

    Minha lista do Oitavo Passo costumava lançar-me em um redemoinho de ressentimentos. Após quatro anos de sobriedade, estava bloqueado pela negação ligada a um relacionamento abrasivo ainda existente. O debate entre o medo e o orgulho diminuiu quando as palavras do Passo se moveram de minha cabeça para meu coração. Pela primeira vez em anos abri minha caixa de pintura e esparramei uma raiva honesta, uma explosão de vermelhos, pretos e amarelos. Enquanto olhava o desenho, lágrimas de alegria e alívio desciam pelo meu rosto. Na minha doença, eu tinha abandonado minha arte, uma punição autoinfligida muito maior que qualquer outra de fora. Na minha recuperação, aprendi que a dor de meus defeitos é a própria substância que Deus usa para limpar meu caráter e me deixar livre.
______

Meditação do dia:
Quando a vida nos apresentar um ruinoso conflito como esse, a culpa não será de todo nossa se ficarmos confusos. Na realidade, nossa primeira responsabilidade será admitir que estamos confusos. Poderemos ter que admitir que, por um breve momento, perdemos toda a capacidade de diferenciar o certo do errado.”
(O Melhor de Bill, p.32)



Nenhum comentário:

Postar um comentário