sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Reflexões Diárias de A.A.: 09/8

9 AGOSTO

... DE TODAS AS PESSOAS QUE TÍNHAMOS PREJUDICADO...”

... e nos dispusemos a reparar os danos causados a elas.”

OS DOZE PASSOS E AS DOZE TRADIÇÕES, p.69

    Uma das palavras-chave do Oitavo Passo é a palavra “todos”.
    Não tenho a liberdade de selecionar alguns nomes para a relação e deixar outros de lado. É uma relação de todas as pessoas a quem prejudiquei. Posso ver imediatamente que este Passo está ligado ao perdão porque, se não estou disposto a perdoar alguém, há poucas chances de colocar seu nome na lista. Antes de colocar o primeiro nome na lista, fiz uma pequena oração: “Perdoo a qualquer um e a todos que tenham me prejudicado, em qualquer tempo e sob quaisquer circunstâncias”.
    É bom para mim contemplar uma pequena, mas muito significante palavra, cada vez que é feita Oração do Pai Nosso. A palavra é “como”. Eu digo, “Perdoai a nossas ofensas, assim “como” nós perdoamos aqueles que nos ofenderam”. Neste caso, “como” significa “da mesma maneira”. Estou pedindo para ser perdoado da mesma maneira que perdoo os outros.
    Quando digo esta parte da oração, se estou abrigando ódio ou ressentimentos, estou chamando por mais ressentimentos, quando deveria estar chamando o espírito do perdão.
______
Meditação do dia:
Em muitos casos descobrimos que, embora o dano causado aos outros não tenha sido grande, o dano que causamos a nós mesmos o foi.” (Na Opinião do Bill, p.111)



Nenhum comentário:

Postar um comentário