quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Oitavo Passo

O OITAVO PASSO
Fizemos uma relação de todas as pessoas a quem tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.

Os Oitavo e Nono Passos se preocupam com as relações pessoais. Primeiro, olhamos para o passado e tentamos descobrir onde erramos; então, fazemos uma enérgica tentativa de reparar os danos que tenhamos causado; e, em terceiro lugar, havendo desta forma limpando o entulho do passado, consideramos de que modo, com o novo conhecimento de nós mesmos, poderemos desenvolver as melhores relações possíveis com todas as pessoas que conhecemos. (Os Doze Passos e as Doze Tradições)
Embora estas reparações possam ser as mais diversas, há alguns princípios gerais que consideramos esclarecedores. Lembrando-nos de que decidimos fazer tudo o que fosse preciso para ter uma experiência espiritual, pedindo que nos sejam dadas a força e a orientação para fazer a coisa certa, não importando quais possam ser as consequências pessoais. Podemos perder nosso cargo ou nossa reputação, ou enfrentar a cadeia, mas estamos prontos para tudo. Precisamos estar. Não podemos nos acovardar diante de coisa alguma.
No entanto, geralmente há outras pessoas envolvidas. Portanto, não devemos ser o mártir apressado e tolo que, sem necessidade, iria sacrificar os outros para se salvar do poço do alcoolismo. (Alcoólicos Anônimos, cap.6, §12 e 13)



Nenhum comentário:

Postar um comentário