sábado, 5 de janeiro de 2013

Reflexões Diárias de A.A.: 05/01


5 JANEIRO

                                                                   ACEITAÇÃO TOTAL

    Ele não pode imaginar a vida sem álcool. Algum dia será incapaz de imaginar a vida com álcool ou sem ele. Então conhecerá a solidão como poucos. Estará no fim da linha. Desejará o fim.
                                                                                      ALCOÓLICOS ANÔNIMOS. p.166 ou p.180

    Somente um alcoólico pode entender o exato significado duma declaração como esta. O padrão duplo que me manteve preso como um alcoólico ativo também me encheu de terror e confusão: “Se eu não beber eu vou morrer”, competia com “Se continuar bebendo, isto vai me matar”. Ambos os pensamentos compulsivos sempre me puxavam mais para o fundo. Esse fundo produziu uma aceitação total de meu alcoolismo – sem qualquer reserva – e algo que foi absolutamente essencial para minha recuperação. Foi um dilema diferente de qualquer coisa com a qual tivesse me deparado antes, mas, como descobri mais tarde, era algo necessário para ter sucesso no programa.

Meditação do dia:
“Como alcoólicos ativos, perdemos a capacidade de escolher se beberíamos ou não. Éramos vítimas de uma compulsão que parecia determinar que deveríamos prosseguir em nossa própria destruição. No entanto, finalmente, fizemos escolhas que nos levaram à recuperação. Viemos a acreditar que sós éramos impotentes perante o álcool. Isso foi certamente um escolha, aliás muito difícil.” (Na Opinião do Bill, p.4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário