quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Remuneração Psíquica


Remuneração Psíquica
(Jackson, Porto Alegre/RS)

Em A.A. existem encargos, responsabilidades assumidas. Companheiros que se dedicam às atividades necessárias para o bom andamento das tarefas da Irmandade como um todo. Esses encargos vão desde a preparação de um simples café até as incumbências de Custódio, passando por diversos serviços dentro e fora dos Grupos de A.A.

Regras e punições não existem em A.A. Não possuímos alguém que nos diga estar certo ou errado; agimos segundo a nossa consciência somada à dos demais integrantes do grupo (o que chamamos de consciência coletiva). Nem por isso a Irmandade é desorganizada; pelo contrário, primamos pela responsabilidade e capacidade de ajudar nossos semelhantes, levando a mensagem de A.A. de forma correta. A maneira que podemos orientar outras pessoas é através de nosso exemplo: agindo de forma satisfatória, somos observados e copiados pelos demais.

Todo o trabalho desenvolvido em A.A. é feito com amor, dedicação, gosto e gratidão. Não existe pagamento, pois tudo é feito de forma anônima e sem promoção pessoal; colocamos os princípios de A.A. acima das personalidades. E tudo funciona bem, sendo que somos observados pelos mais diversos segmentos da sociedade como um exemplo a ser seguido.

Sigmund Ginsburg salienta que a recompensa psíquica é fundamental para a realização do ser humano como indivíduo, enfatizando que a remuneração psíquica provém de um senso de satisfação pessoal, de realização, de consecução dos próprios objetivos; é a sensação de ser tido em alta conta pelos demais, ser importante e fazer coisas importantes, ter valor para o grupo e para si mesmo, aprender e progredir, dar alguma contribuição, gostar do que faz, fazer diferença na ordem das coisas, ter espírito criativo e fazer com que o trabalho se desenvolva. Seja qual for o encargo ocupado por um companheiro ou sua posição na estrutura, a remuneração psíquica será sempre essencial para que ele se sinta bem em relação ao presente como quanto ao futuro dentro da instituição.

Essa é a forma de remuneração empregada em A.A. e cada um de nós é responsável por esse tipo de pagamento. Devemos estar sempre atentos a tudo e a todos para que possamos sempre salientar os pontos fortes e positivos de nossos companheiros, estimulando-os a um crescimento constante dentro da Irmandade, em busca de uma existência produtiva e feliz, através de suas ações dentro de cada 24 horas.

Alcoólicos Anônimos nos remete a uma nova vida, onde antes nos sentíamos e éramos considerados irresponsáveis. Hoje, com disciplina e determinação, nos sentimos e somos vistos como pessoas capazes, produtivas, e que fazemos diferença na ordem das coisas. Valorizamos e somos valorizados pelos nossos atos e ações positivas, nos importando com os acertos, buscando aprender e progredir no dia-a-dia, gostando de fazer isso, sendo importantes e fazendo coisas importantes, sendo criativos, procurando contribuir, somar, para que cada vez mais pessoas possam se sentir satisfeitas e realizadas por existirem, viverem em harmonia consigo mesmas e com seus semelhantes. Por tudo isso somos gratos em receber e dar remuneração psíquica de nossos e aos nossos companheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário