domingo, 10 de julho de 2011

12 sugestões para uma boa liderança em Alcoólicos Anôniomos




12 sugestões para uma boa liderança em Alcoólicos Anônimos



Há um ditado que os grandes líderes não nascem prontos; eles são formados com o tempo. Isso nos dá a esperança de que depois de entender as 12 características de um líder em Alcoólicos Anônimos, você pode trabalhar isso sozinho e construir o perfil para a liderança.


Destacamos algumas das características do líder que sabe influenciar as pessoas que estão ao seu redor e principalmente motivá-las no grupo para alcançar o nosso objetivo final que é levar a mensagem ao alcoólico que ainda sofre.
 
1* Os líderes em A.A. estão sempre melhorando través do programa de recuperação. Eles entendem que as coisas estão em constantes mudanças e que tudo a sua volta está em movimento, inclusive ele próprio muda a cada dia, em um movimento de crescimento e esta evolução trás mudanças positivas na forma de ver o mundo. (RECUPERAÇÃO)


2* Grandes líderes incentivam os companheiros a praticar o programa de recuperação para se tornarem melhores. As pessoas querem fazer o melhor por causa de sua liderança, pois vêem que os resultados são positivos e inspiradores. (ENTUSIASMO)


3* Os líderes em A.A. se concentram na essência da segunda tradição, são apenas servidores de confiança – não tem poderes para governar lideram pelo exemplo. Isso os leva a valorizar os pontos fortes das pessoas e não as suas fraquezas. Todo mundo tem algo de bom e bons líderes sabem como destacar isso em uma pessoa. (EXEMPLO)


4* A qualidade mais preciosa que a sociedade de Alcoólicos Anônimos tem é a unidade. As nossas vidas e as daqueles que estão para vir dependem diretamente dela. Ou permanecemos unidos ou AA. morre. Sem unidade, o coração de AA deixaria de bater. Os líderes em A.A. precisam ter visão de futuro. Observando sempre os anseios da consciência coletiva. (VISÃO)


5* Acreditamos que não existe no mundo outra irmandade que cuide de cada um dos seus membros com tanto carinho; certamente não há nenhuma que guarde mais ciosamente o direito de cada indivíduo pensar, falar e agir livremente. Nenhum AA pode obrigar outro a fazer o quer que seja. Tratar as pessoas com respeito e importância é uma técnica que trabalha para isso. (EQULIBRIO)


6* Grandes líderes são auto motivados. Eles entendem que haverá altos e baixos e muitas críticas às vezes pesadas e de longa duração. Isso é um duro teste. jamais podem deixar de ouvi-los atenciosamente. Eles permanecem com o pensamento positivo e não se deixam desanimar pelos problemas externos. (TOLERANCIA)


7* Os líderes de A.A. em todos os níveis devem ser tolerantes, responsáveis e flexíveis. Os princípios serão os mesmos, seja qual for o tamanho da responsabilidade. Pensam antes de falar e somente falam o necessário, pois liderar é falar a coisa certa na hora certa. (HUMILDADE)


8* Os líderes devem entender que um regente de uma orquestra não é necessariamente bom em finanças e previsões. Portanto A.A. deveria selecionar essa liderança na base de obter o melhor talento que podemos encontrar. (HONESTIDADE)


9* Os líderes em A.A. devem sacrificar o próprio ego para que os princípios estejam sempre acima das personalidades. Eles se preocupam com os outros em vez de focar as luzes para si; passam despercebidos na equipe e sempre valorizam os resultados do grupo. (ANONIMATO)


10* Grandes líderes são grandes mentores. Eles sabem como passar o conhecimento para seus companheiros, desenvolvendo-os e fazendo com que colham bons frutos, como ele colheu com o desenvolvimento da sua recuperação. (APADRINHAMENTO)


11* Os Líderes em A.A gozam do privilégio de um tradicional “DIREITO DE DECISÃO” de acordo com sua interpretação. Haverá sempre autoridade suprema suficiente para corrigir qualquer ineficiência, deficiência ou abuso. (SABEDORIA)‘


12* “Bons líderes em AA, existem em todos os cantos da Irmandade. É só procura-los. E deve ser escolhido cuidadosamente. Aos nossos Líderes sugerimos um programa que se baseia no princípio da confiança mútua. Confiamos em Deus, confiamos em A.A. e confiamos uns nos outros.” (CONFIANÇA)

***LIDERANÇA***

- "A.A. tem uma verdadeira liderança? A resposta é: Sim, embora não pareça." (A.A.atinge a maioridade – pág. 110)

Segundo Bill W., todo líder em A.A. é um padrinho em potencial. E acrescenta que esses se dividem em duas classes: o "velho mentor" e o "velho resmungão". O velho resmungão é o membro que permanece convencido de que o grupo não pode caminhar sem ele, que constantemente "mexe os pauzinhos". No fundo é um poço de auto-piedade. Já o velho mentor, percebe a sabedoria das decisões do Grupo, não guarda ressentimento por ter perdido seu status e está sempre disposto a compartilhar suas experiências quando solicitado. Espera com paciência os acontecimentos do Grupo. Quase todos os membros já passaram por essa duas fases. O tempo os faz pender para um lado ou para outro. A verdade é que muitos, após as dores do crescimento se tornam ESTADISTAS.

Segundo Bill W. "... a verdadeira e duradoura liderança de A.A. está naquele que exercita a opinião serena, o conhecimento seguro e matem o exemplo de humildade. São aqueles que não pressionam pelo mandato. Eles lideram pelo exemplo". (Tradição Nove).

Nenhum comentário:

Postar um comentário