terça-feira, 28 de junho de 2011

Como é que alguém pode se tornar membro de A.A.?


Como é que alguém pode se tornar membro de A.A.?

Ninguém se torna membro de AA no sentido vulgar da palavra. Não se preenchem quaisquer impressos de admissão. Na verdade, muitos Grupos nem sequer conservam um registo dos seus membros. Não se pagam taxas de admissão, quotas nem mensalidades de qualquer espécie.

Muitas pessoas tornam-se membros de AA pelo simples facto de assistirem às reuniőes de um determinado Grupo. Podem ter sabido de AA por variadíssimas formas: podem ter entrado em contacto com AA ao chegarem àquele ponto do seu percurso alcoólico em que desejaram parar de beber; podem ter telefonado para o número indicado na lista telefónica; podem ter escrito para a direcção postal do Escritório de Serviços Gerais.

Outros ainda podem ter sido levados a um Grupo de AA por um amigo, um familiar, um médico ou um conselheiro espiritual.

Um recém-chegado a AA já teve normalmente a oportunidade de falar com um ou mais membros antes de assistir à sua primeira reuniăo, o que lhe permitiu aprender alguma coisa sobre a forma como AA os tinha ajudado. O recém-chegado ouve falar sobre alcoolismo e AA, o que o ajuda a decidir se está ou não preparado honestamente para desistir do álcool. O único requisito para ser membro de AA é o desejo de parar de beber.

Em AA năo se fazem campanhas para aliciar membros. Se, após assistir a algumas reuniőes, o recém-chegado decide que AA não é para si, ninguém o irá pressionar para se manter na Comunidade. Poderão dar-se sugestőes para que ele ou ela mantenha o espírito aberto a este respeito, mas ninguém em AA  tentará forçá-lo a tomar uma decisăo. Só o próprio alcoólico poderá responder à pergunta: será que eu preciso de Alcoólicos Anónimos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário