terça-feira, 7 de junho de 2011

Antes do início - Os Grupos Oxford


O que apresentaremos a seguir não é literatura oficial de A.A. simplesmente é uma compilação de obras da literatura de A.A. e de pessoas ligadas à Irmandade que viveram esses momentos.
Tem somente o caráter de informar historicamente a sequência dos acontecimentos.
a.. Alcoholics Anonymousb.. AA Comes of Agec.. Pass It Ond.. Dr. Bob and the Good Old Timerse.. Not God (by Ernest Kurtz)f.. For Sinners Only (by A.J. Russell)g.. On the Tail of a Comet (by Garth Lean)h.. Akron Genesis of Alcoholics Anonymous (by Dick B.)i.. The Oxford Group & Alcoholics Anonymous (by Dick B.)
Você conhece algum desses nomes?

Frank Buchman--Sam Shoemaker--Rowland Hazard--Jim Newton--Eleanor Forde--Ebby Thatcher--Shepard Cornell--Henrietta Seiberling--Rev. Walter Tunks--Norman Shepherd--Russell Firestone--T. Henry & Clarace Williams
Todas estas pessoas foram importantes num cenário que contribuiu para que fosse possível essa reunião histórica na casa dos Seiberling, em Akron, que foi o lugar de nascimento de Alcoólicos Anônimos. Se não fosse por estas pessoas, tal reunião nunca poderia ter acontecido, e o companheirismo que há hoje entre todos nós nunca existiria.
Onde os passos se originaram?
Em "AA Comes of Age", (p.39), Bill escreveu:
"A.A. no seu início recebeu idéias de autoconhecimento, reconhecimento de defeitos de caráter, reparação por danos causados e trabalhando com outros diretamente dos Grupos Oxford, e diretamente de Sam Shoemaker, o primeiro líder desse grupo na América."
Começaremos esta história com o relato de Frank Buchman, o fundador do Grupo Oxford. Verá como foram traçados os caminhos do Dr. Bob e Bill Wilson anos antes de eles se encontrarem, como o Grupo Oxford e a supracitada reformulação do caráter atuou nessa fase e como foi que Bill Wilson chegou a Akron.
FRANK BUCHMAN E O OXFORD
O que era o Grupo Oxford?
Em 1908, um secretário da YMCA chamado Frank Buchman teve uma transformação espiritual que mudou sua vida. Ao graduar-se em junho daquele ano, ele fundou uma igreja na Philadelphia (Church of the Good Shepherd) com uma doação de dezessete dólares. A igreja prosperou, e estabeleceu-se um asilo para jovens que se espalhou para outras cidades, e então ele começou um novo projeto. Frank teve nessa ocasião uma discussão violenta com o comitê gestor porque cortaram o orçamento e a cota de alimento.
Renunciou e foi para a Europa, indo parar numa grande Convenção Religiosa em Keswick, Inglaterra. A transformação espiritual ocorreu quando ouviu uma conversa da esposa do orador sobre a cruz de Cristo. Sentiu o abismo que o separava de Cristo, e um sentimento que não pode suportar. Voltou à sua casa e escreveu estas palavras a cada um dos seis procuradores na Philadelphia:
"Meu caro amigo. Guardei rancor de você. Sinto muito. Você me perdoará? Sinceramente, Frank."
Sobreveio um sentimento forte, um desejo de compartilhar esta experiência. Quando foi à Universidade de Oxford formou um grupo evangélico entre os líderes de estudante e atletas.
Com o tempo esse movimento se alastrou, e nos próximos vinte anos outros grupos formaram-se na Inglaterra, Escócia, Holanda, Índia, África do Sul, China, Egito, Suíça, América do Norte e a do Sul. Praticaram rendição absoluta, direção de suas vidas por um Espírito Santo, compartilhar de experiências, companheirismo, mudança de vida, fé e oração. Apontaram para padrões absolutos de Amor, Pureza, Honestidade, e eliminação total do egoísmo, padrões estes que foram introduzidos nos primeiro grupos de A.A. em Akron e Cleveland e Nova Iorque. Acima de tudo no grupo existia um companheirismo: "O Companheirismo Cristão do Primeiro Século." Levavam sua mensagem agressivamente aos outros. Reuniam-se em igrejas, universidades e lares.
O Grupo Oxford e seus princípios foram levados aos Estados Unidos, de modo que existiam nas cidades de Nova Iorque e Akron. Quando Bill Wilson e Dr. Bob Smith encontraram-se usavam seus respectivos bottons. Estes dois grupos amparariam e ensinariam seus princípios aos nossos co-fundadores, que ingressaram nos grupos de novatos como Dry Drunk (bêbado seco) e Anonimous Drunk (bêbado anônimo), praticamente na mesma época.
Como o Grupo Oxford chegou aos Estados Unidos?
Um membro dos Oxford, Ken Twitchell, frequentou a Universidade de Princeton e tinha um irmão na Cidade de Nova Iorque que era um precursor na Igreja de Episcopal do Calvário. Essa é uma das muitas coincidências. Em 1918, durante suas viagens, Frank Buchman encontrou na China um jovem trabalhador da YMCA, Sam Shoemaker , e o converteu aos princípios do Grupo Oxford. Anos mais tarde, Sam tornou-se o ministro dessa Igreja do Calvário em Nova Iorque, e essa mesma igreja tornou-se o quartel general titular para o Grupo Oxford nos Estados Unidos (o nome foi mudado em 1928 de "Companheirismo Cristão do Primeiro Século" para "Grupo Oxford").
A popularidade dos grupos chegou ao ponto máximo durante este período. Havia 10.000 pessoas em uma reunião em Stockbridge nas Montanhas de Berkshire. As equipes de abordagem começaram a ter seus representantes em várias cidades.
Em 1931, na Inglaterra, um redator de jornal de Londres, A. J. O. Russell, ajudou um Grupo Oxford com a intenção de pulgar o grupo. Depois escreveu, "Vim como um observador e tornei-me um convertido!" (Russell mais tarde editou "Deus Chamando", que pode ser visto no meio do material usado pelos primeiros AAs.) Uns 9 anos mais tarde, em 1940, Richmond Walker, de Quincy, grupo de Massachusetts, escreveu o livro 24 horas, ainda hoje usado por nós. Isto foi feito depois que Russell escreveu "Deus Chamando" mas foi modelado longe do tema espiritual. O livro do Russell, "For Sinners Only" ( “Somente Para Pecadores”), descreveu sua viagem de filho pródigo ao Grupo Oxford e tornou-se um best seller em 1930 na Inglaterra e nos Estados Unidos, e foi impresso em oito idiomas.
Um capítulo do livro foi dedicado à Igreja Episcopal do Calvário da Cidade de Nova Iorque, cujo reitor é Sam Shoemaker . A Igreja do Calvário tornou-se o quartel general Americano para o Grupo Oxford durante os anos 30. E estava lá, na missão da igreja, aquele amigo de Bill Wilson, Ebby Thatcher, que presenciou os últimos momentos de bebedeira de Bill.
COMO A MENSAGEM CHEGOU A BILL W.
Em 1932 e 1933, um homem chamado Rowland Hazard, filho de um Senador e proprietário bem sucedido de um engenho da Ilha de Rhode, tinha tornado-se um alcoólico sem esperança, e foi procurar ajuda com um psiquiatra de fama mundial, Carl Jung. Jung falou que não havia nenhuma esperança para ele ali, que voltasse para casa e que talvez encontraria essa ajuda em algum grupo religioso. Foi o que fez. Ingressou no Grupo Oxford nos Estados Unidos e tornou-se sóbrio. Ensinaram -lhe certos princípios que ele aplicou em sua vida. Este relato está documentado por Ed no Livro Azul.
Em 1934, Ebby Thatcher, amigo de infância de Bill Wilson, estava para ser preso como um bêbado crônico em Bennington, Vermont. Foi visitado por três homens de um Grupo Oxford: Shep Cornell, Rowland Hazard e Cebra Graves (num trabalho precursor do nosso 12º Passo). Eles posteriormente enviaram Rowland Hazard sozinho para ver Ebby. Agiu como um tipo de padrinho e contou seu relato. Ensinou os preceitos que ele tinha aprendido com Ebby no Grupo Oxford. Mais tarde, como sabemos, em dezembro desse ano, Ebby teve sua oportunidade de transmitir estes preceitos para Bill Wilson. Aqui estão esses preceitos, transcrito de uma fita de uma das conversas de Bill sobre A.A.:
a.. Admitimos que somos impotentes.
b.. Seremos honestos conosco mesmos. c.. Falaremos sobre isso com outra pessoa. d.. Faremos reparação a quem prejudicamos. e.. Levaremos essa mensagem a outros de graça. f.. Oramos a um Deus como nós O entendemos.
Agora começaremos a ver os acontecimentos em Akron e na região de Nova Iorque no período de dez anos anterior ao início de A.A. Veremos como, pelo funcionamento do Grupo Oxford e seus principais líderes, Frank Buchman e Sam Shoemaker, as sucessões dos acontecimentos possibilitaram tornar possível a reunião entre Bob e Bill em Akron, em 1935. Shep Cornell, Rowland Hazard e Cebra Graves eram três membros de Grupo Oxford. Faziam parte da equipe de abordagem que trabalhavam ao redor do país em várias cidades. Em novembro de 1934, Ebby entregou sua vida a Deus na Igreja de Episcopal do Calvário por intermédio de Sam Shoemaker (Sam tinha encontrado Frank Buchman na China em 1918, e por volta de 1934 era considerado como um líder importante do movimento Grupo Oxford nos Estados Unidos e mantinha seu quartel general). Ebby ingressou nessa missão. Bill W. vai até lá bêbado procurando por Ebby, não o acha, e vai ao Towns Hospital.
Bill Duval recorda em uma carta, "Bill W. contou-nos que ele tinha ouvido que Ebby, no domingo anterior na Igreja do Calvário, tinha testemunhado que com a ajuda de Deus tinha ficado sóbrio por alguns meses". Bill disse que se Ebby pode receber ajuda aqui, então ele (Bill) também pode. Bill pareceu-nos próspero comparado com os frequentadores normais daquela missão (realmente, usava um terno da Brooks Brother's comprado numa revista por $5.00!), então concordamos que ele fosse ao Towns Hospital onde Ebby e outros do grupo estavam dispostos a conversar com ele.
Depois de sua experiência espiritual no Towns Hospital, Bill imediatamente tomou a decisão de tornar-se muito ativo no trabalho do Grupo Oxford, e assim traria outros alcoólicos do Towns Hospital ao grupo. Frequentou as reuniões da missão Grupo Oxford e o hospital diariamente por quatro ou cinco meses, até chegar a viagem de Akron. Ninguém por ele abordado permaneceu sóbrio.
BILL W. E O TRABALHO DO GRUPO OXFORD
(Jim Newton entra em cena)
Rowland Hazard, que abordou Ebby em agosto de 1934, teve uma doutrinação completa nos ensinos do Grupo Oxford e passou muito destes ensinamentos aprendidos a Ebby e a Bill W. Então depois desse acontecimento no Towns Hospital no final de 1934, Bill e o resto do contingente alcoólico do Grupo Oxford iniciaram uma reunião na Cafeteria do Stewart em Nova Iorqu,e transformando-a numa reunião regular.
Shep Cornell era então um membro da equipe de abordagem do Grupo Oxford, que incluía Rowland, Sam Shoemaker e Hanford Twitchell, também recuperados. Lois Wilson falou da presença regular de Bill, Shep e Ebby nas reuniões do Grupo Oxford.
James Houc e membros não alcoólicos do Grupo Oxford em Frederick, Maryland, declararam que Bill W. foi a muitas reuniões do Grupo Oxford no Francis Scott Key Hote,l e que sempre o tema central era alcoolismo. Ele estava obcecado com a idéia de transmitir a mensagem. A conclusão é que Bill teve um vasto conhecimento nos círculos do Grupo Oxford, não apenas confinado a Sam e a Casa do Calvário. Bill contou a Houck que trabalhou com 50 bêbados nos primeiros 6 meses sem nenhum êxito.
A Casa de Calvário era a residência de Sam e continha uma livraria de Grupo de Oxford. A Missão do Calvário estava em outra localização, no distrito de Gas House. Milhares de pessoas compareciam à missão, onde conseguiam alojamento, refeições, e havia reuniões do Grupo Oxford todas as noites. Tex Francisco era o superintendente em 1934 quando Bill apareceu por lá.
Agora entra em cena o homem que muito provavelmente foi o responsável pela reunião fatídica de Akron entre Bill e o Dr. Bob, Jim Newton.
Essas situações circunstanciais surpreendentes serão mostradas a seguir: Jim, aos 20 anos de idade, era um vendedor de malas em Nova Iorque e tempos atrás havia encontrado um Grupo Oxford acidentalmente (realmente, procurava divertimento e jogos naquela noite). Tinha 18 anos quando estava em Massachusetts, em 1923. Foi convertido durante uma festa, e a partir daquele instante deixou que Deus controlasse sua vida. Encontrou uma senhora chamada Eleanor Forde, que o influenciou fortemente dentro do movimento (ele e Eleanor casaram-se 20 anos mais tarde, em 1943).
Vários entrelaçamentos e voltas do destino colocaram Jim Newton em Akron, Ohio. Lá ele instalou o modelo de reforma de caráter, no que era tanto um Grupo Oxford como uma missão do Grupo Oxford.
Conversaremos sobre as relações entrelaçadas de Henrietta Seiberling, o Dr. Walter Tunks, Harvey e Russell Firestone, Sam Shoemaker, Frank Buchman, T. T. Henry e Clarace Williams, Anne e o Dr. Bob Smith.
Em 1926, Jim Newton, então com 21 anos, foi a Ft. Myers, Florida, visitar seu pai, onde compraram uma área de 35 acres de terras em frente à propriedade de Thomas Edison. Jim Newton tornou-se como um filho adotivo do Sr. e Sra. Edison, e frequentador assíduo das grandes festas e aniversários dos Edison, que recebiam pessoas famosas como Henry Ford, Harvey Firestone e muitos líderes mundiais famosos, homens de negócios e personalidades.
Aqui se inicia uma circunstância que preparou o caminho para Akron, Ohio. O Sr. Harvey Firestone oferece a Jim um trabalho como secretário na Firestone Tire and Rubber Company em 1926, e o leva para Akron, Ohio, colocando-o numa residência no Portage Country Club, ao lado da propriedade da Firestone. Jim trabalhou para Firestone por onze anos e estava sendo preparado para ser o presidente da companhia quando renunciou e foi dedicar-se exclusivamente aos Grupos Oxford. O clérigo da Firestone era o Rev. Walter Tunks. Jim uniu-se a Tunks na igreja e tornou-se ativo no comitê de aniversário e festas.
Jim tinha estado em Nova Iorque para assistir à luta entre Jack Dempsey e Gene Tunney. Foi quando confessou a Frank Buchman que sua vida estava em tumulto e ele estava pensando em desistir de tudo e sumir. Buchman enviou-o para se encontrar com Sam Shoemaker na Igreja do Calvário, quando ele fez uma confissão a Sam nos moldes do Grupo Oxford (Quinto Passo de A.A.), e depois disso foi convidado a unir-se a uma das equipes de abordagens do Grupo Oxford.
Essas equipes de abordagem eram grupos de homens que faziam tentativas para converter outros ao método de espiritualidade do Grupo Oxford. Jim frequentemente encontrou-se com Shep Cornell e Rowland Hazard. Encontrou T. Henry e Clarace Williams, marido e mulher, membros do Grupo Oxford de Akron e membros da Walter Tunks. A equipe de abordagem distribui-se em festas, nos hotéis e clubes em várias cidades.
Em janeiro de 1933, Frank Buchman, liderando uma equipe de trinta homens e mulheres, foi a Akron para uma primeira etapa a fim de darem testemunhos no Mayflower Hotel e nas igrejas de Akron, e iniciar as pessoas nas experiências do Grupo Oxford.
Aqui nós podemos ver claramente o trabalho de Jim Newton no comitê de festas e aniversários com Firestone e a Igreja Episcopal de Tunks influenciar na escolha de Akron como o local deste esforço, antes de qualquer outra cidade. Tivesse Jim não sido membro da equipe de abordagem em Akron, muito provavelmente Buchman jamais teria escolhido esta cidade, bastante desconhecida, pequena, como um lugar para colocar seus esforços de evangelização. Jim era o porta-voz que introduziu Buchman definitivamente nos meios sociais da semana em Akron.
Faltam aparecer em cena, entretanto, Henrietta Seiberling, Anne e Bob Smith, T. Henry e Clarace Williams.
Quando Jim chegou a primeira vez em Akron foi recepcionado pela família Firestone, e tornou-se rapidamente amigo de um dos filhos, Russell (Bud) Firestone. Bud tinha um problema sério com bebidas e já havia sido enviado a vários hospitais, sem solução. Jim foi com Bud tentar novamente numa clínica, Hudson River em Nova Iorque, e permaneceu lá num programa de 30 dias. Então levou Bud a uma Conferência Episcopal em Denver a que as pessoas do Grupo Oxford tinham sido convidadas. No trem depois do Encontro, ele teve a chance apresentar Bud a seu velho ministro do Grupo Oxford, Sam Shoemaker. Ficando a sós com Sam, Bud entregou sua vida a Deus, num vagão privativo do trem. Sua vida mudou, e suas relações na família e no casamento foram restabelecidas.
"Agora Akron estava no lugar onde A.A. seria fundado. Jim Newton tinha ajudado a trazer à cidade a mensagem do Grupo Oxford através de seu amigo alcoólico, Bud Firestone. A mensagem levou a uma recuperação "milagrosa" de Bud. A mensagem e a recuperação foram transmitidas a uma comunidade interessada por um pai agradecido, Sr. Harvey Firestone, e por notas na imprensa."
Clarace Williams estava lá, e uniu-se ao Grupo Oxford junto com T. Henry Williams, e começaram a assistir às reuniões regularmente. Ao mesmo tempo, uma senhora chamada Henrietta Seiberling, a esposa de John Seiberling, da Seiberling Tire and Rubber Company, achou-se com problemas conjugais, e separou-se de seu marido. Veio ao Grupo Oxford e assistiu às primeiras reuniões no Hotel Mayflower. Foi acompanhada de uma mulher chamada Anne Smith, a esposa de um conhecido cirurgião de Akron que estava com problemas com a bebida.
Os personagens agora assumem seus papéis. Uma família missionária bondosa, os Willians, ficaram impressionados com a mensagem do Grupo Oxford, e ofereceram seu lar para um ponto de encontro. Uma senhora compassiva chamada Henrietta Seiberling, que tinha dominado alguns princípios do Grupo Oxford, teve a visão de que com os princípios bíblicos ajudaria seu bom amigo, o Dr. Bob Smith, no seu problema com a bebida. Adicione a esta mistura os esforços de Anne, a esposa, a arrumar livros e leituras espirituais, princípios da Bíblia, o Grupo Oxford, e vários outros escritos cristãos, e orando por uma solução para seu marido aparentemente sem esperança com as bebedeiras. Com seu talento como cirurgião, o alcoólico tornou-se o foco de todos estes esforços. Fez muita leitura espiritual, assistiu muitas reuniões, mas permanecia bêbado.
Agora vem a parte onde tudo se converge, e este relato se funde aos fatos que todos sabemos através de nossa literatura de A.A.
Dentro dessa cena, chegando de Nova Iorque (guiado por Deus, segundo Bill Wilson e Henrietta Seiberling) depois de uma grande bebedeira, Bill tinha se recuperado da sua doença, e ficou determinado a permanecer sóbrio ajudando outro bêbado. A grande bebedeira de New York, na própria descrição de Bill quando fez a ligação fatídica a Henrietta, somente aconteceu para trazer para Akron algumas soluções até então nunca aplicadas em nenhum lugar e especialmente para uma única pessoa.
1. Algum conhecimento importante sobre a doença de alcoolismo acumulado pelo trabalho do Dr. Silkworth no Towns Hospital em Nova Iorque. 2. Uma solução espiritual importante para o problema foi passada pelo Dr. Carl Jung a Rowland Hazard e então para Bill por Ebby Thatcher. 3. Uma validação desta solução espiritual foi dada pelos estudos eruditos do Professor William James. 4. Uma ligação entre o problema de alcoolismo, que poderia ser solucionado se fosse mantido um relacionamento com Deus, com o programa de ação do Grupo Oxford, que já era provado pelos resultados experimentados por Rowland e Ebby quando seguiram o programa de Grupo Oxford.
Em Akron, T. Henry e Clarace Williams e Henrietta Seiberling assistiam a reuniões do Grupo Oxford no Hotel Mayflower e em toda parte. O Dr. Bob Smith também assistiu com sua esposa, Anne. Ele se recusava a assumir publicamente seu problema, e continuava bebendo. Henrietta sugeriu a T. Henry a possibilidade de fazer uma reunião menor, mais privada, para que Dr. Bob pudesse sentir-se mais à vontade e com mais tranquilidade, e fosse capaz de fazer uma confissão no estilo do Grupo Oxford (nosso Quinto Passo), assumindo um compromisso com a sobriedade. O lar de Henry foi escolhido para esta reunião especial e estas reuniões começaram numa quarta-feira em abril de 1935 - um mês antes de Bill Wilson chegar a Akron. Estas reuniões normalmente foram dirigidas por Henry T., Henrietta, ou Florence Main, e em uma destas o Dr. Bob foi capaz de confessar que era um beberrão e que precisava de ajuda porque não conseguia parar. Este era o mesmo lugar que se tornou o lar de um contingente de alcoólicos do Grupo Oxford.
Agora podemos ver como todos estes acontecimentos contribuíram para colocar o Dr. Bob e Bill numa reunião no lar de Henrietta Seiberling, na propriedade dos Firestone, e tornou possível a fundação de Alcoólicos Anônimos.
AKRON - 11 de maio, 1935
Não foi possível encontrar nenhuma referência que indicasse que Bill Wilson fez qualquer esforço ciente para localizar um membro do Grupo Oxford quando fez sua ligação desesperada no Hotel Mayflower em Akron. Henrietta Seiberling escreveu como segue:
"Bill olhou para o bar. Bem, eu apenas entrarei e ficarei bêbado e será o fim para tudo isso!"
Em vez disso, tendo estado cinco meses sóbrio no Grupo Oxford, ele fez uma oração. Virou seu olhar para uma placa com a relação de ministros religiosos e uma coisa estranha aconteceu. Pôs o seu dedo em um nome – O Rev. Tunks, que era ministro da Harvey Firestone, e Firestone era quem tinha trazido Buchman e mais trinta membros do Grupo Oxford a Akron por dez dias, em gratidão pela ajuda dada a seu filho, Russell, um bêbado.
Pelo ato de gratidão desse pai, esta corrente inteira começou. Pesquizado e Traduzido pelo CAI - SP
original
http://www.winternet.com/~terrym/oxford.html

Um comentário:

  1. Eu só gostaria de relatar que após 78 anos deste encontro este episódio continua a restaurar vidas. Encontrei um caminho de paz e serenidade como um Nar-anon em recuperação, programa também de 12 passos para familiares de dependentes químicos que surgiu com os AAs. Acredito que somente com um Poder Superior guiando todos estes acontecimentos, foi possível ser criado tão fantástico programa para usuários de drogas e familiares. SÓ POR HOJE estou bem. Muito obrigado a todos que de uma maneira ou de outra contribuíram para que Bill e Bob iniciassem os Alcoolicos Anônimos. Geninho

    ResponderExcluir