sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Segundo Passo



SEGUNDO PASSO


 


 Viemos a acreditar que um Poder Superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade

O dependente não sente que a religião em geral ou sua experiência em particular com a religião, possa lhe ajudar. O lamentável é que muitas vezes esse passo é apresentado como um sapo que o dependente tem de engolir para deixar o vício, quando de fato pode abrir-lhe a possibilidade de desenvolver visões espirituais que ainda não foram percebidas. (…) Quando começamos a procurar um Poder Superior que nos devolva à sanidade, podemos esbarrar em nossas noções de religião, especialmente a católica ou cristã, e isso gera muita angústia. Para muitos a prática da religião parece relevante. Se não temos uma atitude negativa perante a religião sentimos pelo menos que a religião não é a solução de nosso problema. Isso é conhecido em A.A. como o “problema de Deus”; e o novato é frequentemente aconselhado a não enfrentar esse problema, naquele momento, e a usar qualquer coisa como um Poder Superior. Porém, o melhor mesmo é enfrentar o problema de uma vez.
Portanto, o Segundo Passo é o ponto de convergência para todos nós. Sejamos agnósticos, ateus ou ex-crentes podemos nos agrupar nesse passo. A verdadeira humildade e a mente aberta poderão nos conduzir à fé; e toda reunião de A.A. é uma segurança de que Deus nos levará de volta à sanidade, se soubermos nos relacionar com Ele.
(de: “O Caminho dos Doze Passos – John E. Burns” e “Os Doze Passos e as Doze Tradições”)

Segunda Tradição
(Forma curta)
Somente uma autoridade preside, em última análise, ao nosso propósito comum – um Deus amantíssimo que Se manifesta em nossa consciência coletiva. Nossos líderes são apenas servidores de confiança; não têm poderes para governar.

Segundo Conceito
(Forma curta)
A Conferência de Serviços Gerais de A.A. tornou-se, para praticamente qualquer propósito prático, a voz ativa e a efetiva consciência de toda a nossa Sociedade em seus assuntos mundiais.

Segunda Promessa
Não iremos nos arrepender pelo passado, nem querer esquecê-lo por completo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário