domingo, 1 de outubro de 2017

O Décimo Passo


 Décimo Passo


Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.

Quando vamos praticando os nove primeiros passos, estamos nos preparando para a aventura de uma nova vida. Mas, ao nos aproximarmos do Décimo Passo, começamos a nos submeter à maneira de viver de A.A., dia após dia, em tempo bom ou mau. Então, vem a prova decisiva: podemos permanecer sóbrios, manter nosso equilíbrio emocional e viver utilmente sob quaisquer condições?
Um ébrio não pode viver bem hoje se está com uma terrível ressaca, resultante de excesso de bebidas ontem ingerido. Porém, existe um outro tipo de ressaca que todos experimentamos, bebendo ou não. É a ressaca emocional, fruto direto do acúmulo de emoções negativas sofridas ontem e, às vezes, hoje – o rancor, o medo, o ciúme e outras semelhantes. Se queremos viver serenamente hoje e amanhã, sem dúvida teremos que eliminar essas ressacas. No inventário podemos pôr em ordem o nosso passado. Feito isso, nos tornamos de fato capazes de deixá-lo para trás. Se nosso balanço é feito com cuidado e se tivermos obtido paz conosco mesmo, segue-se a convicção de que os desafios do amanhã poderão ser encarados à medida em que se apresentem. Tendo, dessa forma, feito o exame meticuloso de nosso dia, sem deixar de incluir as coisas bem feitas e tendo vasculhado nossos corações, sem medo ou concessões, estamos realmente prontos para agradecer a Deus todas as graças recebidas e podemos, então, dormir com a consciência tranquila.
(Condensado de: Os Doze Passos e as Doze Tradições)


A Décima Tradição

Nenhum grupo ou membro de A.A. deve jamais expressar, de forma a envolver A.A., qualquer opinião sobre assuntos controversos externos – particularmente sobre política, medidas de combate ao álcool ou religião sectária. Os grupos de A.A. não se opõem a nada. Com respeito a tais assuntos, eles não podem expressar qualquer opinião.
(Alcoólicos Anônimos, apêndice VII)

O Décimo Conceito

A toda responsabilidade de serviços deve corresponder uma autoridade equivalente – devendo o escopo de tal autoridade ser bem definido.

A Décima Promessa

O medo de gente e de insegurança financeira nos deixará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário