quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Preparação para o Terceiro Passo


     A Maior Dádiva de Todas
Dezembro de 1957

    A maior dádiva que uma pessoa pode receber é um despertar espiritual. Este seria sem dúvida o veredicto correto de um alcoólico bem recuperado, membro da Irmandade de A.A.
Bem, mas o que é este “despertar espiritual”, esta “experiência transformadora?” Como se produz em nós e o que se faz? Para começar, um despertar espiritual é um canal pelo qual encontramos a sobriedade. E para nós alcoólicos, a sobriedade significa a própria vida. Sabemos que o despertar espiritual é a chave que nos abre a possibilidade de sobreviver ao alcoolismo e que, para a maioria de nós, é a única chave. Temos que despertar senão morremos.
    Assim despertamos e nos encontramos sóbrios. Então, o que? A sobriedade é tudo o que podemos esperar ter de um despertar espiritual? Não, a sobriedade não é senão um mero começo, é somente a primeira conta de que pouco a pouco podemos descartar a velha vida – a que não deu certo – e substituí-la por uma nova vida que pode dar certo e que dará, sejam quais forem as circunstâncias. Não importa a sorte que tenhamos – os êxitos ou os fracassos mundanos, os pesares e os prazeres, a doença ou a saúde, e inclusive a morte – podemos levar uma vida de possibilidades ilimitadas se estivermos dispostos a perseverar em nosso despertar. (…)
(de: A Linguagem do Coração, p.275/276)

Nenhum comentário:

Postar um comentário