quarta-feira, 13 de junho de 2012

Doze Pontos da Bebedeira Seca


DOZE PONTOS DA BEBEDEIRA SECA

Bebedeira Seca impede a plenitude da vida do alcoólico dando assim continuidade a sua insatisfação e infelicidade.
Deixamos de beber mais não crescemos emocionalmente continuamos verdadeiros bebês emocionais.

Nós nos conformamos em parar de beber e continuamos a apresentar os mesmos defeitos de caráter isso impede o nosso amadurecimento emocional, manifestamos conduta imprópria e indesejável como quando ficávamos bêbados. 

Sobriedade é aprender a viver em abstinência através de um continuo crescimento emocional que permita alcançar a maturidade.

Ponto 1

Imaturidade e Infantilidade: interrupção do crescimento emocional e persistência das dependências.

Sintomas: incapacidade de crescer emocionalmente continua sendo uma criança na sua maneira de pensar de controlar suas emoções e seu comportamento, não consegue ser um adulto responsável, depende dos outros (movido a toque), não consegue ter uma condição fundamental para a sobriedade que é Autonomia e Responsabilidade, se fazem de vítimas continuam culpando os outros pelo seu fracasso.

Ponto 2

Atitude permanente de desonestidade perante si mesmo e os demais.

Sintomas: mentiras, pretextos, promessas não cumpridas, empréstimos, corrupto, e o mais grave acreditam na sua própria mentira e persiste na sua atitude de fugir da sua própria realidade que não aceita.

Ponto 3

Amargura e insatisfação emocional pela persistência dos ressentimentos.

Sintomas: não consegue sentir a plenitude em viver sóbrio, insatisfação de viver, amargurado existencial, não bebe por obrigação e não por convicção da aceitação de sua doença, insatisfeito com tudo, vive no passado cheio de ressentimentos.

Ponto 4

Permanente sentimento de culpa com auto desvalorização, auto piedade e tendência ao auto castigo.

Sintomas: lastro terrível de culpa não consegue perdoar, pessoas com baixa auto-estima, tendência ao perfeccionismo, desvalorização pessoal, condutas autodestrutivas, sabotam seu próprio sucesso, não acreditam ser merecedores da felicidade.

Ponto 5

Egocentrismo, auto-suficiência neurótica, agressividade injustificada e tendência à onipotência.

Sintomas: o egocentrismo é a compensação neurótica de seu complexo e inferioridade e baixa auto-estima, necessidade de aparecer chamar atenção a qualquer custo, gosta da polêmica e do conflito agressivo, continua pensando que não precisa de ajuda dos outros, auto suficiente o que resulta em decisões erradas para resolver seus problemas existenciais, torna-se um onipotente que é forma patológica de orgulho e desenvolve um sentimento de superioridade para disfarçar seu profundo sentimento inferioridade.

Ponto 6

Medos permanentes: atitude tremor perante os desafios da vida com angustia e tensão continua.

Sintomas: eternos angustiados só conseguiam se aliviar bebendo, vivem em constante estado de tensão e desenvolvem muitos medos (dos problemas, conflitos, doença, responsabilidade, medo de ser adulto, trabalho, perigos cotidianos) Vive projetado no futuro, sofre por antecipação, apresentam enxaqueca, suores, transtornos do apetite e sono e alguns chegam a graves fobias, obsessões, compulsões e ataque de pânico precisando de atenção médica especializada. 

Ponto 7

Depressão Cíclica ou permanente com atitudes de pessimismo.

Sintomas: Depressivos são muito vulneráveis ao aspecto emocional, ficam com freqüência tristes, incapacidade de desfrutar a vida, baixa energia, desmotivados e apáticos, bipolaridade de personalidade, baixa saúde mental requer atenção médica especializada.

Ponto 8

Ingovernabilidade sexual e sentimental.

Sintomas: Dificuldade de controlar seus impulsos sexuais e sentimentais, já era assim mesmo antes de começar a beber, pessoa insegura, baixa auto-estima, é problemático para se envolver com sexo oposto, usa o álcool como muleta emocional para fugir de sua inibição, bêbados são incapazes de fazer escolha saudável nos seus relacionamentos e se arrependem, deturpam seus extintos sexuais, comportamentos extremos com violência sexual (violação, estrupo, sadismo), conduta homossexual, mesmo secos persistem nessas atitudes machismo e ciúmes patológico, apresentam ejaculação precoce, impotência e frigidez, infidelidade, promiscuidade sexual, dependência sexual do parceiro.

Ponto 9

Negação da sua realidade não alcoólica, com a persistência dos mecanismos de racionalização e projeção.

Sintomas: negador contumaz, nega seus defeitos de caráter que não consegue perceber e nem aceitar o que impede seu crescimento emocional, se irrita quando é confrontado, muda de grupo com freqüência porque se sentem atacados pelos depoimentos dos companheiros, rejeitam ajuda médica profissional continuam culpando os outros pelo seu insucesso.

Ponto 10

Substituição do álcool por outras substâncias ou condutas dependentes.

Sintomas: Drogas, jogo, tabaco, podem se tornar de várias condutas compulsivas sexo comida internet, ingovernabilidade emocional.

Ponto 11

Espiritualidade ausente ou muito empobrecida, com orgulho intelectual, tendência ao materialismo ou pouca fé.

Sintomas: Se recuperam fisicamente, consegue melhor governabilidade de suas emoções, atuação social, mais não experimenta um despertar espiritual condição fundamental para se conseguir uma sobriedade íntegra, a essência dos Doze Pontos é fundamentalmente espiritual, a recuperação tem que ser psicofísica social espiritual, ou seja, tem que ter a recuperação da fé em si mesmo, nos outros, nas coisas e num Poder Superior da minha compreensão, o materialismo a qualquer custo nos afasta de Deus, Espiritualidade Fraca é conseqüência do orgulho intelectual, refletem uma auto-suficiência existencial própria de certos alcoólicos que conseguiram em recuperação nível cultural, riqueza, poder e prestígio, Carentes de humildade são vítimas de um dos mais graves sintomas d a bebedeira seca a Onipotência "Irmão mais velho de Deus"

Ponto 12

Comportamento inadequado no seu grupo de alcoólicos anônimos, com seus companheiros ou com ao princípios do programa.

Sintomas: falta de crescimento emocional provoca distorção no entendimento do programa de recuperação dos "Doze Passos" por isso apresenta comportamento inadequado no grupo, projeta nos princípios básicos a sua compensação neurótica em vez do bem estar comum, unidade e serviço, em vez de ser uma testemunha da sobriedade s é um típico membro inconformado e crítico com tudo que se faz no grupo, esses bêbados secos são a luta pelo poder, a inveja e os ressentimentos com outros companheiros, praticam o exibicionismo, fofocas e a politicagem. Já outros se manifestam pela passividade no seu grupo não lêem a literatura, não cooperam com o serviço, só escutam bebem café e criticam os demais,vão ao grupo por motivação neurótica tais como fazer negócio com os companheiros, pedir dinheiro emprestado (sem pagar) se envolver emocionalmente e sexualmente com companheiras e companheiros de sexo oposto.

Conclusão

A recuperação integral do alcoolismo e de outras dependências constitui um processo longo e complicado que todo doente em recuperação deveria ter em conta.

Alcançar a sobriedade implica em praticar qualidade tais: como a liberdade, a responsabilidade, a honestidade e a humildade, desenvolvidas numa linha de disciplina, perseverança, determinação em fazer trocas e manter-se de mente aberta. Uma vez alcançada à sobriedade, consegue-se o crescimento emocional progressivo e sem limites, que conduz ao objetivo final do tratamento que é alcançar uma de real felicidade e qualidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário