quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Nono Passo

O Nono Passo

 
Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-las significasse prejudicá-las ou a outrem.

 Bom-senso, cuidadoso sentido de escolha do momento, coragem e prudência – eis as qualidades que precisamos ter quando damos o Nono Passo.
   Após haver elaborado a relação das pessoas as quais prejudicamos, refletido bem sobre cada caso específico e procurado imbuir do propósito correto para agir, veremos que o reparo dos danos causados divide em várias classes aqueles aos quais nos devemos dirigir. Haverá os que deverão ter preferências, tão logo estejamos razoavelmente confiantes em poder manter nossa sobriedade. Haverá aqueles aos quais poderemos fazer uma reparação apenas parcial, para que revelações completas não façam a eles mais danos do que reparos. Haverá outros casos em que a ação deverá ser adiada, e ainda outros em que, pela própria natureza da situação, jamais poderemos fazer um contato pessoal direto.
   A maioria de nós começa a fazer certos tipos de reparos a partir do dia em que nos tornamos membros de Alcoólicos Anônimos. Desde o momento em que dizemos às nossas famílias que verdadeiramente pretendemos tentar adotar o programa, o processo se inicia. (12x12)
  Para ajudar a fazer a reparação, primeiro reze, depois prepare um plano, relacionando as pessoas com quem deve entrar em contato, o que dirá. Escrever cartas e dar telefonemas são meios aceitáveis, se o contato frente a frente não for possível. Às vezes, um encontro em pessoa não é a abordagem mais desejável. O importante é fazer a reparação antes que seja tarde demais. As reparações bem-sucedidas melhorarão nosso relacionamento com os que prejudicamos e promoverão melhores relacionamentos com os outros.
(Doze Passos para os Cristãos – jornada espiritual com amor-exigente)


A Nona Tradição

A.A. jamais deverá organizar-se como tal; podemos, porém, criar juntas ou comitês de serviço diretamente responsáveis perante aqueles a quem prestam serviços.”

Juntas e comitês de serviços. A Conferência de Serviços Gerais, a Junta de Serviços Gerais e os comitês de grupo não podem baixar diretrizes aos membros ou grupos de A.A. Aos AAs nada se impõe – individual ou coletivamente. A ausência de imposição funciona porque, a não ser que cada AA siga os passos para a recuperação, ele assinará sua própria sentença de morte. A mesma condição se aplica aos grupos. O sofrimento e o amor são os disciplinadores em A.A. A diferença entre o espírito de autoridade e o espírito de serviço. O objetivo de nossos serviços é colocar a sobriedade ao alcance de todos que a desejarem. (12x12 – p.9)


O Nono Conceito

Bons líderes de serviço em todos os níveis são indispensáveis para nosso funcionamento e segurança futuros. A principal liderança dos serviços mundiais, antes exercida pelos fundadores de A.A., deve necessariamente ser assumida pelos custódios.
(Alcoólicos Anônimos, apêndice VII)



A Nona Promessa

Vai mudar nossa atitude e nosso modo de enfrentar a vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário