quinta-feira, 14 de abril de 2011

O que é o Alcoolismo?



Existem muitas e variadas interpretações sobre o que seja realmente o alcoolismo.
A explicação que parece ter sentido para a maioria dos membros de A.A. é que o alcoolismo é uma doença, uma doença progressiva e incurável.
Como algumas outras doenças, porém pode ser detida. Indo um pouco mais longe, muitos membros de A.A. acreditam que a doença representa a combinação de uma sensibilidade física ao álcool com uma obsessão mental pela bebida que, apesar das consequências, não pode ser superada somente pela força de vontade.
Antes de haver sentido a influência de A.A., muitos alcoólicos que não conseguem abandonar a bebida se consideram moralmente débeis e, possivelmente, desequilibrados mentais. A.A. acredita que os alcoólicos são pessoas enfermas, passíveis de recuperação se seguirem um simples programa, bem sucedido para mais de 2 milhões de homens e mulheres.
Uma vez que o alcoolismo se tenha fixado, não há pecado algum em ser doente. A esta altura, o livre arbítrio inexiste, porque o sofredor já perdeu seu poder de decidir se continua a beber ou não.
O importante, porém, é encarar a realidade da própria doença e aproveitar-se da ajuda disponível.
Também é necessário que exista o desejo de recuperar-se.
A experiência nos ensina que o programa de A.A. funcionará para qualquer alcoólico, quando este é sincero em seu desejo de parar de beber; geralmente não funcionará para o homem ou a mulher que não esteja absolutamente seguro de que quer parar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário