domingo, 17 de abril de 2011

O plano das 24 horas


O PLANO DAS 24 HORAS
-

Por exemplo, não fazemos promessas: não prometemos abster-nos do álcool “para sempre”. Em vez disso, tentamos seguir o que em A. A. chamamos “Plano das 24 Horas”. Fazemos todo o empenho em nos manter sóbrios por apenas as 24 horas atuais. Simplesmente tentamos viver um dia de cada vez, evitando o primeiro gole. Se sentimos vontade de beber, nem cedemos nem resistimos. Apenas adiamos esse primeiro gole até amanhã.

Procuramos conservar uma atitude honesta e realista em relação ao álcool. Quando no sentimos tentados a beber – a tentação geralmente desaparece após os primeiros poucos meses no A. A. – perguntamo-nos se esse gole particular valeria todas as conseqüências que no passado havíamos sofrido. Temos sempre em mente o fato de sermos inteiramente livres para nos embriagar se quisermos; que beber ou não é uma escolha toda nossa. Mais importante que tudo, tentamos não fugir do fato de que sabemos, jamais podem dar-se ao luxo de beber social ou normalmente.

Seguimos a experiência bem sucedida dos “veteranos” em outro aspecto. Em geral continuamos freqüentando regularmente as reuniões do grupo local de A. A. ao qual nos afiliamos. Não há regra que torne esta freqüência obrigatória. E nem sempre podemos explicar por que nos alivia tanto ouvir as histórias pessoais e as interpretações de outros membros.

Contudo, a maioria de nós acha que o comparecimento às reuniões e outros contatos informais com companheiros de A. A. são fatores importantes para a manutenção de nossa sobriedade.
-

( Livreto Eis o A. A. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário