terça-feira, 1 de novembro de 2016

Décimo Primeiro Passo



DÉCIMO PRIMEIRO PASSO

Procuramos através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebemos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.

A oração e a meditação são nossos meios principais de contato consciente com Deus.
 (Os Doze Passos e as Doze Tradições, p.85)
“Se quero saber qual é o meu contato com Deus, pergunto-me qual é meu contato com as pessoas e coisas em volta de mim”.
Neste Passo, queremos fazer esse contato “consciente”. Devemos reconhecer que esse contato com o mundo e a realidade é um contato consciente com um Poder Superior, “na forma em que O concebíamos”.
É imediatamente aparente que prece e meditação não são práticas que nos isolam. Ao contrário, fechando a porta do mundo a fim de “rezar” ou “meditar”, estamos excluindo a possibilidade de qualquer contato consciente com um Poder Superior. Mas, quando dizemos “rogando apenas o conhecimento e Sua vontade”, estamos procurando meios para lidar com as situações neste mundo, em todas as nossas atividades, e não procurando uma força sobrenatural, irreal, para enfrentar a realidade.
Espiritualidade é a maneira de viver neste mundo e não pode ser separada do atual processo de viver. Existe uma frase pertinente frequentemente repetida nos círculos de A.A.: “A vontade de Deus para mim é a próxima pequena coisa que tenho que fazer.” (O Caminho dos Doze Passos – John E. Burns)

Décima Primeira Tradição

Nenhum grupo ou membro de A.A. deve jamais expressar, de forma a envolver A.A., qualquer opinião sobre assuntos controversos externos – particularmente sobre política, medidas de combate ao álcool ou religião sectária. Os grupos de A.A. não se opõem a nada. Com respeito a tais assuntos, eles não podem expressar qualquer opinião.

Décimo Primeiro Conceito

Enquanto os custódios tiverem a responsabilidade final pela administração dos serviços mundiais de A.A.; eles deverão ter sempre a melhor assistência possível dos comitês permanentes, diretores de serviços incorporados, executivos, quadros de funcionários e consultores. Portanto, a composição desses comitês subordinados e juntas de serviço. As qualificações pessoais dos seus membros, o modo como foram introduzidos dentro do serviço, os seus sistemas de revezamento, a maneira como eles são relacionados uns com os outros, os direitos e deveres especiais dos nossos executivos, quadros de funcionários e consultores, bem como uma base própria para a remuneração desses trabalhadores especiais, serão sempre assuntos para muita atenção e cuidado.

Décima Primeira Promessa

Intuitivamente saberemos contornar as situações que antes nos deixavam perplexos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário