domingo, 20 de outubro de 2013

Reflexões Diárias de A.A.: 20/10

20 OUTUBRO
CONFORTO PARA A CONFUSÃO

Evidentemente o problema daquele que se afasta da fé é o de uma confusão profunda. Acha-se desprovido do conforto de qualquer crença. Nem sequer num grau mínimo consegue alcançar a convicção do crente, do agnóstico ou do ateu. O desnorteado é ele.

Os Doze Passos e as Doze Tradições, p. 24

   O conceito de Deus foi um com os quais lutei nos meus primeiros anos de sobriedade. As imagens que vinham para mim, evocadas do meu passado, eram sobrecarregadas de medo, rejeição e condenação. Então ouvi meu amigo Ed descrever sobre a imagem que tinha de um Poder Superior: Quando garoto, lhe foi dada uma ninhada de cachorrinhos, desde que ele assumisse a responsabilidade de cuidar deles. Toda manhã, ele encontrava os inevitáveis “subprodutos” dos cachorrinhos no piso da cozinha. Apesar da frustração, Ed dizia que ele não podia ficar zangado porque “esta é a natureza dos cachorrinhos”. Ed dizia que Deus olhava nossos defeitos e imperfeições com o mesmo entendimento e calor. Muitas vezes encontrei consolo da minha confusão pessoal no reconfortante conceito de Deus feito por Ed.
______
Meditação do dia:
A fé é confiança autêntica se constituída tanto pela dúvida e a incerteza quanto pela confiança e o otimismo. (Espiritualidade para Céticos - Robert C. Solomon, p.118)

Nenhum comentário:

Postar um comentário