quarta-feira, 8 de maio de 2013

Reflexões Diárias de A.A.: 08/5

8 MAIO
 UM LUGAR DE DESCANSO

Todos os Doze Passos de A.A. nos pedem para atuar em sentido contrário aos nossos desejos naturais, todos desinflam nosso ego. Quando se trata desse assunto, poucos Passos são mais duros de aceitar do que o Quinto. Mas, dificilmente, qualquer deles é mais necessário à obtenção da sobriedade prolongada e à paz mental do que este.
 OS DOZE PASSOS E AS DOZE TRADIÇÕES, p.48

            Após escrever meus defeitos de caráter, estava sem disposição de falar sobre eles, e decidi que era a hora de parar de carregar esta carga sozinho. Precisava confessar estes defeitos com alguém. Tinha lido – e tinham me falado – que não podia me manter sóbrio a não ser que o fizesse.
            O Quinto Passo me dava um sentimento de pertencer, com humildade e serenidade, quando o praticava diariamente em minha vida. Era importante admitir meus defeitos de caráter na ordem apresentada no Quinto Passo: “A Deus, a nós mesmos e a outro ser humano.” Admitir para Deus em primeiro lugar preparou o terreno para a admissão a mim mesmo e para outra pessoa. De acordo com a descrição de como o Passo é feito, um sentimento de ser um com Deus e com meus companheiros me levou a um lugar de descanso onde pude preparar-me para os Passos restantes em direção a uma sobriedade plena e significativa.
______
Meditação do dia:
É preciso considerável humildade para nos revelarmos a outra pessoa. Estamos prestes a revelar nossos traços de caráter derrotistas, prejudiciais e nocivos. Também mencionaremos nossas forças positivas e nossos traços dignos. Precisamos fazer isso para remover as máscaras que apresentamos para o mundo. É um passo audacioso para eliminar nossa necessidade de fingir e ocultar.”
(Doze Passos para o Cristão – jornada espiritual com amor exigente, p.95)


Nenhum comentário:

Postar um comentário