quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Oitavo Passo



OITAVO PASSO




 


Embora estas reparações possam ser as mais diversas, há alguns princípios gerais que consideramos esclarecedores. Lembrando-nos de que decidimos fazer tudo o que fosse preciso para ter uma experiência espiritual, pedindo que nos sejam dadas a força e a orientação para fazer a coisa certa, não importando quais possam ser as consequências pessoais. Podemos perder nosso cargo ou nossa reputação, ou enfrentar a cadeia, mas estamos prontos para tudo. Precisamos estar. Não podemos nos acovardar diante de coisa alguma.
No entanto, geralmente há outras pessoas envolvidas. Portanto, não devemos ser o mártir apressado e tolo que, sem necessidade, iria sacrificar os outros para se salvar do poço do alcoolismo. 
(Alcoólicos Anônimos, Cap.6, §12 e 13)


 
OITAVA TRADIÇÃO

Alcoólicos Anônimos deverá manter-se sempre não-profissional, embora nossos centros de serviços possam contratar funcionários especializados.

Alcoólicos Anônimos jamais terá uma classe profissional. O antigo ditado, “O que vos foi dado de graça, de graça deveis dar”, tornou-se plenamente compreensível para nós. Descobrimos que, no nível do profissionalismo, dinheiro e espiritualidade não se misturam. Foi conseguida através dos tempos pelos melhores profissionais, quer médicos quer religiosos. Não desacreditamos do profissionalismo em outros campos, mas reconhecemos o fato de que no nosso caso ele não funciona. Sempre que tentamos profissionalizar o Décimo Segundo Passo, o resultado foi um só: nosso objetivo único foi fraudado.
   Alcoólicos Anônimos deveria manter-se sempre não-profissional. Definimos profissionalismo como o emprego do aconselhamento a alcoólicos em troca de honorários ou salário. Todavia, podemos empregar alcoólicos para desempenhar aquelas funções para as quais, em outras circunstâncias, teríamos quer contratar não-alcoólicos. Tais serviços especiais podem ser bem recompensados. Mas nosso trabalho habitual de Décimo Segundo Passo de A.A. jamais deve ser pago. (Os Doze Passos e as Doze Tradições, p.151 e p.173)


O OITAVO CONCEITO

Os custódios são os principais planejadores e administradores das diretrizes gerais e das finanças. Eles detêm a supervisão e a custódia dos serviços incorporados em separado e dos serviços permanentes, exercendo-as através de seu poder de eleger todos os diretores destas entidades.



A OITAVA PROMESSA

A vontade egoísta vai embora



Nenhum comentário:

Postar um comentário