sexta-feira, 13 de setembro de 2013

13 SETEMBRO
REPARANDO OS DANOS

Bom senso, escolher cuidadosamente o momento, coragem e prudência – eis as qualidades que precisamos ter quando damos o Nono Passo.
 OS DOZE PASSOS E AS DOZE TRADIÇÕES, P. 74

Fazer reparações pode ser visto de duas maneiras: primeira, reparar o dano. Se eu danifiquei a cerca do vizinho eu “faço um conserto” – e isto é uma reparação direta. A segunda maneira é modificando meu comportamento. Se minhas ações prejudicaram alguém, eu faço um esforço diário para não causar mais danos a ninguém. Eu “conserto minha maneira de ser” e isto é uma reparação indireta.
    Qual é o melhor modo? O único modo correto, desde que eu não cause danos posteriores, é as duas maneiras. Se o dano já está feito então eu simplesmente “reparo minhas maneiras”. Agir desta maneira me garante fazer reparações honestas.
______
Meditação do dia:
É provável que ainda existam dúvidas. Ao examinar a lista de companheiros de trabalho e amigos que magoamos, podemos hesitar em nos aproximarmos de alguns deles em bases espirituais. Vamos com calma. Com algumas pessoas, não precisamos e, provavelmente, não deveríamos enfatizar o aspecto espiritual, no primeiro contato. Poderíamos criar preconceitos, por parte delas.” (Alcoólicos Anônimos, Cap.6; §15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário