segunda-feira, 29 de abril de 2013

Reflexões Diárias de A.A.: 29/4

29 ABRIL
 AUTONOMIA DE GRUPO

Alguns podem pensar que temos levado ao extremo o princípio da autonomia dos Grupos. Por exemplo, em sua “forma longa” original, a Quarta Tradição declara: “Quando duas ou três pessoas estiverem reunidas com o propósito de alcançar a sobriedade, podem chamar a si mesmos de um Grupo de A.A., contanto que como Grupo não tenham outra afiliação.”... Mas essa extrema liberdade não é tão perigosa como parece.
 A.A. ATINGE A MAIORIDADE, p.95 ou p.92

    Como um alcoólico ativo, eu abusei de toda a liberdade que a vida me permitiu. Como podia A.A. esperar que eu respeitasse a “ultraliberdade” dada pela Quarta Tradição? Aprender a respeito tornou-se um trabalho para toda a vida.
     A.A. me faz aceitar totalmente a necessidade de disciplina e, se eu não a obtivesse de dentro de mim mesmo, então pagaria pelas consequências. O mesmo se aplica também para os Grupos. A Quarta Tradição me indica uma direção espiritual, apesar das minhas inclinações alcoólicas.
______
Meditação do dia:
A vida de cada AA e de cada grupo é construída ao redor de nossos Doze Passos e Doze Tradições. Sabemos muito bem que a punição para a desobediência sistemática desses princípios é a morte do indivíduo e a dissolução do Grupo. Mas a força maior que contribui para a unidade de A.A. é o amor irresistível que temos por nossos companheiros e por nossos princípios.”
(Na Opinião do Bill, p.273)

Nenhum comentário:

Postar um comentário