sexta-feira, 18 de maio de 2012

Autosuficiência

AUTOSUFICIÊNCIA

- Uma das razões para o respeito e admiração que a sociedade em geral tem por Alcoólicos Anônimos

Não aceitamos doações de pessoas que não façam parte da nossa Irmandade, nossas despesas são pagas às próprias contribuições voluntárias dos membros, mas para falarmos de autosuficiência, precisamos primeiro saber o que significa esta palavra:

Segundo o dicionário, auto-suficiente é aquele que se basta a si mesmo, agora, em Alcoólicos Anônimos, a meu ver, divide-se em três partes:

1) Membro auto-suficiente: Como membro de Alcoólicos Anônimos, devo procurar ser auto-suficiente, buscando para isso a sobriedade em primeiro lugar, me tornar menos dependente de meus familiares, amigos, patrões, empregados e etc.; devo buscar a auto-suficiência financeira tão logo seja possível, enfim, devo procurar andar com minhas próprias pernas.

2) Grupo auto-suficiente: Assim como o membro, o grupo de Alcoólicos Anônimos deve ser auto-suficiente, e para que isto aconteça, os membros do grupo devem tomar conhecimento e o mais importante, tentar pôr em prática os princípios a seguir:
- Unidade: um grupo unido está caminhando para a auto-suficiência, grupo desunido nunca será auto-suficiente.
- Liderança (Servidores): grupo com boa liderança não tem problemas com falta de servidores, pois sem estes, consequentemente, o grupo não será auto-suficiente.
- Membros: o grupo, para proporcionar boa recuperação para seus membros, deve buscar na recepção, abordagem e fraternidade, a sua auto-suficiência, para que aqueles que nos visitam ou chegam pela primeira vez, se sintam em casa. Na recepção de novos membros devemos falar como Alcoólicos Anônimos realmente funciona. Não devemos faltar com a verdade. Devemos falar sobre a sacola, o que ela representa e sua finalidade.
- Autonomia: (não confundir com independência): um grupo, para ser auto-suficiente precisa saber exatamente o que significa a autonomia de grupo. Ter conhecimento de que somos interdependentes, a nível mundial. O grupo deve tomar suas decisões levando sempre em consideração os outros grupos e o A.A. como um todo.
- CTO: um grupo que não transmite a mensagem jamais será autosuficiente, pois estará em franca decadência em todos os sentidos.
- Órgãos de Serviços: um grupo que não apoia o seu Distrito, EsSL, Área e o ESG, não será auto-suficiente, pois desconhece e não participa da evolução e do crescimento de Alcoólicos Anônimos como um todo.
- Anonimato: um grupo que não respeita o anonimato de seus membros está falhando em seu propósito, desobedecendo aos princípios de A.A. e colocando em risco a abstinência, sobriedade e serenidade de seus membros.
- Literatura: um grupo que não faz suas reuniões de estudos de nossa literatura, não chegará a ser auto-suficiente, pelo simples fato de que seus membros desconhecem como realmente A.A. funciona, dificultando assim sua Recuperação, sua Unidade e consequentemente, seu Serviço.
- Reuniões de Serviço: um grupo que não faz suas reuniões de serviço, não será auto-suficiente, porque a consciência coletiva não é consultada, e isto implica em alguém fazer as coisas sozinho, tornando-se um ditador ou muitas vezes fazendo valer a sua vontade, inibindo desta forma a participação de todos os membros nas decisões importantes que o grupo deve tomar.
- Temática: são importantes as discussões sobre temas da nossa literatura, isto fortalece o membro, o grupo e o A.A. como um todo.
- Sacola (dinheiro): tenho certeza de que um grupo unido, com boa liderança e frequência, sabendo o que é exatamente a autonomia do grupo, o CTO fazendo o seu trabalho, apoiando e recebendo o apoio de seus Órgãos de Serviços, promovendo suas reuniões temáticas, de estudo de literatura e de serviços, com todos os membros conhecendo os princípios de A.A., não terá problemas com a sua sacola. A sacola será sempre suficiente para pagar as despesas do grupo, contribuir para com o Distrito, EsSL, Área e ESG. Um grupo assim, com certeza, será auto-suficiente.

3) Orgãos de Serviços: tendo membros e grupos de A.A. auto-suficientes, com certeza, teremos órgãos de serviços auto-suficientes, para que todos juntos cumpramos o nosso propósito promordial, a nossa Quinta Tradição.

Temos problemas de auto-suficiência em nossos grupos. Para solucioná-los devemos procurar identificá-los, e buscar respostas para estas questões. Como? Fazendo todos um inventário. Um honesto inventário, de nós mesmos e do nosso grupo. Para que, juntos, detectemos nossas deficiências e unidos busquemos soluções dignas de homens e mulheres, AA's em recuperação, vivendo um dia de cada vez, com respeito, dignidade e auto-suficiência, nosso, de nossos grupos e de Alcoólicos Anônimos como um todo.

Portanto, mãos à obra; se cada um fizer sua parte, certamente nossos membros, grupos e A.A. como um todo serão auto-suficientes.

Infinitas vinte e quatro horas de sobriedade e serenidade.

Anônimo
Ilha do Governador/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário