segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Décimo Primeiro Passo - Reflexões Diárias 01/11; 02/11; 03/11.




O DÉCIMO PRIMEIRO PASSO


Procuramos através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebemos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.

A oração e a meditação são nossos meios principais de contato consciente com Deus.
 (Os Doze Passos e as Doze Tradições, p.85)
“Se quero saber qual é o meu contato com Deus, pergunto-me qual é meu contato com as pessoas e coisas em volta de mim”.
Neste Passo, queremos fazer esse contato “consciente”. Devemos reconhecer que esse contato com o mundo e a realidade é um contato consciente com um Poder Superior, “na forma em que O concebíamos”.
É imediatamente aparente que prece e meditação não são práticas que nos isolam. Ao contrário, fechando a porta do mundo a fim de “rezar” ou “meditar”, estamos excluindo a possibilidade de qualquer contato consciente com um Poder Superior. Mas, quando dizemos “rogando apenas o conhecimento e Sua vontade”, estamos procurando meios para lidar com as situações neste mundo, em todas as nossas atividades, e não procurando uma força sobrenatural, irreal, para enfrentar a realidade.
Espiritualidade é a maneira de viver neste mundo e não pode ser separada do atual processo de viver. Existe uma frase pertinente frequentemente repetida nos círculos de A.A.: “A vontade de Deus para mim é a próxima pequena coisa que tenho que fazer.” (O Caminho dos Doze Passos – John E. Burns)

Décima Primeira Tradição

Nenhum grupo ou membro de A.A. deve jamais expressar, de forma a envolver A.A., qualquer opinião sobre assuntos controversos externos – particularmente sobre política, medidas de combate ao álcool ou religião sectária. Os grupos de A.A. não se opõem a nada. Com respeito a tais assuntos, eles não podem expressar qualquer opinião.

Décimo Primeiro Conceito

Enquanto os custódios tiverem a responsabilidade final pela administração dos serviços mundiais de A.A.; eles deverão ter sempre a melhor assistência possível dos comitês permanentes, diretores de serviços incorporados, executivos, quadros de funcionários e consultores. Portanto, a composição desses comitês subordinados e juntas de serviço. As qualificações pessoais dos seus membros, o modo como foram introduzidos dentro do serviço, os seus sistemas de revezamento, a maneira como eles são relacionados uns com os outros, os direitos e deveres especiais dos nossos executivos, quadros de funcionários e consultores, bem como uma base própria para a remuneração desses trabalhadores especiais, serão sempre assuntos para muita atenção e cuidado.


Décima Primeira Promessa

Intuitivamente saberemos contornar as situações que antes nos deixavam perplexos.



 









 1 DE NOVEMBRO
NÃO POSSO MUDAR O VENTO

É fácil descuidar do programa espiritual de ação e ficar só na fama que criamos. Mas, se o fizermos, estaremos à beira do perigo, pois o álcool é um inimigo sutil.

Alcoólicos Anônimos, Cap. 6; § 42

    Meu primeiro padrinho falou-me que havia duas coisas a dizer sobre a oração e a meditação: primeiro, tinha que começar e segundo, tinha que continuar. Quando vim para A.A., minha vida espiritual estava em falência: se eu ocasionalmente considerava Deus, o chamava somente quando minha própria vontade era incapaz de uma tarefa ou quando medos avassaladores corroíam meu ego.
    Hoje sou grato por uma nova vida, uma vida na qual minhas orações são de ação de graças. Meu tempo de oração é mais para ouvir do que para falar. Hoje eu sei que, embora não possa mudar o vento, posso ajustar minhas velas para navegar. Sei a diferença entre superstição e espiritualidade. Sei que existe uma maneira elegante de estar correto, e muitas maneiras de estar errado.
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Meditação do dia:
Nós somos apenas um jardim de infância espiritual no qual as pessoas tornam-se capazes de deixar de beber e encontrar a graça de continuar vivendo bem. A teologia de cada um deve ser sua própria busca, seu próprio assunto.”
(O Melhor do Bill, p.95)

Daily Reflection
NOVEMBER 1
I CANNOT CHANGE THE WIND

Is easy to let up on the spiritual program of action and rest on our laurels. We are headed for trouble if we do, for alcohol is a subtle foe.
ALCOHOLICS ANONYMOUS, p. 85

My first sponsor told me there were two things to say about prayer and meditation: first, I had to start and second, I had to continue. When I came to A.A. my spiritual life was bankrupt; if I considered God at all, He was to be called upon only when my self-will was incapable of a task or when overwhelming fears had eroded my ego.
Today I am grateful for a new life, one in which my prayers are those of thanksgiving. My prayer time is more for listening than for talking. I know today that if I cannot change the wind, I can adjust my sail. I know the difference between superstition and spirituality. I know there is a graceful way of being right, and many ways to be wrong.







 








2 DE NOVEMBRO
MANTENDO O OTIMISMO À TONA

Os outros Passos podem manter a maioria de nós sóbrios e funcionando de alguma maneira. Mas o Décimo Primeiro Passo pode nos manter em crescimento...

A Linguagem do Coração, p. 240* ou p.284

    Um alcoólico sóbrio acha muito mais fácil ser otimista sobre a vida. Otimismo é o resultado natural de me encontrar gradualmente possibilitado de tirar o melhor proveito de cada situação. À medida que minha sobriedade física continua, eu saio do nevoeiro, ganho uma perspectiva mais clara, e posso determinar melhor que curso de ação tomar.
  A sobriedade física é tão vital que posso adquirir um maior potencial desenvolvendo uma disposição sempre crescente para valer-me da orientação e direção de um Poder Superior. Minha capacidade para  
fazer isto vem do meu aprendizado – e prática – dos princípios do programa de A.A.
  A fusão de minha sobriedade física com a espiritual produz a substância de uma vida mais positiva.

*página do original em inglês.

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Meditação do dia:
Cada parecer representava uma contribuição. Nossos ateus e agnósticos abriram as portas de entrada para que todos os que sofrem pudessem entrar, independentemente de suas crenças.”
(Na Opinião do Bill, p.95)

Daily Reflection
NOVEMBER 2
KEEPING OPTIMISM AFLOAT

The other Steps can keep most of us sober and somehow functioning. But Step Eleven can keep us growing . . .
THE LANGUAGE OF THE HEART, p. 240

A sober alcoholic finds it much easier to be optimistic about life. Optimism is the natural result of my finding myself gradually able to make the best, rather than the worst, of each situation. As my physical sobriety continues, I come out of the fog, gain a clearer perspective and am better able to determine what courses of action to take. As vital as physical sobriety is, I can achieve a greater potential for myself by developing an ever-increasing willingness to avail myself of the guidance and direction of a Higher Power. My ability to do so comes from my learning—and practicing—the principles of the A.A. program. The melding of my physical and spiritual sobriety produces the substance of a more positive life.


 


3 DE NOVEMBRO
FOCALIZANDO E ESCUTANDO

A prática do autoexame, da meditação e da oração estão diretamente interligadas. Usadas separadamente, elas podem trazer muito alívio e benefício.

Os Doze Passos e as Doze Tradições, p.86 e 87

   Se faço primeiro meu autoexame, tenho certeza de que terei bastante humildade para orar e meditar – porque verei e sentirei a necessidade de fazê-lo. Alguns desejam começar e terminar com a oração, deixando um intervalo para o autoexame e a meditação, enquanto outros começam com a meditação, escutando os conselhos de Deus sobre seus defeitos ainda escondidos ou não reconhecidos. Outros ainda se empenham num trabalho escrito e verbal de seus defeitos, terminando com uma oração de louvor e ação de graças. Estes três – autoexame, meditação e oração – formam um círculo sem começo nem fim. Não importa onde ou como começo, aos poucos chego ao meu destino: uma vida melhor.
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Meditação do dia:
Em vez de pensar a alma como inserida nas nossas profundezas, por que não olhar em outra direção, para fora, e pensá-la como aquilo que transcende nossa individualidade e nos une a outras pessoas e ao mundo em geral?”
(Espiritualidade para Céticos – Robert C. Solomon, p.278)

Daily Reflection
NOVEMBER 3
FOCUSING AND LISTENING

There is a direct linkage among self-examination, meditation, and prayer. Taken separately, these practices can bring much relief and benefit.
TWELVE STEPS AND TWELVE TRADITIONS, p. 98

If I do my self-examination first, then surely, I'll have enough humility to pray and meditate—because I'll see and feel my need for them. Some wish to begin and end with prayer, leaving the self-examination and meditation to take place in between, whereas others start with meditation, listening for advice from God about their still hidden or unacknowledged defects. Still others engage in written and verbal work on their defects, ending with a prayer of praise and thanksgiving. These three-self-examination, meditation and prayer—form a circle, without a beginning or an end. No matter where, or how, I start, I eventually arrive at my destination: a better life.






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