O
DÉCIMO PRIMEIRO PASSO
Procuramos
através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente
com Deus, na forma em que O concebemos, rogando apenas o conhecimento
de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa
vontade.
A
oração e a meditação são nossos meios principais de contato
consciente com Deus.
(Os
Doze Passos e as Doze Tradições, p.85)
“Se
quero saber qual é o meu contato com Deus, pergunto-me qual é meu
contato com as pessoas e coisas em volta de mim”.
Neste
Passo, queremos fazer esse contato “consciente”. Devemos
reconhecer que esse contato com o mundo e a realidade é um contato
consciente com um Poder Superior, “na forma em que O concebíamos”.
É
imediatamente aparente que prece e meditação não são práticas
que nos isolam. Ao contrário, fechando a porta do mundo a fim de
“rezar” ou “meditar”, estamos excluindo a possibilidade de
qualquer contato consciente com um Poder Superior. Mas, quando
dizemos “rogando apenas o conhecimento e Sua vontade”, estamos
procurando meios para lidar com as situações neste mundo, em todas
as nossas atividades, e não procurando uma força sobrenatural,
irreal, para enfrentar a realidade.
Espiritualidade
é a maneira de viver neste mundo e não pode ser separada do atual
processo de viver. Existe uma frase pertinente frequentemente
repetida nos círculos de A.A.: “A vontade de Deus para mim é a
próxima pequena coisa que tenho que fazer.” (O
Caminho dos Doze Passos – John E. Burns)
Décima
Primeira Tradição
Nenhum
grupo ou membro de A.A. deve jamais expressar, de forma a envolver
A.A., qualquer opinião sobre assuntos controversos externos –
particularmente sobre política, medidas de combate ao álcool ou
religião sectária. Os grupos de A.A. não se opõem a nada. Com
respeito a tais assuntos, eles não podem expressar qualquer opinião.
Décimo
Primeiro Conceito
Enquanto
os custódios tiverem a responsabilidade final pela
administração dos serviços mundiais de A.A.; eles deverão ter
sempre a melhor assistência possível dos comitês permanentes,
diretores de serviços incorporados, executivos, quadros de
funcionários e consultores. Portanto, a composição desses comitês
subordinados e juntas de serviço. As qualificações pessoais dos
seus membros, o modo como foram introduzidos dentro do serviço, os
seus sistemas de revezamento, a maneira como eles são relacionados
uns com os outros, os direitos e deveres especiais dos nossos
executivos, quadros de funcionários e consultores, bem como uma base
própria para a remuneração desses trabalhadores especiais, serão
sempre assuntos para muita atenção e cuidado.
Décima
Primeira Promessa
Intuitivamente
saberemos contornar as situações que antes nos deixavam perplexos.
1
DE NOVEMBRO
NÃO
POSSO MUDAR O VENTO
É
fácil descuidar do programa espiritual de ação e ficar só na fama
que criamos. Mas, se o fizermos, estaremos à beira do perigo, pois o
álcool é um inimigo sutil.
Alcoólicos Anônimos, Cap. 6;
§ 42
Meu
primeiro padrinho falou-me que havia duas coisas a dizer sobre a
oração e a meditação: primeiro, tinha que começar e segundo,
tinha que continuar. Quando vim para A.A., minha vida espiritual
estava em falência: se eu ocasionalmente considerava Deus, o chamava
somente quando minha própria vontade era incapaz de uma tarefa ou
quando medos avassaladores corroíam meu ego.
Hoje
sou grato por uma nova vida, uma vida na qual minhas orações são
de ação de graças. Meu tempo de oração é mais para ouvir do que
para falar. Hoje eu sei que, embora não possa mudar o vento, posso
ajustar minhas velas para navegar. Sei a diferença entre superstição
e espiritualidade. Sei que existe uma maneira elegante de estar
correto, e muitas maneiras de estar errado.
______
Meditação
do dia:
“Nós
somos apenas um jardim de infância espiritual no qual as pessoas
tornam-se capazes de deixar de beber e encontrar a graça de
continuar vivendo bem. A teologia de cada um deve ser sua própria
busca, seu próprio assunto.”
(O Melhor
do Bill, p.95)
Daily
Reflection
NOVEMBER
1
I
CANNOT CHANGE THE WIND
Is
easy to let up on the spiritual program of action and rest on our
laurels. We are headed for trouble if we do, for alcohol is a subtle
foe.
ALCOHOLICS
ANONYMOUS, p. 85
My
first sponsor told me there were two things to say about prayer and
meditation: first, I had to start and second, I had to continue. When
I came to A.A. my spiritual life was bankrupt; if I considered God at
all, He was to be called upon only when my self-will was incapable of
a task or when overwhelming fears had eroded my ego.
Today
I am grateful for a new life, one in which my prayers are those of
thanksgiving. My prayer time is more for listening than for talking.
I know today that if I cannot change the wind, I can adjust my sail.
I know the difference between superstition and spirituality. I know
there is a graceful way of being right, and many ways to be wrong.
2 DE
NOVEMBRO
MANTENDO O
OTIMISMO À TONA
Os
outros Passos podem manter a maioria de nós sóbrios e funcionando
de alguma maneira. Mas o Décimo Primeiro Passo pode nos manter em
crescimento...
A
Linguagem do Coração, p. 240* ou p.284
Um
alcoólico sóbrio acha muito mais fácil ser otimista sobre a vida.
Otimismo é o resultado natural de me encontrar gradualmente
possibilitado de tirar o melhor proveito de cada situação. À
medida que minha sobriedade física continua, eu saio do nevoeiro,
ganho uma perspectiva mais clara, e posso determinar melhor que curso
de ação tomar.
A
sobriedade física é tão vital que posso adquirir um maior
potencial desenvolvendo uma disposição sempre crescente para
valer-me da orientação e direção de um Poder Superior. Minha
capacidade para
fazer isto
vem do meu aprendizado – e prática – dos princípios do programa
de A.A.
A
fusão de minha sobriedade física com a espiritual produz a
substância de uma vida mais positiva.
*página
do original em inglês.
______
Meditação
do dia:
“Cada
parecer representava uma contribuição. Nossos ateus e agnósticos
abriram as portas de entrada para que todos os que sofrem pudessem
entrar, independentemente de suas crenças.”
(Na Opinião do Bill, p.95)
Daily Reflection
NOVEMBER
2
KEEPING
OPTIMISM AFLOAT
The
other Steps can keep most of us sober and somehow functioning. But
Step Eleven can keep us growing . . .
THE
LANGUAGE OF THE HEART, p. 240
A
sober alcoholic finds it much easier to be optimistic about life.
Optimism is the natural result of my finding myself gradually able to
make the best, rather than the worst, of each situation. As my
physical sobriety continues, I come out of the fog, gain a clearer
perspective and am better able to determine what courses of action to
take. As vital as physical sobriety is, I can achieve a greater
potential for myself by developing an ever-increasing willingness to
avail myself of the guidance and direction of a Higher Power. My
ability to do so comes from my learning—and practicing—the
principles of the A.A. program. The melding of my physical and
spiritual sobriety produces the substance of a more positive life.
3 DE
NOVEMBRO
FOCALIZANDO
E ESCUTANDO
A
prática do autoexame, da meditação e da oração estão
diretamente interligadas. Usadas separadamente, elas podem trazer
muito alívio e benefício.
Os
Doze Passos e as Doze Tradições, p.86 e 87
Se
faço primeiro meu autoexame, tenho certeza de que terei bastante
humildade para orar e meditar – porque verei e sentirei a
necessidade de fazê-lo. Alguns desejam começar e terminar com a
oração, deixando um intervalo para o autoexame e a meditação,
enquanto outros começam com a meditação, escutando os conselhos de
Deus sobre seus defeitos ainda escondidos ou não reconhecidos.
Outros ainda se empenham num trabalho escrito e verbal de seus
defeitos, terminando com uma oração de louvor e ação de graças.
Estes três – autoexame, meditação e oração – formam um
círculo sem começo nem fim. Não importa onde ou como começo, aos
poucos chego ao meu destino: uma vida melhor.
______
Meditação do dia:
Meditação do dia:
“Em
vez de pensar a alma como inserida nas nossas profundezas, por que
não olhar em outra direção, para fora, e pensá-la como aquilo que
transcende nossa individualidade e nos une a outras pessoas e ao
mundo em geral?”
(Espiritualidade para Céticos – Robert C.
Solomon, p.278)
Daily Reflection
NOVEMBER
3
FOCUSING
AND LISTENING
There
is a direct linkage among self-examination, meditation, and prayer.
Taken separately, these practices can bring much relief and benefit.
TWELVE
STEPS AND TWELVE TRADITIONS, p. 98
If
I do my self-examination first, then surely, I'll have enough
humility to pray and meditate—because I'll see and feel my need for
them. Some wish to begin and end with prayer, leaving the
self-examination and meditation to take place in between, whereas
others start with meditation, listening for advice from God about
their still hidden or unacknowledged defects. Still others engage in
written and verbal work on their defects, ending with a prayer of
praise and thanksgiving. These three-self-examination, meditation and
prayer—form a circle, without a beginning or an end. No matter
where, or how, I start, I eventually arrive at my destination: a
better life.
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