domingo, 10 de abril de 2016

JUNAAB - Artigo Histórico



 
10 de abril de 1939 – aniversário do  Livro Alcoólicos Anônimos

 Em novembro de 1937, Bill W. e  Dr. Bob encontraram-se em Akron para avaliar os resultados do movimento. Contabilizaram uns 40 casos de sobriedade, incluindo eles próprios – Bill três anos e Dr. Bob dois anos e meio.  Entenderam que o resultado era animador e consideraram então que poderiam escrever um livro com o texto básico que contassea história e as experiências dos primeiros tempos da Irmandade e que, sem distorções, levasse a mensagem aos lugares onde não poderiam ir pessoalmente. O livro começou a ser escrito em maio de 1938. Em 1939  estava pronto, mas sem título. A princípio foram cogitados mais de cem títulos, entre eles “O Copo Vazio”, “O Caminho Seco”, “A Vida a Seco”, “Fronteiras Secas”, “Uma Saída”, “O Céu”, “A chegada da Aurora, “Cem Homens”, The Way Out”,algo como, “O Caminho da Saída”  “Movimento Bill W.” e “Their Pathway to a cure” ou algo como “Seu Caminho Para a Cura”. Aúltima opção veio em decorrência da própria situação: depois de se separar do Grupo de Oxford, os membros do movimento, também sem nome, uns cem entre homens emulheres sem qualquer referência, passaram a tratar a si próprios como “um punhado de alcoólicos sem nome”.Derivou daí o título para o livro, “Alcoólicos Anônimos”, e o nome da Irmandade.
       Para se certificar que o livro seria bem aceito pela opinião pública e não entraria em conflito com a medicina e a religião, antes da impressão, foram feitas 400 copias e enviadas a profissionais e leigos interessados no problema do alcoolismo, com o pedido de devolvê-las acompanhadas de comentários ou sugestões. Entre as sugestões que vieram uma foi particularmente importante: o texto usava demais as palavras “você” e “deve”, e sugeriu que se substituíssem por “nós” e“deveríamos”. O texto todo foi revisado e adaptado a essa sugestão.
 Conforme consta no Registro de Direitos Autorais em Washington DC, EUA, a primeira edição do livro “Alcoholics Anonymous” saiu em 10 de abril de 1939 e seu autor e detentor dos direitos é “Wm. G. Wilson”, a editora, a “Work Publishing Co.” e o endereço, “17 William St., Newark, New Jersey”. O registro foi feito no dia 19 de abril de 1939 sob o número 25687, e a taxa de registro foi de $2,00 (dois dólares). Foram impressos os primeiros 4.730 exemplares com a ordem para fazer a impressão com o papel mais grosso e as letras em tamanho maior que o normal para dar um ar de autoridade intelectual e justificar o preço (muito elevado naquela época), que foi de 3,5 dólares o exemplar. Assim, a edição original tornou-se tão volumosa que imediatamente ficou conhecida como Big Book (Livro Grande).        A primeira edição em abril de 1939, teve 16 reimpressões e foram distribuídas 300.000 cópias; a segunda edição foi publicada em julho de 1955; a terceira edição, em 1976. A quarta edição saiu em fevereiro de 2001. Entre os dias 25 de junho e 29 de setembro de 2012, a Biblioteca do Congresso dos EUA realizou uma exposição em Washington, DC,mostrando os 88 livros que “moldaram a Nação Americana e influenciaram na visão que o mundo tem da América”.Entre esses livros encontra-se o livro “Alcoholics Annonymous” ouBig Book. O exemplar de nº 35.000.000 foi presenteado às Irmãs da Caridade de Santo Agostinho onde a irmã Inácia trabalhou, por ocasião 80º aniversário de A.A. e da 14ª Convenção Internacional de A.A. em Atlanta, Geórgia, em julho de 2015.
 
CAHist - Comitê de Arquivos Históricos

Nenhum comentário:

Postar um comentário